terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Inimigo Oculto é prorrogada até 17 de dezembro - SP



OPRESSÃO CONTRA A MULHER É TEMA DE PEÇA 
ENCENADA EM UM HOTEL





Público é colocado no papel de voyeur em INIMIGO OCULTO e se confronta com situações de abuso contra a mulher com peça dirigida  por Rodrigo França e Andrea Bordadagua


INIMIGO OCULTO tem lotado suas sessões todas às terças no Hotel Selina, novo espaço na Vila Madalena. Por isso, a temporada será prorrogada até 17 de dezembro. A peça tem texto de Roberta Simoni e Rodrigo França, que assina a direção ao lado de Andrea Bordadagua, e marca a estreia da dupla de diretores no teatro adulto paulistano. O espetáculo teve uma montagem carioca, mas ganha uma nova versão para a temporada paulista. No elenco de São Paulo, temos os atores Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Naloana Lima,  Silmara Deon, Bruno Kott, Luciano Chirolli, Ricardo Gelli e Sidney Santiago Kuanza. 

O espetáculo acontece em movimento, com cenas em diversos ambientes de um hotel, com as personagens em situações que expõem diversas formas de opressão contra a mulher, em diversas intensidades. Rodrigo França, que também é cientista social, sempre trouxe temas que levantassem questões que abordassem fissuras sociais e problemas políticos e resolveu falar sobre a opressão cotidiana contra as mulheres (principalmente aquela mais velada e psicológica, que nem sempre é considerada violência) há cerca de 2 anos e meio.  

“Números alarmantes de violência contra a mulher sempre chegaram até mim e isso sempre me deixou assustado, principalmente quando olhamos a porcentagem de mulheres negras nesses dados. Falar sobre o assunto se tornou urgente e, infelizmente, ainda temos essa necessidade”, afirma Rodrigo, que se juntou a duas mulheres para o projeto por acreditar que a visão do homem não seria completa e nem tocaria o público da maneira que peça precisava fazer. “Apesar de me juntar às causas femininas, esse não é o meu lugar de fala. Esse projeto é feito para dar voz às mulheres. Isso é de extrema urgência numa sociedade em que o machismo é estrutural. Fomos construídos em cima de conceitos que colocam a mulher num papel de objeto sem muita importância, o que dá aos homens o direito de fazer com elas o que bem quiserem. Isso precisa parar”, diz.




Rodrigo chamou Roberta Simoni para escrever a peça ao seu lado, que disse ter tirado a ideia da peça de um sonho. “Um dia, eu sonhei que caminhava por um museu que contava histórias de mulheres que sofreram feminicídio. Fiquei tão impressionada com o sonho que contei pro Rodrigo, que imediatamente sentenciou: "nós vamos fazer uma peça sobre isso, mana". Nada disso teria acontecido sem ele. Até mesmo a mulher engajada nas causas feministas que me tornei foi ele quem ajudou a formar. O Rodrigo esteve do meu lado quando eu tinha acabado de sair de uma relação abusiva e me ajudou a transformar o trauma em trama. Ele teve o papel fundamental não só de idealizar o espetáculo, como de me estimular a escrever cada cena. Ou seja, ele teve a sensibilidade de me fazer perceber que, através do meu ofício de dramaturga e roteirista, eu tinha as ferramentas para curar minhas feridas e, simultaneamente, ajudar outras mulheres a se curarem também e, sobretudo, a buscarem ajuda”, relata.

Andrea Bordadagua define INIMIGO OCULTO como uma peça silenciosa. “Ela desperta inúmeras vozes dentro de nós. Mas, ao mesmo tempo, é silenciosa. E ela simboliza o silêncio que deveríamos ouvir ao passar a chave na porta de casa e entrar nesse espaço que era para ser de tranquilidade e segurança. O espetáculo mostra que nem sempre é isso que acontece. Que esse lugar de acolhimento, em alguns casos, desperta uma enorme insegurança”

Rodrigo diz que a violência que vemos em cena não é violência física, facilmente identificada. “Algumas pessoas enxergam esse tipo de opressão como uma forma de cuidado ou um tipo de romance. Mas o público é confrontado de maneira a perceber que aquilo causa dor e
 sofrimento às mulheres. Já recebemos, inclusive, relatos de pessoas que só perceberam que viviam num relacionamento abusivo depois de ver algumas cenas e se identificarem no papel da vítima”, conta. 




Versão paulista

Gabrielle Araújo, diretora de produção de INIMIGO OCULTO e também uma das atrizes do elenco, já tinha vontade de trazer o espetáculo para São Paulo há algum tempo. Ela e Rodrigo já fizeram outras parcerias e conversavam sobre o assunto até que ela resolveu apostar suas fichas e montar uma versão paulista mesmo sem o patrocínio ou algum edital como apoio. “O tema e a maneira como ele desperta o público são extremamente necessários nesse momento maluco de Brasil que vivemos. Projetos como esse são aqueles que nos lembram porque acreditamos no teatro. Mais do que levar arte, a peça mexe com o público, fazendo pensar sobre questões importantes. INIMIGO OCULTO é uma grande experiência também”, explica Gabrielle. 

Conversando com os diretores, a produtora e a dupla viram que a peça precisava de uma versão paulista, com atores daqui e também com algumas cenas que regionalizassem o discurso, aproximando a cena da plateia. “Essa é a minha primeira experiência em São Paulo e com artistas daqui. Comecei muito bem com uma espécie de elenco dos sonhos, repleto de nomes fantásticos da cena teatral paulistana”, comemora Andrea. Outra curiosidade é que equipe técnica de apoio é toda composta por mulheres por iniciativa da própria Gabrielle. 

Quando começou, há mais de dois anos, o espetáculo acontecia em um apartamento. Em São Paulo, a produção fechou uma parceria com um hotel recém-inaugurado na Vila Madalena, o Selina, que também recebeu a montagem na sua versão carioca, na sua unidade da Lapa. “A ideia é tirar o público do teatro e trazer ele para cena, no papel do voyeur, proporcionando uma experiência com o tema e questionando até o seu papel ao ouvir brigas de vizinhos, por exemplo”, conta Gabrielle. 

A dramaturga Roberta diz que, desde o início, percebeu que essa é uma montagem que tem um enorme papel social e comemora a chegada a São Paulo. “A medida que o espetáculo foi tomando forma no Rio, fomos recebendo retorno do público, entendemos a potência desse projeto como ferramenta de construção, reflexão e transformação social. Hoje, depois de várias montagens no Rio e de ficarmos por mais de dois anos em cartaz, ver INIMIGO OCULTO ganhando asas e chegando à São Paulo, capital mais cultural do país, sentimos uma alegria profunda e uma esperança muito grande de alcançar e conscientizar um público cada vez maior”, diz.


Sinopse

Em um hotel na Vila Madalena, o público acompanha os atores por diversos ambientes e vive uma experiência de acompanhar como voyeur diversas cenas em que mulheres são expostas a agressões psicológicas que, muitas vezes, são tidas como normais em um sociedade construída em cima do machismo. 



Serviço

INIMIGO OCULTO 

Temporada - Até 17 de dezembro, terças, às 19 horas
Classificação etária - 14 anos
Duração - 70 minutos
Ingressos - Contribuição consciente ao final do espetáculo

Texto - Roberta Simoni e Rodrigo França
 Direção - Andrea Bordadagua e Rodrigo França
Assistência de Direção - Gabrielle Araújo e Bruno Kott
Direção de arte - Cris Matsuoka
Elenco - Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Naloana Lima, Silmara Deon, 
Bruno Kott, Luciano Chirolli, Ricardo Gelli e Sidney Santiago Kuanza
Direção de Produção - Gabrielle Araújo
Produção Executiva - Renata Araújo
Assistência de Produção - Theresa Fonseca
Assessoria Jurídica - Renata Araújo
Fotografia e Audiovisual - Patrícia Soransso
Design e Identidade Visual - Viviane Lamana
Realização - Caboclas Produções
Produtora Associada - Impacto R Cultura e Arte
HOTEL SELINA  - R. Aspicuelta, 237/245 
Capacidade - 30 lugares


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário