segunda-feira, 7 de abril de 2014

7 de Abril ♥ DIA DO JORNALISTA ♥ Singela Homenagem ao Meu Pai Jornalista ROBERTO BARROZO FILHO ♥



Este é o dia oficial da profissão de  jornalista. Esta comemoração foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa como homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou a que D. Pedro I abdicasse em 1831, no dia 7 de abril.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser “DIA DO JORNALISTA”.



Uma Singela Homenagem ao Meu Querido e Amado Pai, de quem eu tanto me Orgulho e em quem eu me inspirei para fazer o meu trabalho.

Um pouco sobre esse Grande Homem :



ROBERTO BARROZO FILHO

Nascido em 28 de maio de 1922, na cidade de Paranaguá. Filho de Roberto Barrozo e Nelly Regnier Barrozo. Falecido em 13 de junho de 1999, na cidade de Curitiba. 

Desde jovem, dedicou-se à imprensa. Ainda estudante, fundou o jornal "A Palavra" e a revista "O Livro". Trabalhou no jornal "Diário da Tarde" ao lado do seu pai, Roberto Barrozo, então diretor da publicação. 

Jornalista e advogado formado na cidade do Rio de Janeiro, foi redator parlamentar do "Jornal Diário da Tarde" de Curitiba; ocupou o cargo de advogado do Estado; Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Curitiba; dirigiu o Jornal "A Tarde" e fundou em 1966 o "Jornal de Curitiba", que circulou até 1972. Foi um jornalista político e embora desligado dos partidos traz a marca dessa personalidade ao "Jornal do Estado" que lança como uma contribuição à formação intelectual do Paraná e como porta-voz dos anseios da sua gente. 
A filosofia de trabalho é a mesma desde a fundação da publicação: "A verdade, doa a quem doer". Desde a primeira edição, o "Jornal do Estado" mantém o compromisso de dizer verdade, com uma política honesta, que defende a estrutura econômica do Paraná sem visar o protecionismo privilegiado, como escreveu Roberto Barrozo Filho na capa da primeira edição, em 17 de junho de 1983.


Roberto Barrozo Filho com o então Governador José Richa
na Inauguração do Jornal do Estado em 17 de junho de 1983

Publicou o livro "JORNALISMO SEM CENSURA", com artigos publicados no Jornal do Estado de 1983 à 1997.



Aproveito para Felicitar todos esses Grandes Profissionais 
assim como Mes Chers Amis Jornalistas !!!


FÉLICITATIONS Mes Chéris !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário