segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Natal da Serra Gaúcha para além das fronteiras - RS

Espetáculo Natal Branco apresentado em Francisco Beltrão (PR)
Foto by Sergio Azevedo

Criações artísticas com a grife de Gramado e Canela 
pegam a estrada para novos destinos pelo estado e pelo país.


Parada de Natal do Iguatemi Porto Alegre
Foto by César Lopes


O Natal da Serra Gaúcha exibe números robustos. São milhões de reais e outras milhões de pessoas que fazem Gramado e Canela prosperarem na época do ano mais esperada por empresários que lucram com a data.

Mas engana-se quem pensa que o Natal da região fica apenas dentro dos limites dos dois municípios vizinhos. Só este ano, por exemplo, a D’arte Multiarte, empresa canelense que tem mais de dez anos de experiência no segmento de entretenimento, irá levar suas criações natalinas para pelo menos oito cidades de cinco estados brasileiros. 

À frente da direção artística dos dois maiores calendários natalinos do Brasil por 15 anos (Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal de Canela), a empresa leva suas criações para cidades que almejam construir uma programação natalina exclusiva e autoral, tendo como exemplo a bem sucedida da Serra Gaúcha.

“Sem dúvida Gramado e Canela são uma grife quando falamos de turismo de eventos e entretenimento, especialmente com o tema de Natal. E nós temos uma grande participação nisso. O que percebemos hoje é que outras cidades brasileiras buscam essa grife como uma ferramenta para desenvolvimento do turismo regional”, analisa o diretor da D’arte Multiarte Rodrigo Cadorin. 

Um bom exemplo é Belo Horizonte. Iniciativa de um grupo de empresários, em dezembro a cidade realiza a primeira edição do “Encantos de Natal”, programação que tem como principal atração o espetáculo “Uskoa - O sonho do Papai Noel”, mais uma criação inédita da D´arte. 

Na receita do grande panetone de atrações da empresa, o Natal tem participação em 60% das entradas do caixa. Depois dele vem a Páscoa e em seguida outra datas e demandas como eventos corporativos e espetáculos pontuais, como o “Korvatunturi” e o “Bellepoque”, por exemplo.

No “Natal tipo exportação” da D’arte estão espetáculos, alguns do portfólio e muitos criados sob medida e com exclusividade, cenografias temáticas e humanizações (quando personagens dão vida a cenografias ou fazem intervenções artísticas), tudo totalmente criado e produzido em Canela. 

No total, espalhados pelos estados do Brasil em que a empresa possui produções, cerca de 500 profissionais das mais diferentes áreas (artistas, carpinteiros, produtores, etc) estão envolvidos para dar vida às criações, além dos mais de 200 técnicos que viabilizam o sonho gerado pela equipe da D’arte capitaneada pelos diretores artísticos e sócios Lisiane Urbani e Rodrigo Cadorin. 

Além de Belo Horizonte, a turnê 2019 da empresa passa ainda por Goiânia (GO), Francisco Beltrão (PR), Tubarão (SC), Bento Gonçalves (RS), Gramado (RS), Porto Alegre (RS) e Canoas (RS). Entre os clientes estão empresas e entidades de diferentes segmentos como shoppings centers, hotéis e operadoras de turismo, além de órgãos públicos como prefeituras. A atuação passa ainda por consultorias de projetos, eventos e espetáculos. 


Cenografia de Natal no Farol Shopping, de Tubarão (SC)
Foto by Sergio Azevedo


De Canela para o Brasil, alguns dos trabalhos da empresa em 2019:


  • “Parada de Natal” - Shopping Iguatemi Porto Alegre (desde 2017)
  • Espetáculo “Meu Presente de Natal” - ParkShopping Canoas (desde 2017)
  • “Natal Sobre Trilhos” - Maria Fumaça de Bento Gonçalves (desde 2017) 
  • “Natal Branco” e “Um Natal Divertido” - Francisco Beltrão (desde 2016)
  • “Os Boticários da Montanha” - Hotel Casa da Montanha de Gramado (desde 2014)
  • Espetáculo “Korvatunturi” - Gramado (desde 2012)
  • Cenografia “Natal Mágico” - Farol Shopping em Tubarão (4 anos)
  • Espetáculo “Uskoa - O Sonho do Papai Noel” - Encantos de Natal de Belo Horizonte 
  • Espetáculo “Angelis” - Goiânia


Para referência

Com mais de 10 anos de experiência, a D’arte Multiarte é uma empresa especializada na criação, produção e execução de espetáculos, cenografias e humanização de cenários. Misturando música, dança, teatro, circo e tecnologias, a D’arte transforma suas criações em grandes e inéditas produções artísticas realizando atualmente mais de 500 shows por ano com um elenco base de 50 artistas para as mais variadas performances. Também mantém um espaço multicultural onde são ministradas aulas de diferentes modalidades artísticas e onde fica sua Sala de Espetáculos. Além disso, a D’arte mantém o projeto social Academia de Arte e Cultura em Canela (RS), sua cidade sede.



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário