terça-feira, 24 de abril de 2012

♥ Novo Lançamento de NILZA BARUDE "Reticências..." ♥




Nilza Barude e sua filha Juliana Barude

Terceiro livro da jornalista, poeta e artista plástica Nilza Barude, “Reticências...”  (Editora Livro) reflete um período de dois anos em que o coração se apossou de suas mãos e refletiu um intenso relacionamento amoroso à distância, vivenciado apenas por e-mails. A obra foi lançada em São Paulo no dia 11 de abril, quarta-feira, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Nem mesmo o temporal que parou São Paulo nesse dia foi suficiente para impedir que amigos e admiradores de Nilza estivessem presentes, entre eles o poeta Rubens Jardim e o casal Rildo (ex-ator) e Ivone Gonçalves. Como parte do lançamento da obra, Nilza concedeu em São Paulo diversas entrevistas para jornais e emissoras de rádio e televisão.

Escrito de forma confessional e corajosa, o livro de Nilza Barude mostra os sonhos, dores, desejos e decepções de duas pessoas que, apesar de se apaixonarem, nunca se viram pessoalmente. Nilza conheceu Karim pela internet, durante uma pesquisa sobre a planta ayahuasca. Ele, um biólogo, descendente de árabes, com o tempo dividido entre pesquisas na Amazônia e o Oriente Médio. Uma paixão de uma jornalista por uma pessoa com o “corpo marcado por pata de onça”, com “asas nos pés” e “carregado pelo vento”. “Reticências...” é a comprovação de que o amor é um estado de espírito. E, mesmo com a "paixão que foi carregada pelo vento" conclui que o "amor sempre vale à pena.

Sobre a Autora

Nilza Barude é formada em Filosofia, com curso de extensão em Psicologia pela USP de Campinas. Exerce a profissão de jornalista desde 1970. Em Campinas, escreveu para o jornal “Correio Popular”e, em São Paulo, trabalhou em diversas emissoras, como “TV Tupi”,  “TV Excelsior”, “TV Record” e nos jornais “Folha de S.Paulo” , “O Estado de S. Paulo” e “Jornal da Tarde”. Chegou à Bahia em 1976. Atualmente, assina a coluna De Olho na TV, no jornal “Tribuna da Bahia”. Em 1981, foi convidada pelo diretor de “A Tarde”, professor Jorge Calmon, para participar da criação do suplemento semanal,  “Revista da TV”, encarte do mesmo jornal, onde escreveu durante 17 anos.  É diretora de jornalismo do portal site maisbahia.com.br. Fez direção, criação e apresentação de programas, de telejornais e de debates, produção de telejornalismo, reportagens, na “TVE” por 14 anos, e também nas emissoras “TV Itapoan”, “Band Bahia” e “TV Aratu”. Recebeu o título de Cidadã da Cidade de Salvador. É consultora e assessora em comunicação, palestrante e instrutora de cursos e eventos de Comunicação Empresarial. É também escritora e artista plástica.

Natural de Araçatuba, no interior de São Paulo, Nilza Barude tem o mundo das artes no gene. Com o pai pianista e o avô flautista, começou a tocar piano com cinco anos de idade. Aos 12, já tinha interesse pela obra de José de Alencar, Machado de Assis, entre outros autores brasileiros. Ainda na faculdade, se aventurou pelas artes cênicas. Contracenou com Cacilda Becker, na “TV Tupi”,  e  foi dirigida por Plínio Marcos e Fernando Faro. 

Nilza fez parte da Catequese Poética, movimento das décadas de 60 e 70, liderado por Lindolf Bell, que levava a poesia às ruas e onde o povo estava. Nilza diz que teve como grande incentivo para mergulhar no universo das letras um elogio do crítico de arte Jacob Klintowitz. 

Nilza Barude e Juliana Barude
Rildo Gonçalves, Nilza Barude e Ivone Gonçalves

O Poeta Rubens Jardim, Ivone Gonçalves e seu marido Rildo Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário