quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Novos projetos e termos de cooperação são assinados durante o COP25 em Madri - New projects and terms of cooperation are signed during the COP25 in Madrid - De nouveaux projets et conditions de coopération sont signés lors de la COP25 à Madrid





CETESB ressalta compromisso com o meio ambiente 
e fala sobre a participação de empresas que têm papel voluntário 
na redução de emissões de gases de efeito estufa




Aconteceu na terça-feira (10/12), na Embaixada Brasileira em Madri, durante a COP25, a “Mesa Redonda COP25: o papel dos Governos Subnacionais na Implantação da Agenda 2030”.

Entre a programação do encontro, destacou-se a assinatura de dois importantes termos:

  • - O Protocolo de Intenções entre Fundação Amazônia Sustentável (representada no encontro por Virgílio Viana) e Cetesb.
  • - O Acordo de Cooperação Técnica entre Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) e Cetesb, com ações da Secretaria do Estado de São Paulo de Infraestrutura e Meio Ambiente.


Na ocasião, o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga Alves Pereira, destacou que “O Brasil ainda tem mais de 3.200 lixões, o que representa seis milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE). Isso corresponde à eliminação de gases de três milhões de carros movidos à gasolina anualmente. É um tiro na questão climática. Geramos atualmente 80 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo que 42 milhões de brasileiros vivem nos locais dos lixões, onde os resíduos não são destinados de forma ambientalmente correta. A preocupação da Associação é fazer com que os resíduos saiam do gerador e percorram o caminho correto, chegando ao tratamento adequado”, explicou o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga.

A Presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, ressaltou que “o Estado de São Paulo, há muito tempo, vem trabalhando em prol das agendas do clima, em especial no programa ‘PróClima’, desde 1995. Na visão do Governador, João Dória, temos que avançar por meio das parcerias. Portanto, a assinatura do Protocolo com a Fundação Amazônia Sustentável é fundamental, porque vai ao encontro do programa que temos, por exemplo, o ‘Qualidade do Ar’ – que existe na Cetesb desde 1972 – e assim podemos contribuir com o Estado do Amazonas. O propósito é transferir o nosso conhecimento científico e técnico para um estado que tanto necessita. Podemos trabalhar a fim de repassar nossa experiência tecnológica para diminuir os efeitos que as queimadas provocam na qualidade do ar do Amazonas. Podemos contribuir com políticas públicas que possam ser
implantadas”, explicou.

A Presidente da Cetesb também comentou a respeito do segundo acordo assinado: “A parceria do setor público com o privado será no sentido de incentivar as ações das empresas.
Há aquelas que já estão cumprindo metas ambiciosas e há aquelas que estão dando início a essas ações. E todas são bem-vindas. A criação da Câmara de Mudanças Climáticas, na Cetesb, tem a função de dar o suporte técnico, bem como o trabalho com as ONGs para lidar com o suporte técnico. São Paulo quer contribuir para o avanço dos outros estados nesse âmbito”, disse Patrícia sobre o acordo com a ABETRE.


Mais sobre a mesa redonda

O objetivo do encontro foi divulgar internacionalmente a iniciativa do Acordo Ambiental de São Paulo e do Estudo de Baixo Carbono, desenvolvido com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela CETESB e por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
Houve a apresentação do Acordo Ambiental São Paulo, que foi lançado no Palácio do Governo de São Paulo em 29 de novembro passado, em uma iniciativa do Governo paulista, capitaneada pela CETESB/SIMA e pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), que reuniu empresas, instituições e municípios com ações voluntárias para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEEs), medidas de adaptação e ações correlacionadas.


O COP25 em Madri

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu na segunda-feira passada (02/12), a cúpula do clima – COP 25. O evento ocorre até o dia 13 de dezembro e conta com líderes mundiais de quase 200 países, totalizando cerca de 29 mil pessoas.
Mais de 50 chefes de Estado estão no COP 25, que tem como slogan “Hora da Ação” (Time for Action). 












A Expressão 5
+55 11 9 9597 8822 / +55 11 3032 1500 
redes sociais: @aexpressao5



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário