Documentário
Quarteto Descobertas e a vida de um músico
"Making of da gravação do novo DVD do Quarteto Descobertas, grupo de Londrina que irá em abril de 2012 para sua 5. turnê de concertos em 4 países da Europa. Esse trabalho transformou-se em um Documentário e está muito primoroso, com extremo bom gosto de edição e imagens que realmente vale a pena ver ! Muito interessante como o violinista Roney Marczak conta e narra curiosidades a respeito de sua vida com a música incluindo momentos e quadros emocionantes sobre a sua história. São integrantes do Quarteto Descobertas: Murilo Barbosa ao piano, Filipe Barthem ao baixo e Duda de Souza na percusssão e bateria. Parabéns à toda equipe de produção e editores!
Comentário - Centro Cultural e de Integração das Artes"
RONEY MARCZAK |
Nascido em Londrina, teve aulas com Paulo Bosísio e freqüentou aulas com Paulo Bosísio (Rio de Janeiro), Monika Urbaniak (Berna), Igor Ozim (Colônia,Viena e Berna) e Master Classes com Max Rostal e Henrik Szering (Suíça), Paul Badura Skoda (Viena), Shmuel Ashkenasi (Israel) e com Joseph Silverstein (USA). Premiado e vencedor de vários concursos nacionais e internacionais, aos 17 anos foi escolhido após rigorosa seleção entre 900 candidatos para ser um dos 3 bolsistas do governo alemão (DAAD) e graduou-se obtendo a nota máxima na Musikhochschule de Freiburg (Alemanha). Concluiu também com honra ao mérito o curso de interpretação e virtuosismo e o mestrado em pedagogia da música para bebês, crianças e adultos na Escola Superior de Música de Berna (Suíça).
Realizou concertos como solista à frente das principais orquestras brasileiras e, na Europa solou com a Sinfonie Kontrast Orchester, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Berna (Suíça), Freiburger Sinfonie Orchester (Alemanha), sob a regência dos maestros Alceo Bocchino, Roberto Tibiriçá, Jamil Maluf, Júlio Medaglia, Kaspar Zehnder e Dmitrij Kitajenko.
Foi artista convidado pelo Vaticano para receber na capela privada do Santo Papa, a primeira visita de todas as eminências católicas do Oriente realizada em 1994, recepcionados pelo Papa João Paulo II e cardeais. Solenidade a qual o violinista apresentou obras de compositores para violino solo.
Gravou em 1999 na Alemanha com o pianista Christian Ruvolo, o CD Descobertas I um dos primeiros CDs a reunir clássicos populares a populares clássicos de compositores brasileiros incluindo músicas e arranjos inéditos da MPB para violino e piano. Em 2002 gravou o Descobertas II e dando continuidade ao segmento de divulgar a música clássica e popular do Brasil e prepara-se para trazer ao Brasil o Descobertas III, encerrando assim a trilogia Descobertas, álbuns que estão contribuindo muito para o resgate e divulgação do repertório primoroso e desconhecido de compositores brasileiros no Brasil e exterior.
Interessado em contribuir na melhoria do ensino da música no Brasil, após 14 anos de estudos e trabalhos profissionais na Europa, realizou um de seus sonhos e fundou em sua cidade natal, Londrina - Paraná, a Escola de Música Sol Maior Roney Marczak, que nasceu com propósitos definidos e, à medida que se fortaleceu no cenário musical da cidade, mais nítidas se tornaram sua linha de atuação na área do ensino artístico. Em menos de uma década mais de 1.200 alunos de Londrina e região participaram de seus cursos, recebendo orientação pedagógica e instrumental dos professores que integram o corpo docente da Escola Sol Maior. Como resultado – ou uma das consequências – desse aprendizado foi o surgimento da Orquestra Jovem de Londrina, formada também por músicos que estudaram na Sol Maior.
Outras ramificações também nascidas das atividades realizadas na escola são o Duo Descobertas, a Orquestra Infanto-Juvenil Sol Maior e o Quarteto Descobertas.
A Sol Maior hoje é uma das únicas escolas de música no Brasil que têm parceria com escolas de música na Suíça, propiciando aos alunos e professores, trocas de conhecimentos e culturas durante todo o ano letivo através da vinda de professores estrangeiros exclusivamente para a escola de música.
Roney Marczak foi convidado pelo Governo do Paraná para integrar a direção artístico-pedagógica do 24º Festival de Música de Londrina. Recebeu das principais entidades políticas da cidade de Londrina, o Diploma de Reconhecimento Público e a Comenda Ouro Verde, homenagens conferidas ao músico, através dos serviços prestados à comunidade de Londrina e região através dos projetos idealizados e realizados pela Escola de Música Sol Maior Roney Marczak desde 2001. Atualmente é membro de honra da Academia de Cultura do Estado do Paraná.
RONEY MARCZAK ORGULHO NACIONAL !!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário