“O Discurso da Água” discute impacto das hidrelétricas no Rio Tibagi
Documentário produzido em parceria da Universidade de Alicante (Espanha) com a UEL será exibido no cineclube Tela da Vila e no campus universitário
Dois exemplos de como a construção de usinas hidroelétricas tem gerado conflitos sociais e desequilíbrios ambientais. Produzido por pesquisadores da Universidade de Alicante, na Espanha, em parceria com docentes da UEL, “O Discurso da Água” é um documentário de 34 minutos que fala sobre os impactos socioambientais da construção de usinas hidroelétricas no Brasil.
Os sociólogos espanhóis Antônio Aledo e Hugo García Andreu realizaram, ao longo dos últimos três anos, em parceria com o professor José Paulo Pinese, da UEL, entrevistas e filmagens em que são mostrados os conflitos gerados pela construção da Usina de Porto Primavera – localizada no Rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná – e das usinas no Rio Tibagi, onde o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do atual governo pretende construir, ao todo, oito hidroelétricas.
O documentário, finalizado na Espanha em 2010, será exibido em Londrina, com a presença dos professores Hugo Andreu e Antônio Aledo, em duas ocasiões. No sábado, dia 6 de novembro, a partir das 20h, em sessão extra do Tela da Vila – cineclube da Vila Cultural AlmA Brasil – quando também será exibido o curta-metragem “Por Água Abaixo”, produzido pelo Núcleo de Comunicação da AlmA. E na terça-feira, dia 9 de novembro, a partir das 19h, no campus da UEL, seguido de palestra sobre os conflitos socioambientais no Alto do Rio Paraná, a convite do Programa de Mestrado em Geografia. As duas sessões têm entrada gratuita.
A realização é uma parceria entre a Universidade de Alicante, a Universidade Estadual de Londrina e a Fundação Araucária, com apoio da ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado) e da Vila Cultural AlmA Brasil.
Serviço:
“O Discurso da Água”, de Antônio Aledo e Hugo Andreu (DOC, Brasil-Espanha, 34min, 2010)
TELA DA VILA
Exibição do curta “Por água abaixo” (Núcleo de Comunicação da AlmA)
Sábado, 6 de novembro de 2010, às 20h.
Vila Cultural AlmA Brasil (Rua Mar Del Plata, 93)
UEL
Terça, 9 de novembro de 2010, às 19h.
Sala de Multimeios - Centro de Ciência Exatas da UEL
Mais informações: Prof. Pinese (CCE – UEL) (43) 3371-4316 / 9998-3398.
Nenhum comentário:
Postar um comentário