segunda-feira, 13 de março de 2017

De 14/03 à 08/04 ♥ Festa da Francofonia em São Paulo ♥




Com a missão de promover a língua francesa e a diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos do homem e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade, o dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia.

O objetivo, com a programação de música, cinema, artes cênicas, mostra fotográfica, gastronomia e literatura é atrair não só os amantes da língua francesa, mas aproximar novos interessados no idioma e na cultura francófona.

A Festa da Francofonia em São Paulo é uma realização do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, Consulado Geral da Suíça em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo, Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Escritório do Governo do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Bureau Export, SESC SP, Bureau Export, Livraria Cultura e Livraria Francesa.





Seis Anos de Festa

Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando os valores francófonos. Atualmente 274 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française, e 80 Estados, governos membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) se apoiam para uma relação de cooperação.


Cooperação

“Para a Suíça, a Festa da Francofonia é uma ocasião muito importante de celebração e ampliação do diálogo internacional, reunindo os países francófonos. Através de uma ampla programação, o público brasileiro terá oportunidade de entrar em contato com músicos, escritores, artistas plásticos, cineastas, pensadores etc oriundos de todos os continentes, tendo como traço comum a língua francesa.” Claudio  Leoncavallo, Cônsul geral da Suíça em São Paulo.

“Para o Québec, pertencer à Francofonia é mais do que lealdade a uma família com um patrimônio cultural comum, é também uma alavanca para aprofundar laços de amizades com outros territórios, [como o Brasil], que compartilha, da sua própria maneira, os valores da Francofonia que são a democracia e do Estado de direito, a igualdade de gêneros, a diversidade das culturas.”


Confira toda a Programação no site : http://www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp/





À NE PAS MANQUER !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário