♥♥♥ FRISSON ♥♥♥ Elegante, Sofisticada e Discreta, a maneira certa de aparecer !!!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

20 à 22/09 ♥ Fête de la Gastronomie 2013 ♥ Pour les Amants de la Bonne Table ♥ Festa da Gastronomia 2013 ♥ Para os Amantes da Boa Mesa ♥ France ♥



    Em sua terceira edição, a "Fête de la Gastronomie 2013" apresenta muitas novidades !!! 
    Um Verdadeiro Paraíso para os Amantes da Boa Mesa !!!

    O evento criado pelo Ministério do Turismo francês  para celebrar a nomeação da refeição francesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade(UNESCO) em 2010, a França Festeja a Gastronomia todos os anos desde 2011. sempre comemorado na passagem do verão para o outono europeu, acontecerá neste ano em 3 dias consecutivos, de 20 a 22 de setembro, nas 27 regiões francesas.
    Evento Nacional e Festivo, ilustrando a riqueza e a diversidade da gastronomia francesa, la "Fête de la Gastronomie 2013", oferece uma série de eventos em toda a França, para celebrar a cozinha, seus produtos e a arte de mesa. "Sua finalidade é reunir, aprender e fazer você querer cozinhar num espírito de convívio, partilha e generosidade", disse o Ministério do Turismo.

    Guy Savoy et le repas gastronomique français


    O objetivo é reunir franceses e turistas em torno da boa mesa. Em 2012, mais de 150 000 profissionais participaram da organização de 3 800 eventos. Até o presente momento 20 grandes banquetes populares foram anunciados para 2013. Milhares de  pessoas são esperadas no Palácio dos Papas em Avignon, Pays de la Loire, Alsácia, Borgonha, Carcassone e Paris. A Bretanha vai organizar um banquete que será preparado por mais de 100 pessoas para adolescentes, para mostrar que a gastronomia interessa a todas as idades.

    Ao todo 32 piqueniques serão organizados nas regiões da Borgonha, Aquitania, Alsácia, Rhône Alpes, Provence, Île de France e Languedoc Roussillon. Na oportunidade, todas as pessoas são convidadas para piquenicar (na França um verbo) e descobrir os produtos de terroir (da terra, da região) direto dos produtores locais.

    Além disso, percursos gourmets serão propostos. Durante os 3 dias de festas será possível:

    1. Invadir a cozinha dos grandes chefs e aprender técnicas culinárias;
    2. Visitar empresas alimentícias e aprender mais sobre colheita e armazenamento;
    3. Descobrir receitas ancestrais de restaurantes famosos;
    4. Visitar pastos e aprender como são tratados rebanhos e quais as diferenças entre as diferentes raças;
    5. Iniciar-se na cozinha orgânica;
    6. Participar de ralis e corridas gastronômicas em várias regiões da França;
    7. Conhecer mais sobre os mistérios dos vinhos, licores e demais bebidas alcoólicas em caves e vinhedos;
    8. Inscrever-se em colóquios e mesas redondas sobre história e sociologia dos alimentos.

     

    Serão também organizados concursos de desenhos, para crianças de 8 a 11 anos, e de receitas de “Chefs Amadores”.

    Na Edição 2013:



    Nesta ocasião, Chefes de cozinha se dirigem pelas ruas para cozinhar menus "Especial Fête de la Gastronomie"... 
    O público pode conhecer outras maneiras de cozinhar e compartilhar receitas novas !!!
    A cada ano, o festival é organizado em torno de um tema específico e unificador.
    Com os valores de generosidade e simpatia, a “Fête de La Gastronomie” participa na partilha e na promoção da gastronomia em toda a sua diversidade, organizando milhares de eventos em toda a França.
    Vão aproveitar em todas as regiões da França e dos territórios ultramarinos para um fim de semana gourmet !!!

    A terceira edição (2013) será realizada no 20, 21 e 22 de setembro de 2013, sob o patrocínio de Thierry Marx, chefe francês.

    Com base nos valores de partilha e aprender a viver juntos, esta terceira edição com vontade de honrar a riqueza e diversidade de produtos, cozinhas, e conhecimentos de profissionais e amadores em um grande festival. Refeições para banquetes, degustações, descobertas de produtos, apresentando artesanato, passeios e animação de rua serão organizados em todo o país.

    Entre os mais de 2.000 eventos planejados, aqui vai uma seleção: 


    Piquenique em formato de banquete com a Orquestra de Jazz em Blienschwiller Alsácia (22 de Setembro)
    Um piquenique gratuito, servido em formato de banquete, contará com a presença da Orquestra de jazz de New-Orleans, de 17 agricultores e de vários chefes da região da Alsácia. 

    Os Fantásticos Piqueniques na Borgonha (20,21 e 22 de Setembro)
    Cerca de 30 “piqueniques” esperam por você ao longo dos canais e rios da Borgonha. Programa: entretenimento para todas as idades e especialidades da Borgonha para momentos gourmet em lugares inusitados !!!

    O pequeno trem gourmet em Bourges (21 de Setembro)
    Em uma atmosfera de rigor dos anos 1900, o pequeno trem Gastronômico com quarenta passageiros oferece às 12h e às 19h, um cardápio com tudo do que a região do Berry apresenta no quesito originalidades gastronômicas.


    Final do concurso de cozinha amadora em Sedan, Champagne-Ardenne (21 de Setembro)
    Um Grande Concurso é organizado para todos os profissionais amadores da gastronomia de toda a França, no âmbito do Festival de Gastronomia. Os três chefes finalistas irão competir em um desafio final.

    Bienal Issy lês Moulineaux em Ile-de-France (20,21 e 22 de Setembro)
    Esta 10 ª edição da Bienal d'Issy propõe uma reflexão sobre um dos 5 sentidos que nos permitem perceber os sabores e discernir as belezas e os defeitos das coisas e da vida.

    Carcassonne e o cassoulet (20,21 e 22 de Setembro)
    A Academia Universal do Cassoulet organizará, durante 3 dias, vários eventos que tem como tema central o Cassoulet (Prato típico Francês da região), a gastronomia medieval e todos os seus componentes.

    Rotas Gastronômicas em Lille (20,21 e 22 de Setembro)
    Os restaurantes de Lille destacam seus conhecimentos: você prefere petiscos, comida orgânica, comida de rua, ou cozinha contemporânea...? Escolha o seu destino durante um fim de semana !!!


    Refeições tradicionais francesas no Pays de la Loire (22 de Setembro)
    As 25 Confrarias da região do Pays de la Loire organizam um banquete tipicamente francês, aberto a todos.

    As colheitas estreladas de Cassis (20,21 e 22 de Setembro)
    Por toda a cidade, os produtores gastronômicos locais e profissionais têm apenas um desejo: compartilhar seu conhecimento e experiência. Evento de Marseille-Provence de 2013.


    Banquete para 800 convidados no Palais des Papes, em Avignon (20, 21 e 22 de Setembro)
    Após o sucesso das edições anteriores, Avignon renova a sua operação: um banquete para 800 convidados que conta com a presença de líderes de Avignon na Praça do Palais des Papes.


    “Tous au Restaurant”  (20, 21 e 22 de Setembro)
    Nos quatros cantos da França, durante uma semana de comemoração, todas as criações culinárias e inspirações dos chefes são homenageadas. Os restaurantes criam um cardápio especial “Tous au Restaurant” (Todos no Restaurante) que é composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, sob um preço fixo. Ao escolher duas opção de cardápio do “Tous au Restaurant”, uma delas é cortesia !!!

    Não perca estes momentos festivos para se emocionar e desfrutar das inúmeras sensações gastronômicas !!!


    Bon Appétit bien sur !!!


    27 Grandes Chefs criam uma receita para a Festa da Gastronomia

    O desafio no poderia ser maior. 27 chefs estrelados, das 27 regiões francesas, foram convocados por Thierry Marx, chef francês que foi jurado no reality show “Top Chef”, herói em um mangá sobre cozinha molecular, cavaleiro de Artes e Letras da França, para criar uma receita especial para Festa da Gastronomia, cujo custo não pode ultrapassar 5 euros.

    Nicolas Adam, Philippe Agesidame, Philippe Augé, Pierre Bertranet, Éric Boutté, Pierre Caillet, Bernard Charret, Christian Constant, Christopher Coutanceau, Thomas d’Arcangelo, Emmanuel Delmar, Anne Ernwein, Guy Ferdinand, Alexandre Gauthier, Michel Guérand, Eric Guérin, Guillaume Gomez, Gilles Goujom, Patrick Grondin, Jean-Paul Jeunet, Philippe Mille, Babette de Rozières, Michel Troigros, Ivan Vautier, Loïc Villemin, Serge Vieira, Sylvestre Wahid assumiram o compromisso de criar uma receita de baixo custo, criativa e inovadora.


    A receita deverá também ser simples e prática, com poucos utensílios para democratizar ainda mais a gastronomia francesa, ter um elemento simbólico de outras culturas ( ingrediente ou técnica), usar produtos da estação para se comer mais barato e elementos mais frescos, valorizando a matéria prima de cada região.
    As receitas poderão ser vistas no site http://www.fete-gastronomie.fr/fr/

    Informações detalhadas, em francês sobre o evento, assim como todo o calendário de atividades poderão ser encontradas no site http://www.fete-gastronomie.fr/fr/  


    L'édito de Sylvia Pinel, Ministre de l'Artisanat, du Commerce et du Tourisme : « Faire découvrir la gastronomie à tous »
    Pièce maîtresse de l’histoire de nos modes de vie, synonyme de qualité, de convivialité et de fraternité, la gastronomie est au coeur de l’art de vivre Français. Elle fait du repas un moment unique. C’est par elle que nos restaurants, nos brasseries, nos bouchons et nos commerçants façonnent nos territoires, notre urbanisme, nos paysages… et bien entendu notre goût ! Notre gastronomie, mélange de tradition et de modernité, de terroirs et d’influences étrangères, constitue une part essentielle de l’identité française. que l'Unesco a d’ailleurs inscrit au patrimoine culturel immatériel de l’humanité. Et chaque jour, nos chefs ouvrent de nouveaux restaurants dans le monde, qui sont autant de lieux de métissage des cultures et des goûts.

    « Il n’y a pas de bonne cuisine si au départ elle n’est pas faite par amitié pour celle ou celui à qui elle est destinée », dit Paul Bocuse. Car la gastronomie est un trait d’union, un vecteur de partage entre les générations et les territoires. C’est une fenêtre sur l’autre. Un moyen de le découvrir, et de se dévoiler. La fête de la gastronomie offre une occasion privilégiée de célébrer cette culture culinaire Française. De mettre en valeur le savoir-faire des professionnels. De découvrir et partager leurs produits et leurs recettes. Cette fête est le grand rendez-vous annuel de toutes les tables de France et doit être partagée par tous !

    Je souhaite donner cette année un nouvel élan à la fête de la gastronomie pour faire découvrir la gastronomie au plus grand nombre, dans tous les territoires.

    La fête de la gastronomie aura désormais le temps qu’elle mérite : elle durera trois jours et s’étendra dans tous les territoires. Sous le parrainage du grand chef Français Thierry Marx, qui a consacré sa vie au partage de sa vocation, j’invite tout le monde à fêter la gastronomie les vendredi 20, samedi 21 et dimanche 22 septembre 2013, partout en France, dans les grandes villes, les quartiers populaires, les territoires ruraux, en outre-mer... et de toutes les manières possibles : en organisant des banquets, en montrant ses savoir-faire, en présentant ses produits... ou simplement en profitant du moment. L’organisation de grands banquets populaires dans les territoires sera la preuve que nos savoir-faire en matière de gastronomie appartiennent à tous et se transmettent partout.

    Nous menons cette année de nouvelles actions qui permettront de faire découvrir la gastronomie au plus grand nombre. Par exemple, 27 grands chefs vont créer des recettes spéciales pour la fête à très bas coût et je les en remercie vivement ! Nous organisons également pour la première fois un grand concours de dessin autour de la gastronomie pour les enfants !

    A mes yeux la fête de la gastronomie doit devenir un temps fort de la République : elle doit être synonyme de liberté, mais aussi d’égalité, pour réussir un grand moment de fraternité. L’excellence française ne doit pas être réservée à quelques cercles mais partagée par tous.

    Bonne Fête à toutes et à tous !


    UN ÉVÉNEMENT DÉLICIEUX 

    À NE PAS MANQUER !!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário