quinta-feira, 21 de junho de 2012

INDIOS QUEREM SUA HONRA E DIGNIDADE DE VOLTA by SULA GAVA






Ma Chère Amie, a escritora SULA GAVA me enviou essa bela matéria em defesa de uma Nobre causa... os Índios, berço da nossa civilização !


Reproduzo aqui na íntegra.





1618col-sula.jpgEu Vi e
 Registrei...

Sula Gava
INDIOS QUEREM SUA 
HONRA E
DIGNIDADE DE VOLTA

Mais do que preservar suas terras, cultura e sobrevivência os índios querem resgatar sua dignidade. Como nos sentiríamos se alguém invadisse nossas casas, roubando tudo aquilo que nossos ancestrais construíram em centenas de anos, querendo mudar nossos costumes, idiomas e até mesmo nossos nomes? E o que é pior: oferecendo migalhas em troca da única coisa que possuímos realmente nessa vida: nossa honra e a própria essência?
Na luta desigual e cruel que os índios brasileiros, por exemplo, vem enfrentando contra os atos covardes e hediondos de preconceito e violência cometidos contra eles-como jovens brancos endinheirados brincando de queimar índio vivo e a agroindústria invadindo suas terras-além de serem perseguidos, mortos e acusados de crimes que não cometeram-não estará faltando alguém especial que os represente oficialmente, sem que eles tenham que sofrer tanto?
1618sula.jpg

Em abril desse ano, o conselho Indigenista Missionário (CIMI) solicitou através da subsecretária geral para assuntos humanitários Valerie Amos que a ONU- Organização das nações Unidas- intervenha junto ao governo brasileiro frente às graves violações de direitos humanos envolvendo os povos indígenas no País.
Apesar das pequenas conquistas dos índios como a recente vitória dos Pataxós do Sul da Bahia que ganharam o direito a terra contra mais de 30 fazendeiros que terão que desocupá-la, eles merecem muito mais do que isso. Até quando eles terão que reivindicar a terceiros que intercedam em seu favor junto ao governo de seu próprio País?
Eles precisam e querem alguém que represente a Nação Indígena perante o mundo e defenda seus direitos. Não terão os primeiros habitantes do Brasil o direito a ocupar uma cadeira na Organização das Nações Unidas?

Atenção: Aos simpatizantes ou engajados na causa indígena: aceitamos sugestões e opiniões. Especialmente se você for descendente de índios, identifique-se.
Colabore mandando um e-mail para sulagava@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário