♥♥♥ FRISSON ♥♥♥ Elegante, Sofisticada e Discreta, a maneira certa de aparecer !!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

♥ SIGNIFICADO DOS EMBLEMAS DOS AUTOMÓVEIS... ♥





Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas.
A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficcionados por carros. 
Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século passado.
Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos.
Veja o significado dos que mais ficaram marcados na história 
do automóvel :


Audi : As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, aAuto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

Alfa Romeo : O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.

BMW : Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo 
da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).

Cadillac : Marca famosa da General Motors, o seu emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac , o fundador da empresa. Desperta muita admiração no mundo todo, com sua grinalda de plumas – um verdadeiro clássico !

Chevrolet : Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet. 

Chrysler : A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já foi adotado entre as décadas de 30 e 50.

Citroën : Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada 
pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.


DKW-Vemag : A fábrica foi inaugurada em 1955, pelo presidente JK. A antiga Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores. Da união com a DKW alemã surgiu, em 1957, o primeiro veículo de passeio brasileiro, a camioneta Vemaguet, dotada de um barulhento mas amado motor 3 cilindros de 2 tempos.

Dodge : O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano. A marca pertence à Chrysler.


Ferrari : O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, 
o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.



Fiat : A sigla em letras brancas sobre fundo 
azul significa Fábrica Italiana de Automóveis 
de Turim. Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas
ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos   fabricados pela Fiat.

Ford : O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.

Jeep : Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.

Lamborghini : O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático.. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.



Maserati : O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.


  
Mercedes-Benz : A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e ar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.

Mitsubishi : Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade . O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante.

Nissan : A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".

Peugeot : O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), 
é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.


Porsche : São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.


Puma : Iniciou sua produção em 1964 usando a mecânica 
do DKW e, em 1967, mudou para a mecânica do Fusca.
Os primeiros "Pumas", na verdade DKW-Malzoni, foram feitos para correr e, de fato, sempre brilharam em Interlagos. Foram exportados para diversos países, principalmente para os EUA, entre 1970 e 1980.


Quadrifoglio : O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria. 

Renault : O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.


Rolls Royce : Os dois "R" do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.


 Saab : Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. 
O azul de fundo é a cor da marinha.

Simca : No Brasil, marca de prestígio que gozava da fama de ser frágil. Mas não havia como negar que o Chambord (depois Tufão) era um carro lindíssimo! A marca nasceu na França como uma importadora de carros Fiat, e seu nome era formado pelas iniciais de: Sociedade Industrial de Mecânica e Carrocerias Automóveis.

Subaru : Na língua japonesa, Subaru tem o significado de "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca...


Volkswagen : Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, este círculo envolve um "V" e um "W", iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época! Foi encomendado pelo próprio governo alemão ao engenheiro Ferdinand Porsche 
(o próprio). Por isso ambos os veículos usavam motores refrigerados a ar até pouco tempo atrás.

Volvo : O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa. Esse símbolo era usado pelos alquimistas para representar o metal, uma alusão que a Volvo fez à durabilidade dos seus veículos.




9 comentários:

  1. Interessantissima esta materia, show de bola... Interessante tbm q a maioria dos logotipos tem a ver ou com a cidade originaria ou com o fundador da marca...

    ResponderExcluir
  2. É interessante esse descritivo mas, para quem conhece a história do automóvel, notará muitos erros e falta de informação no que é descrito.
    Como por ex:
    O emblema da Renault inicialmente era um Delphin,
    da Sinca era outro também, Lamborghini fabricava tratores e criava gado, não era fanático por touradas, e colocou o touro como uma afronta a Enzo Ferrari que foi indelicado com Ferruccio quando este se queixou do câmbio da sua Ferrari que usava o mesmo de seus tratores, mandamdo Ferruccio cuidar de suas vacas e tratores, que respondeu a Enzo:
    -Vou te mostrar como se faz um carro esporte!
    No Cadillac(1902) foi uma homenagem ao Conde de Cadillac(o nome confere)fundador de Detrit e governador desde a Luisiania até o Canadá(qdo pertenciam a França) e a "grinalda de plumas" é na verdade uma coroa de louros.
    No Chevrolet o emblema era outro.
    A marca AUDI já existia desde a década de 60, tanto que o emblema já vinha na grade do DKW e no bloco do motor.
    O cavalo da Ferrari é uma alusão a família Ferrari, que no princípio eram ferreiros(colocavam ferraduras nos cavalos)
    O emblema do Fiat era em forma de escudo com letras cumpridas e fundo vermelho.
    No Rolls Royce ficou um R vermelho e outro preto até a morte de Royce.
    Espero ter colaborado com as informações!

    ResponderExcluir
  3. sou publicitaria e nunca tinha visto os significados das famosas marcas de veiculos..Parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  4. É mesmo bem interessante, n'est ce pas Marisa Chérie ?!!! Merci Beaucoup pelo seu Carinho e Atenção !!! Bon Dimanche !!! Groooooooos Bisous***

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paula! Com relação à Dodge, na verdade não é um touro que está na marca, mas um cabrito montanhês especifico de uma região, que é denominado de Dodge, ok?

    ResponderExcluir
  6. Oi tia Paula, muito legal seu post. Gosto muito de carros e não sabia quase nada sobre os símbolos das marcas hahaha beeijos :)

    ResponderExcluir
  7. Maravilha Paula, gostei muito e conhecia vários, mas é sempre bom refrescar a memória.
    Tem mais, querida, vc proporcionou que seus seguidores pudessem enriquecer sua postagem com detalhes e correções precisas.
    Prova que foi um sucesso de matéria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Toyota, Fundada por K. Toyoda, o símbolo de alianças entrelaçadas representa a união duradoura e infinita, tem a forma do T inicial do nome da marca.

    Abs,
    Fred

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o que escreveu um "ANONIMO" e, 29de setembro de 1910.
    "Para quem conhece a história do automóvel, notará muitos erros e falta de informação no que é descrito:
    Esclarecimento!
    O emblema da Renault inicialmente era um Delphin,
    da Simca era outro também, Lamborghini fabricava tratores e criava gado, não era fanático por touradas, e colocou o touro como uma afronta a Enzo Ferrari que foi indelicado com Ferruccio quando este se queixou do câmbio inecicienteda sua Ferrari que usava o mesmo de seus tratores, mandamdo Ferruccio cuidar de suas vacas e tratores, que respondeu a Enzo:
    -Vou te mostrar como se faz um carro esporte! E cumpriu Ferrari morreu com inveja da genialidade de Lamborghini
    No Cadillac(surgiu em 1902) foi uma homenagem ao Conde de Cadillac(o nome confere Comte Syr Antoine de la Mothe Cadillac) Conde fundador de Detroit e governador desde a Luisiania até o Canadá(qdo pertenciam a França) e a "grinalda de plumas" é na verdade uma dupla coroa de louros. Antes usava um "V" em alusão em ser o 1º carro com V8 desde 1912,ano que era o único com partida elétrica. Foi vencedor mundial entretodas as marcas em uma prova que cada marca levava 5 autos e a cada tantos km, desmontavam o carro inteiro e remontavam comas peças de outros 4, e o Cadillac foi o único que terminou a prova mostrando a confiabilidade na exatidão das peças, todos chegaram ao final, marcas como RR,MB,Renault, e mais umas 50 não conseguiram!
    No Chevrolet o emblema era outro, difícil de explicar, até surgir outro na década de 30.
    A marca AUDI já existia desde a década de 60, tanto que o emblema já vinha na grade do DKW e no bloco do motor.
    O cavalo da Ferrari é uma alusão a família Ferrari, que no princípio eram ferreiros(colocavam ferraduras nos cavalos)
    O emblema do Fiat era em forma de escudo com letras cumpridas e fundo vermelho.
    No Rolls Royce ficou um R vermelho e outro preto até a morte de Royce.
    Espero ter colaborado com as informações!

    ResponderExcluir