quarta-feira, 8 de maio de 2019

❤ Bairro Caleidoscópio inaugura nova fase da Casa da Gioconda ❤ SP/BR ❤



Casa da Gioconda comemora 10 anos 
com Programação Especial 


Bairro Caleidoscópio, peça do dramaturgo equatoriano marca nova fase do espaço que já foi palco para diversas criações da cena teatral paulistana


Maio será um mês importante para a Casa da Gioconda: o espaço que abriga há 10 anos o grupo homônimo que tem o dobro de idade reabre suas portas e recebe uma programação voltada para o público paulista que aprecia o teatro. O casarão no Bixiga já foi Ponto de Cultura e vinha vem recebendo processos de criação de espetáculos e algumas oficinas e leituras dramáticas, mas agora também traz uma programação. A  abertura das portas para público acontece no dia 10 de maio, com a estreia de Bairro Caleidoscópio, texto de Carlos Gallegos, que ganha vida com o ator Thiago Carreira.

A temporada também lança uma campanha para reformulação do espaço, visando maior conforto do público. Quem colaborar com 50 reais para a reforma, ganhará um livro como forma de agradecimento. Os livros são Os sujos (prêmio Proac de criação literária 2015 - dramaturgia) e Os ossos, Lady M e A fronteira, projeto premiado no 2º Edital de publicação de livros da Prefeitura de São Paulo em 2018, ambos de Milton Morales Filho que cedeu os exemplares para o espaço.

"Em dez anos, nos mantivemos ativos fomos palco para experimentação, investigação e aprofundamento das práticas e reflexões sobre o teatro, proporcionando aperfeiçoamento artístico e humano aos artistas envolvidos nas produções. Agora, é hora de ofertar isso para a cidade e contribuir para a cena teatral paulistana, no meio do Bixiga, bairro que está intimamente ligado à cena teatral paulista: estamos perto do Sérgio Cardoso e do Oficina, por exemplo", explica Milton Morales Filho, Diretor do Coletivo Casa Gioconda. 

A relação com o bairro também acontecerá por meio de parceiros. Enquanto não realiza sua reforma, a Casa da Gioconda dará um voucher para os frequentadores do espaço que oferece um desconto na vizinha Livraria e Café Giostri.




Bairro Caleidoscópio

Antes da reforma da Casa da Gioconda, o espaço recebe a estreia de Bairro Caleidoscópio, escrito por Carlos Gallegos, dramaturgo, ator e diretor latino-americano do Teatro de La Vuelta, do Equador. Com direção de Marcella Piccin, o monólogo ganha vida com o ator Thiago Carreira. A peça conta a história de Alfonsito, que acorda com vontade de ir ao mercadinho da esquina comprar um pão, ou dois. Para tal, ele precisa enfrentar seus múltiplos medos, como deixar sua meticulosa, organizada e empoeirada casa e atravessar a rua vazia, evitando contato com pessoas conhecidas e vencer sua timidez na hora que recebesse seu saquinho de pão. Apesar do tom de comédia romântica, a montagem apresenta diversas camadas que falam sobre o desejo, medo e problemas da vida moderna. A peça está sendo realizada por meio do esforço e verba dos produtores, sem nenhum recurso de patrocínio ou prêmio. 

Além dessa, a Casa da Gioconda também já tem uma programação para os meses seguintes: Histórias de Chuva, texto de Milton Morales, ganha nova versão e marca a estreia de Alexandre Meirelles na direção. A peça mostra uma rua do centro de uma grande cidade onde existe uma loja parada no tempo. Seu proprietário, conhecido como "o guardador de histórias de chuva", recebe personagens dispostos a guardarem suas mais belas, trágicas e transformadoras histórias de dias chuvosos. Suas memórias ficam literalmente encapsuladas e guardadas como gotas de chuva, que são reveladas nos momentos mais saudosos, regeneradores e mágicos durante a narrativa. O elenco será formado pelos atores Ana Paula Salvestro, Anderson Rosa, Bastian Thurner, Douglas Sá, Frederico Mendonça, Lora Lazarova, Maira Helen, Marcela Artusi, Mariana Faloppa, Milene Vianna, Simone Évans e Thiago Carreira. 

Outra peça que deve entrar em breve na programação é Infância, cemitério de brinquedos. O projeto nasceu da necessidade que o ator Alexandre Meirelles e o diretor Thiago Ledier possuem em investigar o tempo. A parceria entre os dois artistas vem de longa data, desde que ministravam em dupla os cursos e oficinas de teatro para iniciantes e estudantes no Teatro do Núcleo Experimental, grupo que ajudaram a fundar e do qual fizeram parte por mais de 10 anos. A ideia saiu do papel com a dramaturgia de Milton Morales Filho. O espetáculo começa como uma espécie de conferência sobre o tema, onde aos poucos irrompe o depoimento pessoal do personagem. A peça se alterna num constante jogo de revelações, em que se fala sobre si mesmo.   


A história do Coletivo Casa Gioconda

O coletivo Casa da Gioconda, foi fundado em 1999 por atores estudantes da EAD Escola de Arte Dramática / USP, quando sentiram a necessidade de formar um núcleo de experimentações artísticas, tendo como objetivo a pesquisa para a elaboração de dramaturgias inéditas, tanto para crianças quanto para adultos. Seus projetos independentes tiveram o reconhecimento com indicações e diversos prêmios como APCA, FEMSA e Prêmio Funarte de Dramaturgia.

O grupo abriu sua sede em 2009 e foi Ponto de Cultura até 2012. Nessa época, o espaço se firmou como um local de encontro entre artistas de teatro, recebendo ensaios, leituras dramáticas, oficinas de teatro para atores iniciantes e profissionais, além de manter a pesquisa para elaboração de novas dramaturgias.

Entre 2013 e 2016, a Casa da Gioconda teve um hiato para reformas e, já reaberta, a sede do coletivo firmou, em 2017, uma parceria com a XYZ Produções Artísticas, que tem coordenação artística de Alexandre Meirelles e José Maria Freixa. Junto com Milton, Alexandre formou um núcleo artístico que ajudará a criar toda a programação e linha de pesquisa do Coletivo Casa Gioconda. Além da dupla, somam-se a eles: a atriz, figurinista e cenógrafa Cy Teixeira, o ator e produtor Thiago Carreira, e ator, diretor e tradutor Thiago Ledier. Esses nomes também contam com a participação dos atores Joice Jane Teixeira e Leandro Madeiros, que estão com Milton desde a fundação do grupo. 





Sobre núcleo criativo do Coletivo Casa Gioconda

MILTON MORALES FILHO -  Diretor, dramaturgo e fundador do Teatro da Gioconda. Formado pela Escola de Arte Dramática da USP e Medicina pela UNESP. Mestre em ciências da saúde pelo IAMSPE e com pós-graduação em acupuntura pela AMBA.

ALEXANDRE MEIRELLES - Ator, arte educador, produtor e diretor artístico da XYZ Produções Artísticas. Formado pelo Teatro Escola Macunaíma e licenciado em Artes pela Faculdade Belas Artes de São Paulo.

CY TEIXEIRA - Atriz, Figurinista e Cenógrafa é formada em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Macunaíma, Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, cursou Extensão em Desenho e Ilustração de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e Costume Design for Theatre and Screen na Central San Martin / College os Art and Design - London com Gary Thome MA.

THIAGO CARREIRA - Ator e Produtor. Formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Foi colaborador e ator do Núcleo Experimental de 2006 a 2015.

THIAGO LEDIER - Ator, Diretor, Tradutor e Produtor. Formado pela Escola de Teatro Ewerton de Castro em 2002, continuou seus estudos no Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP entre 2004/2005, sob a coordenação de Isabel Setti.

JOICE JANE TEIXEIRA - Formada em Arte Educação na Faculdade Paulista e também pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, EAD/ECA/USP, Joice atua como como atriz/cantora e pesquisadora em diversas companhias do cenário teatral da cidade de São Paulo.

LEANDRO MADEIROS - Ator e cantor. Iniciou seus estudos e trabalhos com teatro em 1989. Participou de diversos espetáculos e cursos de interpretação, dança e clown. Formou-se pela Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP no ano de 2000.



SERVIÇO

BAIRRO CALEIDOSCÓPIO

Estreia dia 10 de maio, sexta, às 21 horas, na Casa da Gioconda 
Temporada - Até 16 de junho, sextas e sábados, às 21 horas, domingos, às 19 horas
Dramaturgia - Carlos Gallegos. Direção - Marcella Piccin. Ator Criador - Thiago Carreira
Tradução - José Maria Freixa. Adaptação do texto - Thiago Carreira, Marcella Piccin e Alexandre Meirelles. Trilha Sonora Original - Ki Somerlatte. Design de luz - Andressa Pacheco. Cenários, figurinos e adereços - Cy Teixeira. Direção de Movimento - Tatiana Abrantes. Comunicação Visual e Design Gráfico - Douglas Sá. Produção Executiva - Alexandre Meirelles. Realização - XYZ Produções Artísticas. Apoio - Coletivo Casa da Gioconda   
Duração - 60 minutos. Recomendado para maiores de 12 anos
Ingressos: Contribuição espontânea (pague quanto puder), valor sugerido R$ 20,00




CASA DA GIOCONDA
Rua Conselheiro Carrão, 288
Bela Vista
Capacidade - 35 lugares
Bilheteria - Uma hora antes dos espetáculos


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário