quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25/01 ♥♥♥♥♥ DIA NACIONAL DA BOSSA NOVA !!! ♥♥♥♥♥ ♥ ANIVERSÁRIO DO GRANDE MAESTRO TOM JOBIM ♥ ♥ ANNIVERSAIRE DU GRAND MAESTRO TOM JOBIM ♥





No dia 25 de janeiro, data de aniversário do Maestro e Compositor Tom Jobim, é celebrado o "Dia Nacional da Bossa Nova". 
Hoje nosso Ilustre Maestro faria 85 anos.






Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone, é um dos criadores do movimento da bossa nova. É praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência impôs a Tom um contido ressentimento que resultou numa profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
No início dos anos 50, Tom tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas. Até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Nesta mesma, surgiram as primeiras composições, a primeira gravação foi de “Incerteza” em parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.
Em seguida foi para a gravadora Odeon, porém não conseguia se dedicar à composição, que lhe interessava mais. Nesse época Tom compões alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia (primeiro sucesso), gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. E assim foram surgindo outras parcerias, com por exemplo, com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus.
A parceria com Vinícius de Moraes começou em 1956 quando musicou a peça Orfeu da Conceição. Desde então Vinícius tornou-se um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. Foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: “Garota de Ipanema”. O maestro produziu tantos clássicos: “Samba do Avião”, “Só Danço Samba” (com Vinícius), “Ela é Carioca” (com Vinícius), “O Morro Não Tem Vez”, “Inútil Paisagem” (com Aloysio), “Vivo Sonhando”.
Aprofundando seus estudos musicais, adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira. É o caso de “Matita Perê” e “Urubu”, lançados na década de 1970, que marcam a aliança entre sua sofisticação harmônica e sua qualidade de letrista. São desses dois discos Águas de Março, Ana Luiza, Lígia, Correnteza, O Boto, Ângela. Também nessa época grava discos com outros artistas, como Elis e Tom, com Elis Regina, Miúcha e Tom Jobim e Edu e Tom, com Edu Lobo.
Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Banda Nova. Além da faixa-título, são também destaques: Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque). Em 1991, Antônio Carlos Jobim se tornou era doutor honoris causa pela Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Em 1992 foi enredo da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte. Tom faleceu em dezembro de 1994, de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga no Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque.




WAVE - Tom Jobim






Se todos fossem iguais a você - Tom e Vinicius




A Melhor Dupla da história da música brasileira !!!



Composições Consagradas


"Chega de Saudade" (1957), o marco inicial da bossa nova
"Água de Beber"
"Desafinado" (1959), vencedora de três prêmios Grammy
"Samba de Uma Nota Só" (1959)
"A Felicidade" e "O Nosso Amor", do filme Orfeu Negro (1959)
"Insensatez" (com Vinícius de Moraes) (1960)
"Garota de Ipanema" (com Vinícius de Moraes) (1963)
"Fotografia" (1965)
"Triste" (1967)
"Wave" (1967)
"Águas de Março" (1970)
"Luiza"
"Corcovado"
"Dindi"
"Retrato em Branco e Preto" (com Chico Buarque)
"Samba do Avião"
"Anos Dourados"
"Meditação"
"Só Tinha de Ser com Você" (1974)
"Sabiá"
"Eu sei que vou te amar"
"Falando de amor"
"Ela é carioca"
"Copacabana"




GAROTA DE IPANEMA


Uma das músicas mais tocadas em todo o Mundo !!!
Conheça um pouco de sua história...

Vinicius de Moraes fez uma primeira versão para a letra desta música, que então se chamava "Menina que passa":
Vinha cansado de tudo / De tantos caminhos / Tão sem poesia / Tão sem passarinhos / Com mêdo da vida / Com mêdo de amar
Quando na tarde vazia / Tão linda no espaço / Eu vi a menina / Que vinha num passo / Cheio de balanço / Caminho do mar
Mas nem Tom nem Vinicius gostaram da letra. Mais tarde, Vinicius fez a versão definitiva, inspirado pela graça de Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, que frequentemente passava em frente ao Bar Veloso (hoje chamado "Garota de Ipanema"), em Ipanema, na esquina das ruas Prudente de Morais e Montenegro (atualmente Rua Vinicius de Moraes). Tom e Vinicius eram presenças frequentes no bar, com mesinhas na calçada e um ótimo chope. Heloísa morava na Rua Montenegro 22, entre a Prudente de Morais e a praia. Dois anos e meio depois é que Heloisa soube que suas caminhadas pela Rua Montenegro haviam feito dela a musa desta canção. Nesta época já namorava o engenheiro Fernando Abel Mendes Pinheiro, de família rica, bom no vôlei de praia. Fernando morava na Rua General Artigas, no bairro do Leblon, numa bela casa com paredes de pedra. Em maio de 1966, quando os dois se casaram, Tom Jobim e sua mulher Thereza estavam entre os padrinhos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário