Estarei lá para registar e prestigiar esse Grande Momento do 40° Festival de Cinema de Gramado... a entrega do KIKITO aos Melhores do Cinema !!! SUPER ansiosa para esse Grande Evento... !!! |
Premiação 40º Festival de Cinema de Gramado
SÁBADO – 18 DE AGOSTO
Palácio dos Festivais
Curtas-metragens
Melhor desenho de som
Melhor Trilha Musical
Melhor Direção de Arte
Melhor Montagem
Melhor Fotografia
Melhor Roteiro
Melhor Atriz
Melhor Ator
Prêmio Especial do Júri
Melhor Curta Júri Popular
Melhor Diretor
Melhor Filme
Prêmio Canal Brasil - Melhor Curta
Longa-metragem Estrangeiro
Melhor Fotografia
Melhor Roteiro
Melhor Ator
Menção Especial
Melhor Longa Júri Popular
Melhor Diretor
Melhor Filme
Júri da Crítica
Melhor Curta-metragem
Melhor Longa Estrangeiro
Melhor Longa Brasileiro
Longa-metragem brasileiro
Melhor Desenho de Som
Melhor Trilha Musical
Melhor Direção de Arte
Melhor Montagem
Melhor Fotografia
Melhor Roteiro
Melhor Atriz
Melhor Ator
Prêmio Especial do Júri
Melhor Longa Júri Popular
Melhor Diretor
Melhor Filme
Faltam poucas horas para a Cerimônia de Encerramento do 40º Festival de Cinema de Gramado. Um balanço geral do evento, no entanto, foi realizado hoje à tarde em uma coletiva na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense. Presentes no encontro, os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, o diretor da Um Cultural (produtora e proponente do Festival), Ralfe Cardoso, Carlos Eduardo Lourenço Jorge e a secretária de turismo e coordenadora do evento, Rosa Helena Volk.
“Foi o primeiro passo de um grande projeto”, comentou a secretária, que afirmou a ideia de que a 40ª edição tem como objetivo dar o pontapé inicial para ampliação e solidificação do evento. Em números, a cidade de Gramado excedeu as expectativas em tempos de Festival: a perspectiva inicial de receber 150 mil visitantes foi superada. Até sexta-feira (17) a cidade já tinha recebido 170 mil visitantes. “Sabíamos que o desafio era grande, mas o carinho de todas as pessoas foi muito grande. Sentimos em todos a vontade de fortalecer o Festival, todos entenderam que era a hora de se unir. Que isso permaneça por muitos e muitos anos. Esse é um momento de agradecimento”, indicou Rosa Helena.
Ralfe Cardoso também comemora o resultado alcançado pela 40ª edição, enfatizando a participação do público no processo de renovação do evento: “Tivemos momentos com mais e menos interesse do público, mas nunca salas vazias. É um momento de retomada de público. A redução do valor do ingresso foi fundamental nesse sentido. E, com certeza, isso será permante. Não existe razão para fazer diferente”. A imprensa também recebeu agradecimentos do diretor da Um Cultural, que destacou a parceria com os veículos de comunicação. “Nós carregamos juntos o Festival. Tivemos essa compreensão generosa de todos os segmentos, esforços sobrenaturais para celebrar os 40 anos do Festival e uma repercussão positiva para todos, inclusive do ponto de vista financeiro”.
A plateia também teve voz na coletiva. Susana Schild, do júri da crítica, elogiou a curadoria composta por José Wilker, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho: “Normalmente, em várias seleções, temos que escolher o menos pior. Não foi o que aconteceu nessa edição. Assistimos a filmes surpreendentes, inusitados e que mostram novos caminhos”. Nesse sentido, a missão idealizada por Marcos Santuário foi cumprida, já que ele acredita que mais do que a curadoria falar, a ideia era de que os filmes falassem pelos curadores. O diretor da FUNDACINE, Luiz Alberto Cassol, ainda agradeceu a acolhida do Festival em relação às entidades de cinema, destacando que essa foi a primeira vez em que as entidades participaram efetivamente de diálogos com o evento. E, como apontou o curador Marcos Santuário, “ficou claro de uma vez por todas: a partir de agora, o Festival só vai melhorar!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário