segunda-feira, 3 de setembro de 2018

❤ Começam nesta terça-feira, 4 de setembro, as inscrições para participar do Seminário Internacional "Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação", no Sesc 24 de Maio ❤ SP/BR ❤

Rita Lobo et Jean-Pierre Poulain

Sesc São Paulo promove Seminário Internacional 
"Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação" 
nos dias 3 e 4 de Outubro


Com abertura das inscrições para participação em 4 de setembro, o evento irá discutir 
aspectos multidisciplinares que balizam as práticas alimentares e integra a programação 
da segunda edição do “Experimenta! Comida, Saúde e Cultura”


Entre os dias 3 e 28 de outubro, o Sesc SP realiza, em 39 unidades do Estado, a segunda edição Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. Entre os destaques da vasta programação, o seminário internacional “Conexão Comida: Saberes e Práticas na Alimentação”, que ocorrerá no Sesc 24 de Maio, nos dias 3 e 4 de outubro, com abertura de inscrições já na próxima terça-feira, 4 de setembro, pelo site sescsp.org.br/conexao-comida. O seminário contará com conferências e mesas de debates sobre assuntos que fazem interface com a saúde e a cultura, discutindo temas intrínsecos, como alimentação saudável e aspectos culturais do ato de comer.

Paralelamente ao seminário ocorrerá uma feira de alimentos orgânicos (entre 12h30 e 19h30, no 3º andar da unidade) e o lançamento do jogo de tabuleiro “Tá na Mesa”, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Logo no dia 3, às 10h, o tema “Comida, Saúde e Cultura” levará ao palco da unidade o professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Toulouse (França), Jean-Pierre Poulain. Em sua intervenção, ele trafegará no campo da sociologia da alimentação, destacando como a modernização – e o avanço do conhecimento científico associado à saúde e à nutrição – promove movimentos que retrabalham, reorganizam, reformatam o espaço social da comida. A conferência contará com mediação do jornalista e presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Carlos Henrique Carvalho.

Na parte da tarde do mesmo dia, às 14h, o foco será “A Alimentação no Brasil numa Perspectiva Histórica, Cultural e de Saúde”. Nessa abordagem, as práticas alimentares determinadas ao longo do tempo por uma sociedade mostram-se carregadas de saberes ancestrais e trazem combinações ideais de sabores e nutrientes, que se constituem como símbolos de identidade e de pertencimento. A mesa discutirá, sobretudo, a história da culinária no Brasil e a dimensão da comida no cotidiano dos brasileiros. Entre os convidados para o debate, a professora de Antropologia na Escola Superior de Propaganda e Marketing (MBA em Estratégias e Ciências do Consumo), Paula Pinto e Silva e a professora associada do curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Rosa Wanda Diez-Garcia.

Já às 16h30, a proposta é abordar o tema “Escolhas Alimentares, Como São Feitas Hoje?”, considerados alguns aspectos, como os fatores que determinam as escolhas , o valor nutricional, sabor, condições de acesso, cultura local, memória afetiva, modismos etc. A mesa contará a nutricionista e coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), Marle Alvarenga, da chef e criadora do site Panelinha, Rita Lobo, e do professor de Economia e Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), Valter Palmieri Jr.

O Seminário Internacional prossegue no dia 4, às 10h, com o painel “Saberes e Práticas: Iniciativas Inspiradoras para a Alimentação Adequada e Saudável”, o qual pretende por em evidência ações inspiradoras que promovem, protegem e apoiam os saberes e práticas convergentes com a alimentação adequada e saudável.O painel contará com os palestrantes Juliana Casemiro (nutricionista e professora-adjunta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro /INU/UERJ), Jerônimo Villas-Bôas (ecólogo, especialista em cadeia de produtos da sociobiodiversidade e secretário-geral da Associação Slow Food do Brasil), Paula Johns (diretora-geral da ACT Promoção da Saúde e membro do Comitê Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável) e Venceslau Donizete de Souza (presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica /Cooperacra), de Americana/SP).

Às 14h, a conferência “Alimentação em Favor da Comida, do Comer e da Vida” irá abordar as alterações no padrão alimentar da população e as implicações para a comida, o comer e a saúde da população e do planeta. Contará, como palestrante, com Fábio Gomes (nutricionista e assessor Regional de Nutrição e Atividade Física para as Américas da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial de Saúde) e mediação do jornalista e presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Carlos Henrique Carvalho.

Para encerrar a jornada, às 16h30 ocorrerá uma mesa sobre o tema “Promoção de Sistemas Alimentares Saudáveis no Brasil e na América Latina”, propondo, aos presentes, uma discussão sobre os ambientes alimentares, as conquistas e as dificuldades existentes para a promoção de um sistema que respeite práticas alimentares sustentáveis nas perspectivas cultural, ambiental econômica e social. Como palestrantes, Elisabetta Recine (nutricionista e presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e Juan Carlos Morales González (médico e diretor executivo da FIAN Colômbia, pertencente à FIAN International). Mediação da jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo Gastronômico das Faculdades Integradas Hélio Alonso, Juliana Dias.


SEMINÁRIO INTERNACIONAL 
"CONEXÃO COMIDA: SABERES E PRÁTICAS NA ALIMENTAÇÃO"

Quando: dias 3 e 4 de outubro
Onde: Sesc 24 de Maio
Endereço: Rua 24 de Maio, 109
Programação completa do evento em sescsp.org.br/experimenta



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário