quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

❤ Deus e o Diabo na terra desvairada: "Sacracidade - Expressões da Fé na Metrópole" apresenta, em textos e imagens, uma cartografia da Fé no centro de São Paulo


"Sacracidade - Expressões da Fé na Metrópole" apresenta uma cartografia das 
diferentes formas de conexão com o sagrado no território mais profano da capital

Xavier Bartaburu

Ao reunir cerca de 80 fotos e 16 reportagens, a obra de Xavier Bartaburu traz à luz as muitas formas de conexão com o sagrado no território mais profano da metrópole


O sagrado, em suas diferentes manifestações, vive em cada canto da região central de São Paulo. É o que mostra, por meio de imagens e reportagens, o livro “Sacracidade - Expressões da Fé na Metrópole”, de Xavier Bartaburu. Na locomotiva econômica do país, nem tudo é caos e business. Histórico destino de imigrantes – vindos das mais diferentes regiões brasileiras e também de países com as mais diversificadas culturas –, a capital paulista, que comemora 464 anos em 25 de janeiro, é um mosaico multifacetado. Neste, convivem as mais variadas etnias, que mantêm e expressam suas tradições e, sobretudo, sua religiosidade.




É justamente esta São Paulo que está estampada nas páginas de “Sacracidade”. Lançando mão de ferramentas do jornalismo literário e da fotografia documental, Xavier Bartaburu buscou o sagrado em esquinas, vielas e ruas enviesadas. Percorreu igrejas, templos, mesquitas, sinagogas e terreiros para registrar as muitas formas com que os habitantes da maior cidade do Brasil se conectam com o divino. Como resultado, surge uma detalhada cartografia da fé. O título, com 224 páginas, 16 reportagens e mais de 80 fotos, é um dos mais completos registros da diversidade religiosa no centro paulistano. Um retrato de cristãos, muçulmanos, judeus, espíritas, budistas, umbandistas e candomblecistas, os quais – e cada um a seu modo – buscam Deus ao meio do já consagrado desvario da pauliceia.






Segundo o autor, “Sacracidade” pode ser definido como uma coletânea de contos da vida real. “As histórias que coletei são todas reais, mas bem poderiam ter sido inventadas, de tão insólitas. Por isso, apesar de ser um livro de não ficção, optei por um tratamento literário que ilumina sob outros ângulos aqueles lugares e personagens.”

Quanto às imagens, Bartaburu diz: “Todas as fotos foram capturadas pelo ângulo de uma testemunha ocular ao mesmo tempo ativa e passiva desses cenários. Não tem nenhum retrato, nada foi posado. Registrei os cultos como se estivesse no meio da massa de fiéis, imerso naquelas experiências do sagrado”.





Ao dirigir seu olhar para esses universos de conexão e religação com o sagrado, o autor, mais do que coletar imagens, se viu testemunha de situações pouco imagináveis até então. Na introdução do livro, ele escreve: “São Paulo talvez não tenha 365 igrejas como Salvador, mas tem missa em alemão, japonês, italiano, espanhol, armênio, árabe, coreano e latim. Tem boliviano na sinagoga e chinês no terreiro. Trans no púlpito e freira na clausura. Zé Pelintra no Bixiga e Alá no Anhangabaú. Tem padre dando passe e mãe de santo em porta de igreja. Tem pastor peregrino e, também, butique de batina. Tudo isso bem no centro. A três, quatro, não mais que dez quadras de distância. Entre o lixo e o xixi, entre a fumaça e o fuzuê, não tem canto onde alguém não tenha encontrado seu Deus”.  





Neste entroncamento de crenças que é a região central, a fé parece estar em permanente congestionamento e floresce ao meio do concreto sujo do território profano da metrópole. “Em todos esses templos que ancoram o sagrado, os cidadãos buscam refúgio, conexão e sanidade numa cidade por si ilógica”, diz Bartaburu. “São muitas as portas abertas. Basta entrar”, sintetiza.




Sobre Xavier Bartaburu

Xavier Bartaburu (São Paulo, 1976) é jornalista, fotógrafo e pesquisador das tradições populares brasileiras. Formou-se em Jornalismo na ECA-USP e trabalhou por sete anos na revista Terra, na qual foi editor-executivo e publicou mais de cinquenta reportagens produzidas ao redor do mundo e pelo interior do Brasil, tanto em texto quanto em foto, sempre buscando revelar novas visões do patrimônio socioambiental do planeta. Nos últimos anos, tem dado continuidade a esse trabalho escrevendo e fotografando para livros, sites e revistas, em grande parte dedicados à difusão da cultura e da biodiversidade brasileiras. Até o momento, já são cerca de 20 livros publicados. Mais informações sobre o autor no site www.xavierbartaburu.com


Sobre a Editora Origem

Editora especializada em livros de fotografia, fundada em 2001 pelo publisher e fotógrafo Valdemir Cunha. Tem 17 títulos publicados, todos sobre a cultura, o povo e a geografia do Brasil. A empresa é também uma livraria que, além dos títulos próprios, vende trabalhos de outros fotógrafos brasileiros, dificilmente encontrados nas livrarias tradicionais.

 

SERVIÇO

"Sacracidade - Expressões da Fé na Metrópole"

Autor: Xavier Bartaburu
Editora: Origem
Número de páginas: 224
Preço: R$ 65
Onde comprar: nas grandes livrarias e no 


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário