quarta-feira, 23 de março de 2011

22/03 ♥ DIA MUNDIAL DA ÁGUA ♥♥ Dicas Importantes !!!







DIA MUNDIAL DA ÁGUAApesar do nosso planeta se chamar Terra, a maior parte da superfície dele é formada por água !!! 
É isso mesmo, 2/3 da Terra são cobertos por esse líquido tão importante para os seres vivos.

Por ter essa importância tremenda é que todos devem ficar bem atentos para usar a água sem desperdício.

Banho demorado, torneira pingando e muitas outras coisas que parecem inofensivas no nosso dia a dia, acabam se tornando vilões quando o assunto é : PRESERVAR A ÁGUA !!!

APRENDA 10 MANEIRAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Fonte: SABESP 
(Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)



      Dicas para economizar água !!!




BANHO RÁPIDOPor mais que você esteja com calor, não é uma boa ideia para o meio ambiente ficar um tempão embaixo do chuveiro se refrescando. O banho deve ser rápido! Nada de ficar distraído enquanto litros e litros de água vão parar no ralo! 

Para deixar o corpo todo limpinho, 5 minutos são o tempo suficiente. A economia de água é ainda maior se você fechar o registro enquanto se ensaboa. 

TORNEIRA FECHADA    

Na hora de escovar os dentes, molhe a escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora de enxaguar a boca.

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros de água no apartamento.

No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11 litros de água na casa e 79 litros

REGADOR NELASUse um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Isso ajuda a economizar água e, ao mesmo tempo, é bem divertido.

Ao molhar as plantas durante 10 minutos com a mangueira, o consumo de água pode chegar a 190 litros. Dá pra economizar bastante usando o regador.

VASSOURA EM AÇÃOUse a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada de casa. Deixe a preguiça de lado e exercite os braços !!!

No Brasil, é comum lavar a calçada só com a mangueira, mas em outros países pessoas que fazem isso podem até levar multas por desperdício de água. Em 15 minutos são perdidos aproximadamente 280 litros de água. 



UM COPO SÓ !    Para lavar cada copo que você usa para tomar água, são necessários outros 2 copos de água para lavá-lo, acredita ? Desse jeito, fica um pouco caro matar a sede às custas do planeta.

Por isso, a dica é simples: use o copo para beber água mais de uma vez. Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.

CARRO LIMPOTodo mundo gosta de ter o carro limpo, mas vamos com calma pra não exagerar na água. Na hora de ajudar o papai a lavar o carro, não utilize mangueira. Use balde e pano e você vai gastar aproximadamente 40 litros de água.

Muita gente leva até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 220 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. 
É muita coisa !!!

PEGA, LADRÃO !!!Torneira pingando, encanamento vazando, descarga desregulada ? 
Fique de olho, pois essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas.

Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia. Isto é, cerca de 1.350 litros por mês.

LOUÇA LIMPAPara dar uma força para a mamãe na cozinha, ajude a limpar bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. A dica é ensaboar tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abrir a torneira para lavar tudo de uma vez.

Se a sujeira estiver muito colada, coloque os itens de molho cheios de água ou na pia, para soltar mais fácil.

Numa casa, lavando louça com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.

LIXO NO LIXONunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos e por aí vai. Lugar de lixo é no lixo e todo mundo sabe disso. 

Cada vez que você dá descarga, são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade.

Se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento, o que não vai ser nada legal.

ROUPAS UNIDASAconselhe a mamãe a deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.

Se ela usar o tanque para isso, diga para ela fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.




FAÇA A SUA PARTE !!!Quantas dessas dicas você já conhecia ?

Se a resposta foi "todas", você está de parabéns !!!

Mas se ainda não conhecia nenhuma, não fique triste... Ainda dá tempo de colocar todas as dicas em prática e ensiná-las para os seus amigos, vizinhos e para a sua família.




        BOA ECONOMIA DE ÁGUA !!! 

O PLANETA AGRADECE, NOSSOS FILHOS E NETOS TAMBÉM !!!


PRESERVAR  PARA  NÃO  FALTAR  !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário