terça-feira, 4 de março de 2014

♥ FERNANDO EKMAN em Mostra Internacional com curadoria de Enock Sacramento ♥


Fernando Ekman

No Museu de Arte de Goiania Fernando Ekman participará da mostra coletiva internacional com um conjunto de obras "Diálogos Latino Americanos" com a curadoria de Enock Sacramento - Brasil e de Darys Vasquez - Cuba com a produção de Malu da Cunha no período de 13 de março a 13 de abril de 2014.
Também participam da coletiva os artistas : Yunior Acosta - Cuba, Gustavo Alamón - Uruguai, Mário Queiroz - Chile, Morella Jurado - Venezuela, Rámon Cáceres - Paraguai,  César Romero e G Fogaça - Brasil.
Após esta exposição Fernando Ekman também foi um dos selecionados para o 2º Salão de Outono da América Latina França - Brasil prevista para Maio de 2014.

Em anexo uma das obras da coletiva e as palavras de Fernando sobre : Camadas finas de pigmentos e sentimento sobre papel e algodão.
Fim de semana meu pai nos levava a “visitar obras”.
Escalando e escorregando nos montes de areia e pedra, para o desespero do mestre de obras, todo  dia era dia de aprender alguma coisa: vala, baldrame, viga...
Há muito venho perseguindo esta imagem: uma betoneira bem usada, trabalhada pelo homem e pelo tempo.
E foi na Av. Brasil – Habana, Cuba que achei essa imagem.
Junto com a colher de pedreiro, os pregos, a morsa o maçarico, a manilha;
a betoneira vai compor mais uma peça do meu repertório de Objetos Solidários."




Sobre Fernando Ekman:

Fernando Ekman é diretor de arte, cenógrafo e artista plástico.
Como Cenógrafo foi premiado com o Leão de Ouro no Festival de Cannes com vídeos expressivos para artistas como Aguilar, Paulo Sayeg e em eventos como Profissionais do Ano da Rede Globo.
Cenógrafo Na TV Cultura, TV Bandeirantes e TV Tupi com Walter Avancini. Seu último trabalho foi a programação do canal Bem Simples da Fox Brasil.
Foi Diretor de Arte do núcleo de Dramartugia na TV Bandeirantes.
Direção de Arte para o projeto UFC trabalhando com a equipe da POLEIA PRODUÇÃO DE ARTE coordenada pela produtora Deborah Mesquita de Barros e o talento do Arquiteto Alexandre Skaff, entregando mais de dois mil metros quadrados de cenários para a Floresta Produções e Zuffa da que elaborou a academia e a casa dos catorze participantes do reality BBB exibido pela Rede Globo.
Como Artista Plástico participou de exposições na Casa das Rosas, na XXI Bienal Internacional de São Paulo, Bienal de Artes de Malta (Portugal), entre outras mundo afora.
Em 2013 - Coletiva TRAVEL – BRASIL CUBA no MAG Museu De Arte Goiânia  
SP ESTAMPA 2013 com o projeto OBJETOS DE RUA, colagem sobre muros em Santa Cecília.
Exposição de Pintura & Objetos de Arte - mini coletiva com oito artistas plásticos, na Mercearia São Roque - SP.
Individual PEQUEÑAS COSAS QUE TAMBIÉN AYUDAN A VIVIR em Habana – Cuba.
Individual SÓLIDOS na Galeria 22 com curadoria de Reinaldo Marques
Seu  currículo é muito vasto e rico em suas várias atuações no mundo cultural.




Previsto para acontecer em Maio de 2014 no Memorial da América Latina em São Paulo, é mais uma iniciativa da Associação Cultural Salon d’Automne França-Brasil em parceria com a Fundação Memorial.
Este Salão, que preserva os princípios fundadores do Salon d’Automne de Paris, baseado na “Fraternidade das Artes e dos Artistas” receberá as seguintes disciplinas:
Pintura, Escultura, Artes Gráficas, Fotografia, Vídeo, Livro de Artista, Performance e Instalação.
Aberto à participação de artistas de todas as nacionalidades.
O Jurado atribuirá prêmios por categorias.




O Salão
No âmbito da sua estratégia de internacionalização, o Salon d’Automne criou em 2009 um Comitê Internacional onde os membros tem por objetivo montar exposições sob o modelo do Salon em países onde os artistas emergentes o ainda desconhecidos encontram dificuldades para apresentar sua produção ao grande público e aos amantes das artes.
Tratando-se de São Paulo, mégalopole de mais de 20 milhões de habitantes, a criação artística está inserida em todos os domínios. Neste cenário, os artistas de certas disciplinas, destacando-se as artes plásticas, se deparam com limitações de espaço para expor suas obras apesar da abundância de espaços culturais.  Poucos são os grandes eventos,  entre eles há os que se destinam a exposição de galerias; os espaços culturais abrem suas portas quase que exclusivamente para os artistas já consagrados; e a Bienal de São Paulo, que outrora foi precursona no que diz respeito a revelação de o talentos, hoje tem por fim mostrar os artistas que já alcançaram seu espaço na mídia.
Os salões de arte, que antes ofereciam uma oportunidade para os artistas, que ainda não estão inseridos no mercado mostrarem seu trabalho,  os poucos que restam são destinados anixos específicos de fazer artístico.
É neste contexto que o projeto de criação em São Paulo do ”Salão de Outono da América Latina”, aberto a diversidade artística, internacional e multidisciplinar, sem outro dogma além da qualidade das obras apresentadas, foi lançado em fins de 2009 com a criação da Associação Cultural Salon d’Automne França-Brasil.
Em 2010, a criação do Salão foi confirmada pelo Comité International du Salon d’Automne (CISA) e, no prefácio do catálogo do Salon d’Automne de 2010 onde, M. Frédéric Mitterrand, Ministro da Cultura e Comunicação menciona o nascimento do Salão de Outono em São Paulo.
Uma primeira reunião constitutiva aconteceu em dezembro de 2009.
O registro da razão social do Salon d’Automne França-Brasil e Salão de Outono da América Latina bem como o logotipo foram já depositados no IMPI.
O ato da Assembléia Geral de constituição do Salon está datado 10 de maio de 2011. A Associação não tem fins lucrativos .




Par Ma Très Chère Amie :
MARIA EMILIA GENOVESI
PRODUTORA CULTURAL
ASSESSORA/ MARKETING E IMPRENSA
ESCRITORA
55 11 2362.9959
55 11 99997.4230
twitter: @MariaGenovesi
Girardi Representações Ltda
consultora de projetos


Nenhum comentário:

Postar um comentário