terça-feira, 28 de abril de 2015

♥ Soirée em Prol do Projeto ONÇAFARI reuniu Personalidades em Blumenau ♥ SC ♥


Chris Bueno, Aninha Monteiro, a Anfitriã Taysa Tafner et Anna Denzz



A "Life Celebration" aconteceu na sexta-feira, dia 24/04,  na bela residência de Marlon e Taysa Tafner, em Blumenau/SC, para Celebrar a Vida e angariar recursos para a ONG ONÇAFARI, Projeto Social das Onças do Pantanal.
Une Soirée para 80 convidados que desfrutaram de alta gastronomia e atrações de quilate nobre.

Papas da Língua e saxofonista do Kid Abelha foram presenças confirmadas na "Life Celebration" em prol do Projeto de Sustentabilidade no Pantanal.

Presença das Colunistas Aninha Monteiro (Alagoas), Anna Denzz (São Paulo), Chris Bueno (RP Apacos São Paulo), Sebah Vieira, entre muitos famosos.






ONÇAFARI foi criado como um projeto de conservação que visa promover o ecoturismo no Pantanal através da habituação* de onças-pintadas a veículos de safári fotográfico. Com isso, turistas de todo o mundo podem testemunhar o comportamento fascinante desses belos animais, a bordo de um carro. “Habituar” as onças não consiste em domesticá-las. Elas continuam totalmente selvagens e livres, apenas deixam de enxergar os veículos como uma ameaça e não se escondem quando eles se aproximam. Esse processo é acompanhado pelo Cenap, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Carnívoros, do ICMBio, um instituto vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
O ecoturismo está sendo usado como uma ferramenta de conservação importante em muitos lugares ao redor do mundo, proporcionando uma importante fonte de renda tanto para proprietários rurais quanto para as comunidades locais. Esses passam a perceber a importância de se manter preservado o ecossistema onde vivem. Grandes extensões de terras são conservadas em todo o planeta desta maneira.





Colunistas convidadas Aninha, Chris et Anna
















Colunista Gustavo Siqueira, Assessoria Evento et Diretor Eventos FEBRACOS SC, et Aninha Monteiro
Os Anfitriões Marlon e Taysa Tafner com Aninha Monteiro, Anna Denzz et o
Colunista e Assessor do evento Gustavo Siqueira
George, KID ABELHA et Aninha Monteiro



SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:


Projeto ONÇAFARI – Ecotourismo

O Projeto ONÇAFARI permite que turistas tenham a oportunidade de acompanhar a rotina das onças-pintadas em seu ambiente natural ao visitar o Pantanal. Para isso, acostumar alguns animais com os veículos do Projeto é fundamental. Essa habituação consiste em fazer com que as onças enxerguem os carros como parte da paisagem, como algo que não representa perigo. Esse é um trabalho espelhado em técnicas utilizadas há mais de 30 anos com leopardos e leões na África.

Ao habituarmos algumas onças-pintadas, as chances de um turista observá-las agindo naturalmente em seu ambiente, aumentam muito. Esses encontros com as onças permitem que os visitantes aprendam mais sobre elas e se preocupem com sua conservação. Nos intervalos entre os avistamentos, palestras sobre onças, o Pantanal e os outros animais que dividem com ela o mesmo bioma fazem parte do trabalho de conscientização.

O turismo de avistamento de animais comprova  que, até do ponto de vista econômico, as onças-pintadas valem mais vivas do que mortas. Ele também faz com que proprietários de terra, comunidades e a natureza lucrem com isso.


Projeto ONÇAFARI Science

Todo trabalho que envolve uma espécie silvestre é uma oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre ela. As informações coletadas no Projeto são de suma importância, visto que a onça-pintada é a espécie menos estudada dentre os grandes felinos.

Acompanhamos os animais por observação direta ou por câmeras sensíveis ao movimento. Seguimos seus rastros e utilizamos colares com GPS que apontam a localização dos animais. Durante as capturas, coletamos amostras biológicas (sangue, urina, pelos e etc). Essas metodologias ajudam a monitorar a saúde, compreender o comportamento e a ecologia do maior felino das Américas. As amostras biológicas são enviadas ao banco genômico do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap- ICMBio). De lá, são encaminhadas para estudos de genética ou são estocadas para pesquisas futuras.


Projeto ONÇAFARI Rewild

Com o tempo o Projeto vem abraçando novos desafios. Na tentativa de ajudar a onça-pintada no Pantanal, no Brasil ou mesmo servir de base para outras iniciativas com grandes carnívoros terrestres pelo globo o Projeto ONÇAFARI está dando um audacioso passo: a reintrodução de filhotes de onças-pintadas na natureza.

O retorno desses animais às matas acontecerá após avaliação da saúde e do comportamento. Além disso, os filhotes serão acompanhados em um recinto de semi-cativeiro de dez mil metros quadrados construído no Refúgio Ecológico Caiman. Depois de um período para se acostumarem ao ambiente, serão soltos equipadas com rádio-colares de monitoramento 24 horas.

A iniciativa pretende gerar informações que serão aplicadas a outros animais em cativeiro, para serem soltos em áreas mais críticas que o Pantanal. Essa parte do Projeto também será nossa contribuição aos filhotes que perderam a liberdade devido a pressão que a população humana exerce sobre espécies silvestres. O ONÇAFARI trabalha para garantir que as onças-pintadas sobrevivam, livres, nas terras pantaneiras e para dar a brasileiros e estrangeiros a chance de admirar um dos animais mais belos do mundo.

Projeto ONÇAFARI

Web Site: http://www.projetooncafari.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/Projetooncafari

Instagram: http://instagram.com/projetooncafari






BRAVOOOOOOOOO !!!

FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário