sexta-feira, 20 de julho de 2018

❤ Virgínia Sé inaugura sua primeira Galeria autoral de esculturas ❤ SP/BR ❤



Galeria é inteiramente dedicada as esculturas da renomada artista, reconhecida mundialmente


Uma galeria de arte totalmente dedicada as esculturas. Essa é a proposta da artista plástica portuguesa, radicada no Brasil, Virgínia Sé. São quase 200 obras de sua autoria distribuídas em 134 m², onde a artista explora a arte contemporânea em esculturas que remetem às formas humanas e arquitetônicas, porém, carregadas de abstracionismo.

Não por acaso, suas peças têm a verticalidade e a cor como características constantes e seu gosto por movimento é evidenciado no “torceio” presente em todas as obras, simbolizando a garra, a conquista, o otimismo e o ato de seguir em frente.  “Comecei a fazer a figura humana mais perfeita e, depois, instintivamente, senti vontade de facetar e de seguir um estilo mais cubista. Mais para frente, parti para um conceito mais fluídico, seguindo o caminho natural da criação”, comenta Virgínia a respeito de seu estilo e suas fases criativas.




Materiais como bronze, alumínio, aço, nas versões polida e pintada, resina, mármore e a mescla entre eles são suas matérias-primas e o dialogo com as formas em busca do que elas têm para oferecer participam ativamente de seus insights criativos. “Gosto muito de mexer na forma e tentar descobrir o que ela tem para me dar. Racionalmente, faço o primeiro recorte e, a partir disso, deixo a intuição fluir. Sinto que a forma conversa, porque, quando recorto, ela pede que eu faça algo diferente. Tem obras que faço sem querer saber exatamente no que vão dar e, quando olho, vejo que saiu algo interessante. Costumo dizer que a forma quis nascer”, define.




Formada em Artes Plásticas pela Fundação Álvares Penteado, em 1976, Virgínia Sé possui diversos acervos oficiais e particulares no Brasil e no exterior, a exemplo dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da Embaixada do Brasil, em Madri, Espanha, e da Galeria Elaine Cafritz, em Washington, EUA. 

Desde 1997, costuma ter suas obras presentes em importantes exposições mundo afora, como a World Fine Art Gallery (2009), em Nova Iorque, EUA; a The Brick Lane Gallery (2009), em Londres, Inglaterra; a Biennale Internazionale Dell’Arte Contemporanea (2003 e 2005), em Florença, Itália, a Quinta das Cruzadas (2000), em Sintra, Portugal; e o Carrossel do Louvre, Paris, França, entre tantas outras. No Brasil, suas peças já participaram de exposições no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti, no MASP, na Secretaria Municipal de Cultura, no Memorial da América Latina, na Mostra Artefacto São Paulo e Rio de Janeiro, no Mube, no Museu da Imagem e do Som, na Galeria de Arte André, na Galeria Brasil, na Galeria Sergio Caribé, além da Casa Cor São Paulo.



VIRGINIA SÉ

Premiações:
  • - 2º lugar, Categoria Esculturas – 5ª Biennale Internazionale di Roma, Roma, Itália (2004).
  • - Troféu Espaço 48 – 1ª Mostra de Design em Emissora de Televisão, São Paulo (2003)
  • - Troféu Linda Mulher – Assembleia Legislativa, São Paulo (2003).
  • - Medalha de Ouro – Primavera – Espaço Cultural InCor, São Paulo (2003).
  • - Medalha de Mérito Feminino – Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, São Paulo (2002).
  • - Medalha de Mérito Artístico e Cultural – Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, São Paulo (1999)
  • - Troféu “Art Coup” – Academia Brasileira de Arte e História (ABACH, 1998)



Serviço:

Espaço de Arte Virgínia Sé

Alameda Franca, 1153 – Jd. Paulista



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Um comentário: