quinta-feira, 25 de agosto de 2016

♥ Pela primeira vez, Festival de Cinema de Gramado realiza sessão dupla de audiodescrição ♥ Confira a Programação e Informações sobre os eventos ♥



Sessão dupla de audiodescrição


Os filmes “Memória da Pedra” e “El Mate” serão exibidos com audiodescrição ao vivo no 44º Festival de Cinema de Gramado, respectivamente, nas Mostras Competitivas de Curtas e de Longas-Metragens Brasileiros, dia 31 de agosto, quarta-feira, às 21h30, no Palácio dos Festivais, na Serra Gaúcha. Será a primeira vez que o curta-metragem que abre a noite será acessível ao público cego ou com baixa visão.

Um número limitado de ingressos gratuitos destinados exclusivamente aos usuários da audiodescrição será distribuído por ordem de reserva até dia 29 de agosto, segunda-feira, pelo e-mail ovniacessibilidade@gmail.com ou pelos fones (51) 3414-4690, (51) 8451-2115 ou (51) 9208-1176.

A produção de acessibilidade é da OVNI Acessibilidade Universal, com apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e da Associação Gaúcha de Audiodescritores (Agade).


Premiado em Gramado, “Verdes Anos” ganha exibição especial no Palácio dos Festivais

O clássico longa-metragem gaúcho “Verdes Anos”, vencedor do prêmio revelação em Gramado no ano de 1984, ganhará uma sessão especial no Palácio dos Festivais. Dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, o longa será exibido no dia 28 de agosto, às 10h30. No mesmo dia, acontece o lançamento do Livro “Verdes Anos - Memórias de um Filme e de uma Geração”, com debate com a autora Alice D. Trusz e com os diretores do filme Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil. O lançamento da obra acontece às 15h na Sociedade Recreio Gramadense.


Ingressos serão vendidos em totens automatizados

A venda de ingressos ao público que deseja assistir às sessões noturnas do 44º Festival de Cinema de Gramado já está acontecendo pela internet. Este ano, a partir de 23 de agosto, além da compra online, os espectadores poderão adquirir os ingressos em totens automatizados espalhados em Gramado, iguais ao que existem na entrada das salas de grandes redes de cinema. Serão cinco pontos diferentes na cidade: Totem Rua Coberta (Av. Borges de Medeiros, 2759), Totem Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697), Totem Recreio Gramadense/Secretaria do Evento (Rua Garibaldi, 328) e Totem Loja Pompéia (Avenida Borges de Medeiros, 2385). Os totens aceitam cartões de crédito e débito. A tradicional Bilheteria do Festival, na Sociedade Recreio Gramadense, continuará funcionando como nos últimos anos. Os ingressos custam R$ 30 para cada dia de competição e R$ 100 para a noite de premiação, sábado, dia 3 de setembro.


 Educavídeo abre programação oficial no Palácio dos Festivais dia 25 de agosto

Desde 2012, um dia antes das grandes estrelas do cinema nacional pisarem no tapete vermelho, jovens cineastas com um futuro inteiro pela frente passam por um dos mais cobiçados espaços do cinema nacional e latino para apresentarem suas produções no Palácio dos Festivais, antecipando a programação do Festival de Cinema de Gramado. São os alunos do Educavídeo, projeto que há seis anos ensina audiovisual a alunos das escolas municipais do ensino fundamental de Gramado, coordenado pelo Programa “Cultura na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação do município.

Na 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado a sessão do Educavídeo acontece naavant premiere dia 25 de agosto, às 19h, quando as portas do cinema são abertas antecipadamente à comunidade de Gramado para prestigiar suas produções locais. Ao todo, serão 11 filmes de curta-metragem produzidos pelos alunos. Além da exibição das produções na tela do cinema, o projeto Educavídeo também está na programação do Festival de Cinema de Gramado com o Cinema nos Bairros, onde as escolas envolvidas, junto com os professores, alunos e famílias recebem sessões especiais.


Confira a programação completa do projeto Educavídeo no Festival de Cinema de Gramado:

 * 25 de Agosto - 19h - Palácio dos Festivais – MOSTRA DE CINEMA – Projeto EDUCAVIDEO– Gramado/2016;

* 26 de Agosto - 13h30min - Teatro Elisabeth Rosenfeldt – MOSTRA DE CINEMA ESTUDANTIL - Exibição de curtas produzidos pelos estudantes de escolas e instituições convidadas.

* 27 de Agosto - das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h - SEMINÁRIO: “Implementação da Lei 13006/2014 – Cinema na Escola – para muito além da simples exibição de filmes no espaço escolar” - auditório da SME;

* CINEMA NOS BAIRROS, programação que acontece de 29 de agosto a 02 de setembro.


Festival cada vez mais internacional

O Festival de Cinema de Gramado será ainda mais internacional em 2016, ampliando suas fronteiras e promovendo importantes intercâmbios. Além da mostra latina de filmes em competição com produções de nove países diferentes e da parceria inédita com o festival de Sundance, a Nigéria e a República Theca também marcam presença em Gramado.

O país europeu participa do evento serrano com sessão especial do longa “Assistência Domiciliar”, de Slávek Horák. Na trama, Vlasta (Alena Mihulová) é uma enfermeira pessoal que vive para a família e para os seus pacientes e é forçada a enfrentar a sua própria mortalidade quando passa a ter problemas de saúde. Buscando uma cura alternativa, dessa vez é ela quem precisa de cuidados. A exibição do filme acontece dia 31 de agosto, quarta-feira, às 14h no Palácio dos Festivais com entrada gratuita.

Já a Nigéria marca presença com uma delegação de autoridades que será recebida nesta edição do Festival de Cinema de Gramado para um intercâmbio cultural.


22 empresas selecionadas para a Rodada de Negócios que acontece 
dias 31 de agosto e 1º de setembro

Grandes players do mercado audiovisual brasileiro e internacional estarão presentes em Gramado para possíveis negócios e parcerias. Eles participam da Rodada de Negócios do Festival que acontece dias 31 de agosto (das 10h30 às 13h00) e 1º de setembro (10h30 às 13h00).

Vinte e duas empresas foram selecionadas e irão participar do encontro, sendo elas: Armazém de Imagens, Belmonte Produções, Cuadro a Cuadro, Cubo Filmes, Delgado Perrota, Drops Filmes, Dubai Filmes, Filmes de Vagabundo, Gustavo Spolidoro Me, Imagina Films, Lança Filmes, Lockheart, Lucho Films, Okna, Paulinho Peres, Pavirada Filmes, Pironauta, Primeiro Corte, Tempo, Verte Filmes, Zeppelin e Zeski Filmes.

Cada reunião terá tempo máximo de duração de 20 minutos na Sala de Debates da Sociedade Recreio Gramadense. Participam do encontro os players FiGa Films (EUA), Sundance Channel (EUA), Canal Brasil, Globo News, Globo Filmes, Telecine, Sofá Digital, O2 Play, Box Brasil e Vitrine Filmes. O regulamento completo da Rodada de Negócios está aqui.


Sessão infantil apresenta o último filme dublado por José Wilker

Todo ano, Gramado reserva um espaço de sua programação para que os pequenos também possam ir ao cinema. Na sessão infantil da 44ª edição, o filme escolhido é a animação “As Aventuras do Pequeno Colombo”, dirigida por Rodrigo Gava, que traz a última dublagem do saudoso curador do Festival José Wilker. A sessão infantil acontece no dia 1º de setembro, às 14h, no Palácio dos Festivais, com entrada gratuita.

A animação, que ensina fatos históricos de forma lúdica, conta a jornada do jovem Cristóvão Colombo, que, para tentar salvar sua família da falência, vai atrás da lendária ilha de Hi Brazil, que esconde tesouros cobiçados por todos os piratas. Ele e seus amigos só não esperavam ser impedidos pelo cruel povo das águas e sua terrível fera Nautilus.


Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Tem patrocínio do BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Pompéia, More Bass, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV e CVC. Apoio institucional: Corsan, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV. Ingressos: Imply. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É uma realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.



À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário