terça-feira, 8 de outubro de 2013

♥ OUTUBRO ROSA ♥ 8 Medidas que as Mulheres devem tomar para Evitar e Combater o Câncer de Mama ♥




Dr. André Márcio Murad 

Médico Oncologista pesquisador e professor coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFMG e diretor do CENANTRON - Centro Avançado de Tratamento Oncológico.

1) Tenha uma alimentação saudãvel. Coma legumes, frutas, verduras, folhas, grãos e cereais e alimentos in natura. Evite alimentos gordurosos, carnes vermelhas, enlatados, embuidos, alimentos industrializados, salgados, defumados açucarados e com gordura trans.

2) Pratique exercícios e atividades físicas com regularidade: no mínimo uma hora por dia pelo menos por três vezes por semana. Não fique com sobre-peso ou obesa.

3) Evite consumo de bebidas alcoólicas, ou consuma com extrema moderação, dando preferência a bebidas fermentadas, e não destiladas

4) Conheça e pesquise seu histórico familiar para câncer. Casos de câncer de mama em parentes próximos podem elevar seu risco de contrair a doença. Vários casos ocorridos em parentes, não só de câncer de mama, mas também cânceres de ovário, próstata, pâncreas e câncer de mama no sexo masculino, especialmente se ocorridos abaixo dos 50 anos de idade sugerem o diagnóstico da Síndrome Genética do Câncer de Mama Familiar, que é causada especialmente pela mutação herdada dos genes BRCA-1 e BRCA-2. Exames de sangue sofisticados poderão confirmar esse diagnóstico, o que implicará num rastreamento mais rigoroso, inclusive com a adição de eventuais medidas preventivas.

5) O uso de Terapia de Reposição Hormonal para tratar sintomas da menopausa deve ser realizado com extrema cautela. Terapias combinadas com
a associação de estrogênios e progestágenos aumentam o risco de câncer de mama. CONVERSE COM SEU MÉDICO COM PROFUNDIDADE ANTES DE RECEBER ESSA TERAPIA. PESE SEUS RISCOS E BENEFÍCIOS. Hoje, vários sintomas e consequências da menopausa podem ser tratados com medicamentos não hormonais e outras medidas específicas

6) Visite regularmente seu ginecologista. Peça a ele para orientá-la quanto à identificação de sinais de alerta do câncer de mama e também as técnicas corretas para a realização do AUTO-EXAME DAS MAMAS E AXILAS. Faça o auto-exame mensalmente, uma semana após o perîodo menstrual

7) O exame PERIÓDICO DE MAMOGRAFIA COMO MÉTODO DE RASTREAMENTO deve ser realizado a partir dos 40 anos. A frequência e a periodicidade dos exames depende de seu perfil de RISCO INDIVIDUAL e serão determinadas por seu Ginecologista. Caso haja o diagnóstico de Síndrome Genética de Câncer de Mama Familiar, testes genéticos deverão confirmar esta condição e os exames de rastreamento nesses casos devem se iniciiar até mais precocemente. Exames de Ressonância Nuclear Magnética podem substituir a mamografia em alguns casos.

Em casos selecionados de alto risco, especialmente nos ds Síndrome Genética do Câncer de Mama Familiar, medidas preventivas adicionais, como medicamentos anti-estrogênicos, remoção dos ovários ou das mamas podem ser necessárias. Essas decisões deverão ser muito bem discutidas e tomadas de forma multiprofissional, sempre se incluindo um mastologista, um ginecologista e um oncologista.

Amigos, REPASSEM. VAMOS COMBATER O CÂNCER DE MAMA COM A INFORMAÇÃO. GRATO
André Murad




Nenhum comentário:

Postar um comentário