quinta-feira, 17 de setembro de 2015

♥ Maceió é palco de Exposição Inédita no Nordeste sobre a Antártica e a Amazônia Azul ♥

J.P. Vasconcellos de Matteo


A Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL promove a II Mostra Cultural, intitulada “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, no período de 18 a 30 de setembro, na praça central do Maceió Shopping.

II Mostra Cultural Soamar/AL traz para Maceió uma exposição inédita no Nordeste, em que o visitante terá a oportunidade de conhecer projetos de suma importância para o Brasil, vinculados à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na Amazônia Azul e na Antártica.

A Exposição “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” evidencia uma área marítima de 4,5 milhões de km², tão rica – como os recursos minerais (petróleo e gás), biotecnologia marinha, aquicultura e pesca - e extensa como a Amazônia verde, acrescentando ao Brasil uma área equivalente a 50% do seu território terrestre, e, a Antártica, sexto continente do Planeta e único sem divisão geopolítica, ainda longe da globalização mesmo com os meios de comunicação existentes. Sua fauna, suas riquezas e importância estratégica, e a decisiva participação brasileira nesse processo de exploração científica são conhecimentos que merecem ser divulgados à sociedade brasileira.

Sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly, a exposição destaca peças que atraem a curiosidade das pessoas, como moto de neve, maquetes da Estação Antártica Comandante Ferraz, do refúgio antártico; maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, das Crostas Cobaltíferas e Fosforitas; manequins masculino e feminino com vestimentas especiais usadas na Antártica, réplicas de pinguim Rei e de pinguim de bico vermelho em tamanho natural; timão em madeira de lei, maquetes do helicóptero Esquilo, da Aeronave Hércules C-130 da FAB, do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, além de TV 55” tela LED, com painel touchscreen. Também serão apresentados vídeos institucionais que remetem às pesquisas científicas desenvolvidas na Antártica e na Amazônia Azul, entre outras curiosidades.

Pela importância cultural e rico material em exposição, a organização do evento tem uma expectativa de receber um grande público. “Todo planejamento de infraestrutura, organizacional e de mídia foi pensado para receber um público estimado em 300 mil, entre estudantes, professores, pesquisadores e público em geral”, diz o diretor geral da Mostra, J. P. Vasconcellos de Matteo.

O presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL, Eduardo Auto Guimarães, já comemora o sucesso do evento inédito. “A I Mostra Cultural da Soamar/AL realizada no ano passado, no Maceió Shopping, superou a nossa expectativa. Acredito que a exposição ‘O Brasil na Antártica e Amazônia Azul’ será um marco em Alagoas e coroada de muito sucesso, não só de número de visitantes, mas, principalmente, pelo conhecimento que trará para a sociedade de um tema pouco conhecido. Quem visitar a exposição terá orgulho de ser brasileiro, em uma época que vivemos o desconforto de uma crise moral. Teremos a oportunidade de conhecer as atividades da Marinha do Brasil, a riqueza do nosso mar e as grandes conquistas conseguidas através dos projetos realizados na Estação Antártica Comandante Ferraz”, afirma Guimarães.

O evento guiado é promovido pela Soamar/AL, com a realização da Secretária Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com apoio institucional do 3º Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Alagoas.

Apoio cultural: Maceió Shopping, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Sococo, Unimed, Transamérica Turismo, Ademi/AL, Maceió Pilots, Revista Evidência Cosmopolita, Praticagem de Maceió, Mestre Cuca Bistrô, Sesc/AL, Bodega do Sertão, Bandeirantes Mídia Exterior, Organização Arnon de Mello, Tech - Soluções em Eventos, Eagle Security Vip, Padrão – Locações e Eventos.


Serviço:

II Mostra Soamar/AL – O Brasil na Antártica e Amazônia Azul
Praça central do Maceió Shopping
Período: de 18 a 30 de setembro
Aberto ao público

Informações: (82) 98871.8930


Manequim masculino com vestimentas especiais usadas na antártica

Maquete do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel

Maquete Helicóptero Esquilo

Moto de Neve

Eduardo Guimarães - Pres. Soamar-AL

Replicas de pinguins



À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário