quarta-feira, 5 de junho de 2019

Livro da Isa Colli sobre alimentação saudável foi "case" do 1° Fórum Internacional de Segurança Alimentar do Pacto de Milão




O projeto pedagógico realizado pela Escola Municipal Leonor Posada, em Marechal Hermes, com base no livro “Luke, O Macaco Atleta”, escrito por Isa Colli, foi mostrado como exemplo de boas práticas para incentivar a alimentação saudável entre as crianças da rede municipal do Rio de Janeiro no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. A diretora Fátima Netto fez um depoimento para contar como foi o trabalho e como ele influenciou na mudança de hábitos da garotada. O projeto deu tão certo que chegou a ser tema de uma reportagem especial da TV Escola, em março deste ano.   

A escritora, que mora atualmente na Bélgica, veio ao Rio especialmente para participar do encontro, que começou no dia (29/05) e terminou na sexta (31/05), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária.

“Luke, O Macaco Atleta”, nasceu com o objetivo de debater políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que envolvam questões como diversidade, respeito à natureza e minimização do desperdício e está cumprindo a sua missão, afirmou Isa.


Sobre o Fórum

O 1 º encontro do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana na América Latina, organizado pela Prefeitura do Rio, reúne especialistas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), da Organização Pan Americana da Saúde (Opas/OMS/ONU) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), além de prefeitos e representantes de governos de cidades da América Latina e da Europa. 


Pacto de Milão

Lançado em 2015 na Itália, o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (MUFPP) reúne medidas assinadas por mais de 184 cidades em todos os continentes para o desenvolvimento de sistemas alimentares baseados nos princípios da justiça social e da sustentabilidade. O Rio de Janeiro foi a única cidade da América Latina escolhida para apresentar seu projeto de segurança alimentar em fórum, que ocorreu na cidade de Milão, na Itália, em novembro do ano passado. 


Luke, O Macaco Atleta alerta para obesidade infantil de maneira lúdica 

No livro, o macaco Luke mantém hábitos de alimentação saudáveis e pratica atividades físicas diariamente. Ele descobre que os humanos que frequentavam o outro lado da floresta onde vive estavam alimentando os animais com comida gordurosa, deixando-os obesos. Ele decide, então, convencer as pessoas e os bichos a mudarem de vida. De maneira lúdica, a garotada aprende que as comidas gordurosas, frituras, alimentos processados e tantas outras guloseimas devem ser ingeridas com cautela porque podem provocar muitas doenças.


Cobertura da TV Escola no link abaixo



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário