Maximiliano Hahn, a Escola Vencedora |
Projeto que incentiva a Arte de Cozinhar nas escolas públicas de Gramado consagrou a escola Maximiliano Hahn, que preparou
um ravioli de gema com espuma de beterraba
Anúncio da Escola Vencedora Fotos by Cleiton Thiele |
Foi na Cozinha Experimental da Rua Coberta, durante a programação do 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que a escola Maximiliano Hahn se consagrou como a Grande Vencedora da 6ª edição do projeto "Ensina-me a Ser Chef", realizado pelo restaurante Nonno Mio. Incentivando a Arte de Cozinhar nas escolas públicas de Gramado, o "Ensina-me a Ser Chef" reúne os alunos para elaborar pratos dignos de um restaurante com os itens que compõem a merenda escolar da rede municipal.
Em 2017, representando oito instituições de ensino da cidade, 40 alunos embarcaram no desafio, que impressionaram Chefs de nível internacional, como a Chef Patricia Roggerone, da Argentina, uma das juradas dessa edição. Além dela, Arika Messa, Leonardo Schreiner e Pedro Andreis avalariam os pratos. Preparando um elogiado ravioli de gema com espuma de beterraba, a escola Maximiliano Hahn conquistou o seu bicampeonato no projeto.
Professora responsável por coordenar a participação da Maximiliano Hahn no "Ensina-me a Ser Chef", Elisabete Hausmann diz que o sucesso da inciativa é tão grande que hoje já encontra dificuldade em selecionar apenas cinco alunos entre os mais de 30 que se inscrevem para participar. "Eles aguardam ansiosamente cada edição, e o mesmo entusiasmo é compartilhado pela comunidade gramadense, que torce, se envolve e colabora", conta Elisabete. Ela não esconde seu carinho pelas vocações e transformações despertadas pelo "Ensina-me a Ser Chef", que vem trazendo perspectivas de trabalho e aprendizado para crianças das mais variadas idades e perfis.
Em relação à edição desse ano, a palavra-chave foi desafio. "Quando começamos a pensar o prato que apresentaríamos, os próprios alunos disseram que deveria ser algo sofisticado, diferente. Observando as outras edições em que a escola participou, eles optaram por comprar um risco para fazer algo novo, mesmo que talvez não desse certo. Para eles, independente do resultado, o que fica mesmo é o processo, a pesquisa, a experiência", avalia.
Entre os itens avaliados na competição estavam: motivação do grupo, participação dos alunos na hora do preparo, forma como o grupo apresentou o prato aos jurados, apresentação do prato e sabor. A disputa foi acirrada - a diferença entre a primeira e última escola colocada foi de apenas um ponto -, mas a Maxiliano Hahn levou a melhor, representada pelos alunos Aline da Silva Silvestre, Cristian Erthal de Freitas, Eduarda Mapelli Possamai, Laura da Silva Silvestre e Luana Beatris Foss.
Ficou curioso pelo ravioli de gema com espuma de beterraba? Então confira abaixo a receita!
Raviolli de gema com espuma de beterraba (Maximiliano Hahn) |
RAVIOLI DE GEMA COM ESPUMA DE BETERRABA
Tempo de preparo no total: 1 hora
Ingredientes:
- 500g Farinha de Trigo
- 2 dúzias de ovos
- 1 maço de espinafre
- 100g de requeijão
- 200g de ricota fresca
- 50g de queijo parmesão ralado
- 150g de manteiga
- 8 folhas de sálvia fresca
- 3 beterrabas
- 2 colheres de lecitina de soja
- 1l de azeite
- Alho poró
- Sal e pimenta
Forma de Preparo:
Ravioli - Massa:
Misturar 500g de farinha de trigo com cinco ovos inteiros. Trabalhar com a massa até que fique homogênea. Fazer uma bola e deixar descansar por 15 minutos.
Recheio:
Escaldar as folhas espinafre, e picar. Misturar em uma tigela com o queijo parmesão, a ricota fresca e o requeijão. Sal e pimenta à gosto.
Abrir a massa com o cilindro, com espessura fina. Cortar discos com aro de 10cm. No centro de cada colocar uma porção de recheio, e acomodar delicadamente uma gema inteira. Cobrir com outro disco de massa e apertar levemente para fechar os raviolis.
Cozinhar em água fervente por 3 minutos. Em uma frigideira grande, derreter a manteiga. Adicionar a sálvia, sal e pimenta. Saltear os raviolis por mais um minuto.
Espuma:
Bater as três beterrabas picadas e descascadas com 1 litro de água no liquidificador. Coar. Reservar o líquido e misturar a lecitina, aquecer e bater no mixer até virar uma espuma.
Crispy de alho poró:
Cortar o alho poró em tiras bem finas. Passar em uma fina camada de farinha de trigo. Fritar em óleo quente. Escorrer.
Utensílios necessários:
- 2 panelas médias
- 2 frigideiras médias
- 1 copo medidor (farinha)
- 1 aro 10 cm
- 1 cilindro para abrir a massa
- 1 rolo de massa
- Coador
- Liquidificador
- Mixer
- Escumadeira
- 2 bacias de tamanho médio
- Tábua de cortar
- 1 caneca para aquecer a espuma
Bon Appétit !!!
FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário