quarta-feira, 25 de julho de 2012

10 à 18 de Agosto ♥ Festival de Cinema de Gramado 2012 ♥♥♥ 40 ANOS DE SUCESSO & MUITO GLAMOUR !!! ♥♥♥ Du 10 au 18 Août ♥ Festival du Cinéma de Gramado 2012 ♥♥♥♥ 40 ANS DE SUCCÈS & GLAMOUR !!! ♥♥♥♥





GRAMADO é sempre Maravilhoso qualquer época do ano !!!
Mas estar lá no FESTIVAL DE CINEMA é vraiment HORS CONCOURS !!!
Para quem ainda não conhece o Festival de Cinema de Gramado, é considerado o maior evento cinematográfico da América Latina, realizado todos os anos. Lá vemos mostras competitivas de filmes de longa metragem de ficção e documentários estrangeiros e brasileiros, além das já conhecidas mostras de curtas nacionais e curtas gaúchas.
Se você ainda não se programou para estar lá, CORRA e faça suas reservas !!!
Pois restam ainda pouquíssimas acomodações !!!
E você não vai querer ficar fora dessa, n'est ce pas ??!!!
EU VOU !!! UHUUUUUUUUUUU !!!
Então mesmo se esse ano você não puder ir... aguarde que estarei contando Tudo, in loco, sobre o 40° FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO !!!
Mas se você ainda pretende ir, aqui vão dicas de onde procurar acomodações, sites sobre a programação, restaurantes, passeios e tudo que você precisa para passar dias Maravilhosos nessa Cidade Encantadora... um Pedaçinho da Europa ao seu alcance !!!

Alors BON VOYAGE Mes Chéris !!! Nos vemos por lá !!!



BOAS DICAS :

- Alugue Temporada
 http://www.aluguetemporada.com.br/search/keywords:Gramado%2C+Brasil

- Alugueis de carros, Ferrari, Apartamentos, Casas, Hoteis, Pousadas e dicas sobre a cidade
http://www.aluguelemgramado.com.br/conheca-gramado/index.php

- Tudo sobre Hoteis, Pousadas, Passeios, Translados...
http://www.mgturismo-rs.com.br/?gclid=CLfnyM61tbECFYtR7AodthsAuQ

- Aqui você encontra mais que tudo sobre Gramado !!! Passeios, restaurantes, eventos, hotéis, pousadas, etc...
http://www.gramado.com.br/

- Calendário, serviços, hoteis, Noite em Gramado, endereços...
http://www.gramado.rs.gov.br/

- Outro site completo sobre tudo que acontece em Gramado
http://www.gramado.onde.ir/

- Dicas de Gramado
http://www.gramado.art.br/




Festival de Gramado completa 40 anos de muita História


Histórico

Nessas quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado, o 2º mais antigo do Brasil, foi palco de momentos significativos para a história e a afirmação da arte cinematográfica no país. Gramado passou a fazer parte do cenário do cinema brasileiro em janeiro de 1973, quando o Festival do Brasileiro de Gramado foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição surgiu pela união da Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado.

O 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973. A disputa pelo Kikito - o Deus da Alegria - passou a animar os debates, criar polêmicas e transformar a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público em geral.

Naquele ano, só foram distribuídos 5 kikitos - a estatueta criada por Elizabeth Rosenfeld, Grande Incentivadora do Artesanato Gramadense: Melhor Filme - Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor; Melhor Ator - Carlos Kroeber, de A Casa Assassinada; Melhor Atriz - Darlene Glória por Toda Nudez Será Castigada e prêmios especiais para Antônio Carlos Jobim pela música de A Casa Assassinada e André Faria pela fotografia de Roleta Russa.

As primeiras edições do Festival, realizadas no verão, foram marcadas pelo sensacionalismo, a nudez e a crise de estrelas que buscavam fama e reconhecimento na serra gaúcha. Paralelamente, a disputa pelo Kikito animava os debates, criava polêmicas e transformava a criação cinematográfica nacional no único assunto de artistas, realizadores, estudiosos de cinema, imprensa e público.

Com a chegada dos anos 80 e o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos espaços do Festival, o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no país.  Sedimentou-se como um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional. Além de aproximar o cinema brasileiro e a imprensa do país, aproximou-os do cinema latino-americano promovendo mostras fora de concurso e mostras informativas que traziam títulos da Argentina, Peru, México, Venezuela, Colômbia e Cuba.

No início dos anos 90, com a posse do governo de Fernando Collor, o Brasil presenciou um processo de quase extinção da cinematografia nacional. O Festival de Gramado, para sobreviver, tornou-se Internacional.

O 20o. Festival de Gramado já foi de Cinema Ibero-Americano. Realizado entre 15 e 22 de agosto de 1992, teve filmes da Venezuela, Peru, México, Portugal, Brasil, Colômbia (vencedor do kikito de Melhor Filme com Técnicas de Duelo, de Sergio Cabrera), Argentina, Chile, Espanha e Cuba. Participaram igualmente da 20a. edição curtas metragens brasileiros em 35 e 16mm. A repercussão foi ótima, coincidiu com a criação do Mercosul e a busca de uma aproximação mais eficiente do Brasil com  os “hermanos” latinos.

A nova fórmula do Festival de Gramado, inédita no Brasil, foi aprovada dando novo significado ao evento, agora com a sua data fixada sempre na primeira quinzena de agosto. O Festival começou no verão, mas Gramado tem o seu ápice turístico nos meses frios. Assim, o Festival tornou-se uma atração a mais no inverno do Rio Grande do Sul, o mais “europeu”dos estados brasileiros, graças ao grande fluxo de imigrantes alemães e italianos que marcaram, desde o século passado, a cultura e os costumes da região.

Nos últimos anos bons filmes nacionais e estrangeiros têm feito as suas estreias em Gramado: “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergale, foi exibido no Festival em 2008, assim como o bom “Juventude”, de Domingos de Oliveira. “O Banheiro do Papa” (Enrique Fernández e Cézar Charlone) não foi premiado em 2007, mas César Troncoso recebeu pelo filme o kikito de melhor ator em longa latino.

Em 2002, com uma grande festa em homenagem aos 30 anos ininterruptos do Festival de Gramado, "Durval Discos" foi o grande vencedor na categoria longa metragem brasileiro. "La Perdicion de los Hombres" (México/Espanha) e "El Hijo de La Novia" (Argentina/Espanha) dividiram os principais prêmios da competição latina.
Nesta edição, o festival abre espaço para os documentários, que passam a ser valorizados pelo evento.



PALÁCIO DOS FESTIVAIS

A Sessão de Gala que marca a abertura do Festival de Gramado, no dia 10 de agosto, será a primeira exibição no país do novo longa de Fernando Meirelles, 360, e contará com a presença do diretor e dos atores brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré.
O diretor comemorou o convite: “Estive em Gramado só uma vez em meados dos anos 90, mas não consegui assistir o filme de abertura porque o teatro estava lotado. Fico muito feliz que 16 anos depois eu possa participar desta 40ª noite”, contou Meirelles.
O filme estreia em todo Brasil no dia 17 de agosto, com distribuição da Paris Filmes. Será o terceiro país em que o longa será lançado, atrás apenas da França e Inglaterra. Além do Festival de Gramado, 360 também abriu o festival de Londres e participou dos festivais de Toronto e Munique.
Com roteiro assinado por Peter Morgan (Frost/Nixon, A Rainha, O Último Rei da Escócia), 360 conta nove histórias interconectadas que retratam os relacionamentos no século XXI. O longa começa em Viena, e tece uma narrativa passando por Paris, Londres, Bratislava, Rio de Janeiro, Denver e Phoenix.
Além de Maria Flor (A Suprema Felicidade e Xingu) e Juliano Cazarré (VIPs e A Febre do Rato), o elenco internacional reúne Anthony Hopkins (Thor, O Ritual, Silêncio dos Inocentes), Jude Law (Sherlock Holmes, Cold Mountain, O talentoso Ripley), Rachel Weisz (A Casa dos Sonhos, A informante, O Jardineiro Fiel), Ben Foster (Assassino a Preço Fixo, O Mensageiro, Os Indomáveis), Jamel Debbouze (Fora da Lei, Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), Marianne Jean-Baptiste (da série de TV Without a Trace, Ladrões, Segredos e Mentiras), Moritz Bleibtreu (O Grupo Baader Meinhof, Corra, Lola, Corra, Munique), entre outros.






HOMENAGENS 2012

Troféu Oscarito
O Festival de Gramado homenageia a atriz Betty Faria com o Troféu Oscarito, por sua vasta participação no cenário cinematográfico nacional. Atriz que canta e dança, como gosta de se definir, Betty não teme experimentar novos voos. Em 2005, no filme Bens Confiscados, de Carlos Reichenbach, além de atuar, também foi co-produtora. Na televisão, mostrou-se bailarina, cantora e atriz desde 1964. O teatro entrou definitivamente na sua vida a partir de 1965 com As Inocentes do Leblon. Ganhou o kikito de melhor atriz com o filme Anjos do Arrabalde em 1987.

Troféu Eduardo Abelin
O Festival retoma sua história e entrega o troféu Eduardo Abelin ao cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, ganhador do prêmio de melhor filme no 1º Festival de Gramado com Toda Nudez Será Castigada (1973). Ao todo, seus filmes somam 8 premiações no Festival. O carioca já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Participou da segunda fase do Cinema Novo, que buscava analisar a realidade nacional, inspirando-se no neo-realismo italiano e na nouvelle vague francesa.

Kikito de Cristal
Quem recebe o Kikito de Cristal neste ano é o cineasta argentino Juan José Campanella. Diretor de filmes como El mismo amor, la misma lluvia e Clube da Lua, lançou em 2009 o longa O segredo dos seus olhos, que em sete semanas foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas. Em 2002, seu filme El Hijo de la Novia conquistou três kikitos: os prêmios da crítica e do júri popular de melhor filme e melhor atriz para Norma Aleandro, na categoria longa estrangeiro. 1991 – The Boy Who Cried Bitch

Troféu Cidade de Gramado
A homenageada iniciou sua carreia como bailarina clássica aos 14 anos. Em 1952, Eva Wilma trocou a dança e o teatro pelo cinema a convite do diretor italiano Luciano Salce, no filme Uma Pulga na Balança, da Vera Cruz. Foi a estrela da cinebiografia do cantor Francisco Alves: Chico Viola Não Morreu, de Roman Vanoly Barreto. Desde lá, já participou de 25 filmes. Eva foi escolhida por sua grande participação não só em cinema, mas também em teatro e televisão.




Conheça a estrela do Festival - O KIKITO 





O Kikito, símbolo e Prêmio Máximo concedido no Festival de Gramado, foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. Inicialmente, o Kikito, figura risonha, um "deus do bom-humor", com 33 centímetros de altura era o símbolo da cidade de Gramado, e apenas mais tarde tornou-se o troféu do festival. Apesar de muitas vezes referido erroneamente como "Kikito de Ouro", numa confusão com prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza, o Kikito, atualmente fabricado em bronze, era confeccionado em madeira.











FILMES CONCORRENTES

CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS / COMPETIÇÃO

# (2011) – SP – CMBrasil
Direção: André Farkas e Arthur Guttilla / 08’48” – 35mm/ Digital / Classificação: Livre
Sinopse: Ao cair da noite, a metrópole paulista acorda e torna-se um elemento vivo, que respira através de suas vias de tráfego. Na escuridão, surge também um intruso, um herói. Munido apenas de tintas feitas de luz, nosso protagonista se aventura pelos cantos mais escuros da cidade a desenhar seus monstros luminosos. Subitamente um misterioso jogo lhe é proposto. Um jogo da velha composto de luz aparece diante dele com a primeira jogada feita. O desafio é aceito. De espaço em espaço este grafiteiro de luz deixa sua marca e joga o estranho jogo em diferentes partes da cidade. Após uma noite de descontrole e loucura desenfreada o ato final chega e o protagonista se vê em uma situação onde ele não pode vencer.

A Mão que Afaga (2011) – SP – CMBrasil
Direção: Gabriela Amaral Almeida/ 19’ – 35mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: No aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

A Triste História de Kid-Punhetinha (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade/ 15’ – 35mm/Digital/ Classificação: 12 anos
Sinopse: Victor e Verônica estudam na mesma classe. A menina, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angustias, Vitor e Verônica vão a uma clinica de aborto.

Casa Afogada (2011) – RS – CMBrasil
Direção: Gilson Vargas / 13’30″ – 35mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: Um homem vive recluso em uma casa sobre palafitas. Subitamente as águas tornam-se revoltas e ele precisa lutar para manter sua casa, suas memórias, seu último refúgio.

Di Melo – O Imorrível (2011) – SP/PE – CMBrasil
Direção: Alan Oliveira e Rubens Pássaro/ 24’ – 35mm/Digital/ Classificação: 16 anos
Sinopse: O documentário conta a vida e a trajetória de Di Melo, que tendo gravado um único disco em 1975 e sumido, reaparece depois de mais de trinta anos para declarar-se Imorrível.

Diário do Não Ver (2012) – MG – CMBrasil
Direção: Cristina Maure e Joana Oliveira/ 21’ – 35mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: Os sonhos de Lina enquanto seu mundo caminha para o obscuro.

Dicionário (2012) – SC – CMBrasil
Direção: Ricardo Weschenfelder/ 15’ – 35 mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: Vitor é descendente de alemães e trabalha em uma fábrica de porcelana. Sem explicação alguma, as peças de porcelana começam a cair das suas mãos, até que ele é demitido da fábrica e passa meses desempregado cuidando do jardim da sua casa. A inauguração de uma Universidade na cidade faz com que ele seja contratado como guarda-noturno na biblioteca da instituição. Enquanto a cidade dorme, Vitor vaga solitário pelos corredores da biblioteca com sua lanterna na mão. À noite, folheia o grande dicionário em busca dos significados das palavras. Algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.

Funeral à Cigana (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Fernando Honesko/ 15’48’’ – 35 mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: É a história de Sandro, líder cigano que, após a morte do pai em viagem com seu grupo, deve transportar o corpo até sua cidade natal para atender o desejo da mãe, Vó Sara. Barrado pelo Soldado Rangel, em um posto policial, enfrenta uma série de dificuldades legais para viver suas tradições plenamente. Filme rodado com a participação de 10 atores não-profissionais de uma comunidade cigana na grande São Paulo. Premiado pelo Edital de Apoio a Produção do Ministério da Cultura – 2010 e pelo Programa Petrobras Cultural 2010. Produzido pela Olé Produções.

Linear (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Amir Admoni/ 6’ – 35 mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: A linha é um ponto que saiu caminhando.

Menino do Cinco (2012) – BA – CMBrasil
Direção: Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira/ 20’ – 35 mm/Digital/ Classificação: 14 anos
Sinopse: Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.

Meta (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Rafael Baliu/ 20’ – 35 mm/Digital/ Classificação: 10 anos
Sinopse: Federico vive em um filme que ele mesmo dirige, mas será isso suficiente para conquistar a garota de seus sonhos?

O Duplo (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Juliana Rojas/ 25’ – 35 mm/Digital/ Classificação: 18 anos
Sinopse: Silvia é uma jovem professora em uma escolar de ensino fundamental.  Certo dia, sua aula é interrompida quando um dos alunos vê um duplo da professora andando no outro lado da rua. Silvia tenta ignorar a aparição, mas este evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

Piove, il film di Pio (2012) – SP – CMBrasil
Direção: Thiago Brandimarte Mendonça/ 14’56’’ – 35 mm/Digital/ Classificação: Livre
Sinopse: Piove não é um retrato de Pio Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os 12 últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. É a relação entre dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca. Mas quem dirige quem?

Um Diálogo de Ballet (2012) – RS - CMBrasil
Direção: Filipe Matzembacher e Márcio Reolon/ 7’30″ – 35mm/Digital/ Classificação: 12 anos
Sinopse: Um senhor e um jovem acordam. O tempo passa. E para.


CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS / COMPETIÇÃO

24 Horas com Carolina (2012) – CMGaúcho
Direção: Eduardo Wannmacher / 12’ – 35mm/Digital / Classificação: 16 anos
Sinopse: Carolina, que mora em Belo Horizonte, visita Porto Alegre e encontra Arnaldo, um velho amigo. Eles passarão juntos pelas próximas 24 horas.

A Vida da Morte (2011) – CMGaúcho
Direção: Maciel Fischer / 9’ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: A Morte, clássico personagem do imaginário popular, vive a vida corriqueiramente no mundo moderno, mostrando que há sentimentos e conflitos escondidos sob o seu semblante infernal e sorriso estático.

As Irmãs Maniacci (2011) – CMGaúcho
Direção: Daniel Reigada, Gabriela Lamas, Lucas Sá, Manuela Mendes, Natalia Bacin Morelatto / 4’30 – 35mm/Digital / Classificação: 12 anos
Sinopse: Um amor e quatro irmãs suicidas.

Boa Viagem (2011) – CMGaúcho
Direção: Claiton Luis Mosmann e Melina Scherer / 8’36’’ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: Como todos os dias, Gustavo (Maurício Casirachi) viaja no trensurb para chegar ao seu trabalho. Na viagem seus pensamentos vão longe. Porém, ele é interrompido por Nicole (Gabriela Poester), uma mulher determinada e expansiva, que senta ao seu lado e simplesmente recita em voz alta um trecho de um poema de Mario Quintana. Uma situação desconfortavél para Gustavo, mas que lhe traz questionamentos. Um deles poderia ser – Qual caminho seguir para se ter uma “Boa Viagem”?

Brisa (2012) – CMGaúcho
Direção: Tyrell Spencer  /13’ – 35mm/ Digital / Classificação: 14 anos
Abalada com o fim de seu relacionamento, uma garota se entrega me frente a uma câmera.
Ela toma uma importante decisão.

Casa Afogada (2011) – CMGaúcho
Direção: Gilson Vargas / 13’30″ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: Um homem vive recluso em uma casa sobre palafitas. Subitamente as águas tornam-se revoltas e ele precisa lutar para manter sua casa, suas memórias, seu último refúgio.

Dr Lang e a Ciência da Metalinguagem (2011) – CMGaúcho
Direção: Lucas Mendonça / 3’ – 35mm/Digital / Classificação: 10 anos
Sinopse: Dr. Lang cria a sua maior invenção.

Elefante na Sala (2012) - CMGaúcho
10’ – 35mm/Digital / Direção: Guilherme Petry / Classificação: Livre
Sinopse: Esta é uma história mais ou menos assim. Um homem abre a porta de sua casa. Alguns convidados o esperam. Eles entram e se deparam com um grande animal. O homem pede que os convidados se acomodem, mas nada diz. E os convidados fingem não ver aquele elefante na sala.

Estrada (2012)
Direção: Marcel Kunzler / 20’ – 35mm/Digital / Classificação: 10 anos
Sinopse: Um homem comum e um médico procuram um lugar na Terra que realiza os desejos daqueles que o encontram. “Um lugar para desejar que as coisas sejam diferentes” diz um para o outro. Acreditar em algo sem se importar se realmente vai dar certo, mas saber que o mais importante é trilhar o caminho. Crença. Buscar o sucesso, mesmo que seja útil apenas para redenção pessoal.


Fez A Barba E O Choro (2011)
Direção: Tatiana Nequete / 20’ – 35mm/Digital / Classificação: 10 anos

Garry (2012) - CMGaúcho
Direção: Richard Tavares e Bruno Carboni / 14’37” – 35mm/Digital / Classificação: 12 anos
Sinopse: Dois jovens tentam fazer um filme com Garry Kasparov.

Ignácio e Saldanha (2012) – CMGaúcho
Direção: Boca Migotto / 11’40″ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: Ignácio e Saldanha são dois amigos que costumam jogar damas e conversar sobre a vida e sobre o tempo que passou.

Lobos (2012)
Direção: Abel Roland e Emiliano Cunha / 12’ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: No caminho para uma festa, um casal se perde.

Noite Um (2012)
Direção: Rafael Duarte e Taísa Ennes Marques / 18’51” – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Ao acordar em um porão escuro, uma mulher e um rapaz se veem aprisionados. Enquanto tentam encontrar uma saída do seu cativeiro, um estranho processo vai tomando conta da mulher. Cada vez mais a vida do rapaz está em risco, na medida em que ela pondera entre a própria morte e o abandono dos valores de uma vida que está deixando de existir.

O Beijo Perfeito (2012) – CMGaúcho
Direção: Davi de Oliveira Pinheiro  /1’34” – 35mm/Digital / Classificação: 12 anos
Sinopse: Rápido. Curto. Vermelho.

Paraphilia (2012) - CMGaúcho
Direção: Lino Negri  / 8’12″ – 35mm/Digital / Classificação: 14 anos
Sinopse: Noite no shopping. Servente executa seu trabalho de manutenção da limpeza no ambiente vazio. Em frente a uma vitrine, observa manequins femininos. Suspiros. O som de sapatos de salto chocando-se contra o chão e uma oscilação da luz desviam sua atenção. No banheiro, um absorvente sujo de sangue é retirado do cesto de lixo, evocando a imagem das manequins em roupas íntimas. Delírios. De volta aos corredores do shopping, ele se depara com as mesmas manequins. Passos. Música. Luzes oscilando. O desespero desencadeado pela culpa, consequência deste desejo desproporcional.

Quem é Rogério Carlos? (2011) – CMGaúcho
Direção: Pedro Bughay / 14′ – 35mm/Digital / Classificação: 10 anos
“Quem é Rogério Carlos? ” narra história de Adelino, Fã fanático de Rogério Carlos, não consegue aceitar que as pessoas acreditem que o rei da música brasileira é Amado Batista, e assim ocasiona sérios problemas conjugais com sua mulher que decidem freqüentar uma terapia de casal numa tentativa de salvar o casamento. Acreditando que o casamento está por um fio, Adelino, decide caminhar pela cidade para espairecer, mas numa sorte do destino ou infelicidade dele, encontra seu ídolo cantando na rua os grandes sucessos do verdadeiro rei, e assim, decide deixar este mundo, ou seja, decide cortar o cabelo.

Rigor Mórtis (2012) – CMGaúcho
Direção: Marcello Lima e Fernando Mantelli  / 20’10’’ – 35mm/Digital / Classificação: 18 anos
Sinopse: Marido adúltero desconfia que esposa o trai. Súbito, se vê contaminado por estranha infecção.

Rua dos Aflitos, 70 (2011) - CMGaúcho
Direção: Leandro Daros / 17’15” – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: “Rua dos Aflitos,70” é um curta-metragem que conta a história de uma família de classe média aparentemente normal, que vê sua rotina se transformar depois de receber o avô que sofrera um acidente vascular cerebral (AVC).  Uma mulher em conflito com seus sentimentos, um marido dominador e uma criança prisioneira de seus temores, compõem a moldura para a crise que se seguirá depois de uma descoberta chocante. Um drama recheado de personagens detentores de desejos e temores que os fazem conviver numa delicada teia de interesses conflitantes.

Só isso (2012) – CMGaúcho
Direção: Iuli Gerbase / 13’ – Digital / Classificação: Livre

Todos os Meus Ídolos Estão Mortos (2012)
Direção: José Rodolfo Masiero / 10’30’’ – 35mm/Digital / Classificação: 16 anos
Sinopse: Um entregador fã de rock ‘n’ roll clássico terá um encontro que mudará pra sempre sua vida.



LONGAS-METRAGENS ESTRANGEIROS / COMPETIÇÃO

Artigas, La Redota (2011) – Uruguai – LMEstrangeiro
Direção: Cesar Charlone / 120’ – 35mm/Digital / Classificação: 14 anos
Sinopse: Em 1884, o famoso pintor uruguaio Juan Manuel Blanes é encarregado pelo ditador do Uruguai de retratar José Artigas, o lendário libertador do Uruguai que, mesmo acuado por todos os lados, lidera um exército popular organizado no interior do país. Para realizar a tarefa, Blanes dispõe de um esboço realizado em 1811 por Guzmán Larra, espião espanhol que 70 anos antes havia sido contratado para assassinar Artigas. Na época, Larra seguiu os passos de Artigas até o acampamento em Ayuí e vivenciou os anseios de seus 8 mil seguidores. Quando os destinos isolados desses três homens se cruzam, nasce um novo sentido para cada um deles e para seu povo.

Calafate, Zoológicos Humanos (2011) – Chile – LMEstrangeiro
Direção: Hans Mülchi Bremer / 96’ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: A fines del siglo XIX, miembros de 4 grupos originarios del Fin del Mundo (mapuche, tehuelche, kawésqar y selk’nam) fueron capturados para ser exhibidos en los llamados “Zoológicos Humanos” europeos, frente a un público que pagaba para verlos. El Estado chileno no sólo tuvo conocimiento de esto, sino autorizó su salida del país. En Europa, fueron fotografiados y sus cuerpos medidos por los científicos. Algunos enfermaron de sarampión y viruela. Otros fueron víctimas de agresiones sexuales y enfermaron de sífilis; otros murieron. Las desventuras de estos grupos fueron investigados por el antropólogo Peter Mason y el historiador Christian Báez. Este, junto al documentalista Hans Mülchi, viajaron a los lugares de exhibición e hicieron asombrosos descubrimientos. El principal hallazgo fueron los restos de cinco kawésqar, que yacían en el Departamento de Antropología de la Universidad de Zurich. 125 años antes habían sido exhibidos, famélicos y moribundos, en un teatro de esa ciudad. En Chile, sus últimos descendientes impulsaron su regreso al Estrecho de Magallanes, lo que consiguieron en enero del 2010, a pesar de la negligencia y racismo de las autoridades chilenas. Este acontecimiento causó conmoción internacional, y fue probablemente el último funeral fueguino de la Historia.

Diez Veces Venceremos (2012) – Argentina – LMEstrangeiro
Direção: Cristian Jure / 75’ – 35mm/Digital / Classificação indicativa: Não informada
Sinopse: Pichún, comunicador mapuche deja la clandestinidad. Su comunidad ha logrado recuperar el territorio y necesita de su “radio clandestina” para defenderlo.  Tras 7 años de clandestinidad y prisión recorre el territorio para interiorizarse de la actualidad de su gente. Su comunidad ha logrado expulsar las empresas forestales que usurpaban sus tierras, pero el conflicto continúa.

Leontina (2012) – Chile – LMEstrangeiro
Direção: Boris Peters / 70’ – 35mm/Digital  / Classificação: Não informada
Sinopse: During 82 years Leontina Miranda Sandoval has lived in the isolated lands of southern Chile. Alone, separated from an absent family and to modern developments, she seeks refuge in her own world. We will know her memories and her intimacy, her everyday rituals and her worldview. We discover a secret that takes her to the past and we join her back to the sea after 50 years. This documentary is a grandson’s tribute to his grandmother.

Vinci (2012) – Cuba – LMEstrangeiro
Direção: Eduardo del Llano Rodríguez / 61’ – 35mm/Digital / Classificação: Não informada
Sinopse: A los 24 años , y con graves cargos pesando en su contra , Leonardo da Vinci es arrojado a un calabozo florentino donde se pudren varios delicuentes comunes. El joven aprendiz del maestro Verrocchino sólo tiene su arte para sobrevivir y obtener el respeto de sus rudos compañeros de celda.

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS / COMPETIÇÃO

Colegas (2012) – SP – LMBrasileiro
Direção: Marcelo Galvão / 99’ – 35mm/Digital / Classificação: Livre
Sinopse: Colegas é um Road movie que trata de forma poética coisas simples da vida, através do olhar de três jovens com síndrome de Down que trabalham na videoteca do instituto interno onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme “Thelma & Louise”, resolvem se aventurar e fugir no carro velho do jardineiro em busca de três sonhos: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar. Nesta busca, percorrem caminhos inusitados e se envolvem em inúmeros perigos como se tudo não passasse de uma eterna brincadeira de cinema. Paralelo a este mundo de poesia, a fuga dos três atrai a atenção da polícia e da imprensa que começa a cobrir o fato, refazendo o percurso dos viajantes através de pistas e relatos de testemunhas. Dois investigadores que estão sob o olhar atento da corregedoria por seus atos violentos na última operação que tiveram, como castigo, são designados a acharem os fugitivos. O roteiro se desenvolve em meio a esse contra-ponto da ingenuidade dos nossos heróis e a malícia da dupla de investigadores, dando um tom de humor e criando com o tempo uma simpatia dos policiais para com os fugitivos que, a cada momento, se mostram mais espertos do que se imagina.

Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida (2011) – RJ  – LMBrasileiro
Direção: Matheus Souza / 90’ – 35mm/Digital / Classificação: 12 anos
Sinopse: Clara não faz a menor ideia do que está fazendo com a sua vida. Escolheu fazer medicina na faculdade pelo simples fato de que toda a sua família é formada por médicos respeitados. Não era o que queria, mas ela também não sabe se existe alguma profissão específica com a qual realmente se identifique. Começa, então, a matar aulas sem contar para os pais ou para o namorado. Inicia uma nova vida paralela durante as manhãs, na qual acaba conhecendo um jovem rapaz que a incentiva a fazer experiências práticas para descobrir, do jeito dela, do que realmente gosta e qual é o seu talento. Durante sua jornada matutina de autoconhecimento, Clara confronta o mundo adulto e suas frustrações enquanto busca ajudar seus parentes em problemas pessoais, descobrindo que talvez ela não seja a única se sentindo perdida na vida.

Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! (2011) – São Paulo – Documentário – LMBrasileiro
Direção: Ninho Moraes e Francisco César Filho (Co-Direção) / 76’15” -  35mm/Digital / Classificação: Livre
Um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais importantes da história. Um documentário lítero-musical, que mixa entrevistas com show de André Abujamra, intervenções artísticas e atores em pequenos esquetes. A visão da era digital para as ousadas propostas dos artistas que revolucionaram a arte e a cultura brasileira, influenciando gerações e provocando reações, no Brasil e no mundo. Um show no histórico Teatro Oficina revisita e recoloca as músicas do movimento no contexto histórico e social.

Insônia (2007) – RS – LMBrasileiro
Direção: Beto Souza / 91’ – 35mm/Digital / Classificação: 12 anos
Sinopse: O filme conta a história de Cláudia, uma jovem moderna que, por ter perdido a mãe aos seis anos de idade e por morar com um pai genial, vê-se obrigada a amadurecer muito cedo. Insônia é uma comédia romântica em que a adolescente fica dividida entre a amizade e o ciúme da nova namorada de seu pai, 20 anos mais nova que ele.

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (2011) – RJ – LMBrasileiro
Direção: Pedro Bial e Heitor D’Alincourt / 93’ – 35mm/Digital / Classificação: Não informada
Sinopse: A história de Jorge Mautner, o visionário que previu e realizou a paisagem mais exuberante da música e cultura brasileiras. Com 18 anos, concluiu o livro “Deus da Chuva e da Morte”, que iria ganhar o prêmio Jabuti de 1962. Jorge Mautner, proto-tropicalista, proto-tudo, ganha sua melhor explicação neste filme que, a partir de um retrato do artista quando jovem, contempla toda a complexidade deste que, além de músico, poeta e pop-star, é o mais importante filósofo de sua geração. Com a participação de entrevistados que são “fonte primária” da trajetória ímpar de Jorge, o filme conta com a melhor banda que já acompanhou o artista: o eterno parceiro Nelson Jacobina, mais Domenico Lancelotti, Pedro Sá, Kassin, e Berna. Passeamos por uma obra que só se agiganta com o passar das décadas. Maldito por tantas gerações, a contemporaneidade afinal se reconcilia com Mautner. “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto” não é um documentário; é um documento da vida deste artista que, no século XX, construiu a cultura brasileira do século XXI.

O Que Se Move (2012) – SP – LMBrasileiro
Direção: Caeatano Gotardo / 97’ – 35mm/Digital / Classificação: 14 anos
Sinopse: Três núcleos familiares, em três diferentes situações, precisam lidar com mudanças súbitas em suas vidas, envolvendo alguma perda ou um reencontro há muito esperado. Um olhar sobre os afetos que movem essas famílias e sobre três mães que, diante de momentos muito difíceis, cantam o amor por seus filhos. Personagens que observam manifestações de vida com curiosidade, interesse, espanto. Pequenos gestos e ações em torno desses acontecimentos dolorosos, em meio à experiência simples e inexplicável da vida cotidiana. Três histórias conduzidas por uma linha emocional que as aproxima e pontuadas por momentos musicais que apontam para a possibilidade de lirismo mesmo em situações tão duras.

O Som ao Redor (2012) – PE – LMBrasileiro
Direção: Kleber Mendonça Filho / 131’ – 35mm/Digital / Classificação: 16 anos
Sinopse: A vida numa rua de classe-média na zona Sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece paz de espírito e segurança particular. A presença desses homens traz tranqüilidade para uns e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Super Nada (2012) – SP – LMBrasileiro
Direção: Rubens Rewald e Rossana Foglia (co-direção)/ 94’ – 35mm/Digital / Classificação: 14 anos
Sinopse: Na cidade de São Paulo vive Guto, um ator que sonha em ser grande. Ele se prepara, se exercita, vai a todos os testes, acredita que a sua grande chance pode vir a qualquer momento. Seu ídolo e exemplo é Zeca, comediante de TV que, embora velho e decadente, ainda mora no coração de toda uma geração. Seus caminhos se cruzam e a sorte de Guto parece mudar… Será?


Confira tudo o que já foi confirmado até agora para a edição 2012 :

- A programação do Festival se estende de 10 a 18 de agosto
- Não há mais a figura de um presidente, as contas e os contratos serão fiscalizados por um Conselho Gestor de Eventos de Gramado
- O planejamento está a cargo da produtora UM Cultural, com participação de entidades de cinema
- A nova curadoria é composta por Rubens Ewald Filho, José Wilker e Marcos Santuário
- Ambev, Duocasa, OI, Philip Morris, Avianca e Chivas já garantiram seus lugares entre as marcas patrocinadoras/apoiadoras
- Foram selecionados oito longas nacionais para a mostra competitiva
- Os estrangeiros estão presentes com cinco filmes
- Os curtas nacionais serão representados por 14 produções de todo o Brasil
- A mostra gaúcha, que volta a acontecer no Palácio dos Festivais, terá 21 curtas
- Os homenageados são Arnaldo Jabor, Betty Faria, Eva Wilma e Juan José Campanella
- Os ingressos terão valores de 20 reais, com desconto de 50% para estudantes e pessoas acima de 60 anos (ainda sem previsão de início das vendas)
- O credenciamento para a imprensa receberá solicitações até o dia 1° de agosto

SEIS FILMES INTEGRAM A MOSTRA GAÚCHA DE LONGAS


Paralelo às mostras competitivas de curtas e longas nacionais e estrangeiros, o Festival de Cinema de Gramado realiza a Mostra Gaúcha de Longas-Metragens, fora de competição. Com exibições programadas para a tarde, as produções inéditas fazem parte do Edital de Apoio a Projetos de Finalização de Obra Cinematográfica Brasileira de Longa-Metragem apresentado pela Secretaria do Estado da Cultura em 2011. Integram a mostra os filmes “A Casa Elétrica”, de Gustavo Fogaça; “Contos Gauchescos”, de Henrique de Freitas Lima; “Da Lua”, de Rodrigo Pesavento, Tiago de Castro e Fernanda Krumel; “Espia Só”, de Saturnino Rocha; “Referendo”, de Jaime Lerner; e “Xico Stockinger”, de Frederico Mendina.



Para saber mais sobre o FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO 2012 no site :
http://festivaldegramado.net/2012/#c



UN ÉVÉNEMENT À NES PAS MANQUER !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário