Primeira Noite Homenageou EVA WILMA e exibiu "360" (fora de competição) e "Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida".
Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto |
Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk entrega do Troféu Cidade de Gramado para a atriz Eva Wilma. |
Foto: Edison Vara/Pressphoto |
Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto |
A Orquestra Sinfônica de Gramado foi a Grande atração da Cerimônia de Abertura Oficial do
40º Festival de Cinema de Gramado. Autoridades, convidados e visitantes acompanharam a apresentação da Orquestra que, sob regência do maestro Bernardo Grings, executou as trilhas dos filmes A Conquista do Paraíso e Piratas do Caribe, além da clássica Por Una Cabeza, de Carlos Gardel. A atriz Eva Wilma, homenageada do Festival com o Troféu Cidade de Gramado, fez questão de assistir a apresentação.
Foto: Edison Vara/Pressphoto
Abertura Oficial do 40° Festival de Cinema de Gramado.
Rosa Helena Volk, secretária de Turismo de Gramado, Host Volk, fundador do Festival de Cinema e atriz Homenageada Eva Wilma.
Apresentadores Leonardo Machado e Renata Boldrini.
360, Filme de Abertura do Festival de Gramado. Na foto: diretor Fernando Meirelles.
Abrindo a programação noturna, Fernando Meirelles estava presente para apresentar seu mais novo longa-metragem 360, ainda inédito no Brasil. Também representando o filme, estavam a atriz Maria Flor, a responsável pela trilha, Ciça Meirelles, e o diretor geral da Paris Filmes, Marcos Fraccaroli.
O filme é definido por Meirelles como um “trabalho íntimo, uma experiência nova, diferente de tudo que já fiz”. O momento também era especial para o diretor, que não escondia seu orgulho de estar ali. “É uma honra ter essa sessão em um Festival que sempre resistiu bravamente e que, agora, quer sintonizar com tudo o que está acontecendo no cinema”, comentou.
Secretário de Cultura Luiz Antônio de Assis Brasil, diretor Fernando Meirelles e secretária de Turismo Abgail Pereira. |
360, Filme de Abertura do Festival de Gramado. Na foto: atriz Maria Flor, diretor Fernando Meirelles e Ciça Meirelles.
Logo após a sessão de 360, foi a vez de Eva Wilma subir ao palco do Palácio dos Festivais para receber o Troféu Cidade de Gramado. O prêmio, que presta homenagem a figuras importantes na divulgação do Festival e da cidade-palco, fez a plateia aplaudir a atriz de pé. “É maravilhoso voltar à essa montanha encantada, a esse pedaço de paraíso. Estou encantada com a homenagem”. Em seu discurso, Eva Wilma agradeceu e homenageou figuras importantes não só para sua carreira, mas também para o próprio cinema nacional, como P.F. Gastal, Grande Otelo, Eduardo Abelin e Horst Volk. Emocionada, terminou citando Leonel Brizola: “A indústria nacional do cinema será o elo que unirá todos os brasileiros”!.
Dando sequência à programação, foi exibido o primeiro filme da mostra competitiva de longas-metragens nacionais, "Eu Não Tenho a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida".
O diretor, que estava presente na exibição junto com a equipe do filme, assumiu o nervosismo : “Acho que essa é a noite mais apavorante da minha vida, principalmente porque é o meu primeiro trabalho depois de minha estreia no cinema”. O jovem diretor estava muito bem humorado ao lidar com a assumida tensão e ainda fez uma homenagem a seus amigos, a quem atribui a realização de tudo :
“É meio clichê dizer isso, mas esse é um filme de amigos, feito com muito amor. Ele é simples e feito por pessoas que que só queriam fazer um filme porque isso é o que elas mais amam”.
Marcos Santuário, curador do Festival, Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk e curador Rubens Ewald Filho
Diretor da Um Cultural Halfe Cardoso
Atriz Clarice Falcão, ator Wagner Santistebal, diretor Matheus Souza e ator Rodrigo Pandolfo
Apresentação do filme "Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida". Na foto: ator Wagner Santistebal, diretor Matheus Souza e atriz Clarice Falcão
Francisco César Filho, jurado da Mostra de Curtas
Roberto Farias, jurado da Mostra de Longas-Metragens do Festival
Nenhum comentário:
Postar um comentário