PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
O Grupo Cultural Arte Consciente, da Saramandaia, formado por ex-integrantes do Projeto Axé e da Escola Picolino, se apresenta dia 10 de junho, às 15 horas, com o espetáculo Viva a Vida Consciente, no Circo Picolino.
O espetáculo é o resultado de projeto apoiado pela Secult e integra arte circense, boxe e música. No picadeiro atuam 80 crianças e adolescentes, treinados por 18 instrutores e educadores nas oficinas promovidas pelo grupo.
O espetáculo reflete a vida das criaças da comunidade, localizada atrás do Detran, próximo à rodoviária, que desde cedo descem para trabalhar com vendedores ambulantes. “Minha vida foi toda assim” diz Antònio Marcos, que vendia picolé na rodoviária e entrou no projeto axé aos 12 anos, em 1991. No mesmo ano veio fazer oficina na Picolino, onde se formou com arte Educador. Com a Picolino, esteve em turnê na França, em outros estados da Bahia e no interior. Em 2003, junto com Alex Pereira e Fábio Santos, criou o grupo Cultural Arte Consciente, com o objetivo de tirar das ruas os meninos em situação de risco.
Entrada Franca
Ilusão
Trupe Circus
16 e 17 de junho -18:00 hs.
Um Ensaio Melodramático Circense (o espetáculo) é a história de Amanda. Mas a história de Amanda é também a de muitos de nós. Versa sobre pontos fundamentais da condição humana: vida, morte, juventude e velhice, amargura e doçura, tédio e euforia, paixão pela vida, o primeiro amor e também sobre deixar a casa da infância para seguir as trilhas do mundo adulto. Enfim, é sobre as escolhas fundamentais que devemos todos fazer um dia: o que fazer de si mesmo, quais caminhos escolher e quanta coragem requer ser o que se quer na vida. Paralelamente se discute a força mágica e onírica do circo, o trabalho infantil, os problemas familiares na adolescência, o embate de gerações. Portanto, algo tão comum hoje, como era antes e como provavelmente permanecerá sendo. É um trabalho para tocar cordas secretas de muitos corações e levantar questões que ainda permanecem sem respostas.
O trabalho é uma homenagem ao sexo feminino: naquilo que tem de sensível, frágil, pungente e belo. É uma provocação ao imaginário e à reflexão, um convite para repensar a vida e o mundo, tão cheio de ilusões que passam, enquanto coisas fundamentais deixam de ser avaliadas.
A Trupe Circus faz parte do Projeto de Formação Artístico-Pedagógica de Adolescentes e Jovens da Escola Pernambucana de Circo, e o espetáculo Ilusão foi contemplado com no Edital Petrobrás Cultural 2010.
Ingressos R$ 5,00 e R$ 2,50
Nenhum comentário:
Postar um comentário