Chef Lucius Gaudenzi |
Nomes nacionais estarão na segunda edição
do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré
Chef Charles Silva |
Chefes com diferentes propostas gastronômicas estarão Reunidos no Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. No evento que vai de 3 a 13 de dezembro, nomes como Lucius Gaudenzi, Eber Leão, Rosa Gonçalves, Rodrigo Castro, Daniela Façanha, Charles Silva e Rivandro França se reúnem durante três dias para a cozinha show apresentando temas como Sabores da Amazônia em Itacaré, Comida com Sabor de Lembrança, Cozinha Criativa, Do Mar ao Sertão, Sabores da Costa do Cacau e Cozinhando Escondidinho.
A Cozinha Show acontece do dia 3 ao dia 5, a partir das 17h, na Orla da cidade e na Praia da Concha aberto ao público. Quem abre a programação, no dia 3, às 19h, é o Chef Lucius Gaudenzi. O soteropolitano apresenta o “Nas Ondas de Itacaré”. No dia, mostra um pouco do que aprendeu na conceituada escola de gastronomia "Le Cordon Blue Paris" e nas suas andanças por diversos países. A escolha do tema se deu porque Lucius também é surfista e frequenta Itacaré desde 1979, além de desenvolver um trabalho na cozinha que vem ganhando cada vez mais admiradores, por usar produtos típicos da Bahia e técnicas internacionais para criar seus saborosos pratos.
Na sexta feira, a Cozinha Show começa com o tema “Sabores da Amazônia em Itacaré”. A partir das 17h, o Chef amazonense Eber Leão, que é empresário e cozinheiro na área de banquetes há duas décadas, em Manaus, apresenta pratos com Pirarucu, Tucupi, Farinha de Uarini, Cupuaçu, Jambu, Tucumã e Pupunha. Quem estiver em Itacaré experimentará os sabores típicos do Amazonas. A noite segue com a curadora do evento, a Chef Rosa Gonçalves. Com o tema “Comida com Sabor de Lembrança”, sua apresentação trará ao público sabores preservados nas lembranças familiares, que se constituem em verdadeiros tesouros guardados por diversas gerações.
Na busca de fortalecer a gastronomia de raiz Rosa vem realizando projetos de capacitação profissional em vários municípios da Bahia e também profere palestras, oficinas e aulas-shows nas quais leva a mensagem de valorização das raízes gastronômicas, da agricultura familiar, dos pescadores e pequenos produtores de alimentos. A noite termina com o Chef Rodrigo Castro. A herança baiana deu o tempero ao perfil do Chef: mesclada às virtudes adquiridas no ofício e na academia, fez de Rodrigo um profissional bem formado que passeia pela culinária de suas origens com muita propriedade. Castro apresenta o tema “Cozinha Criativa”, no qual resgata e mantem ingredientes e receitas da cozinha baiana, já não mais usuais, acrescentando um pouco de contemporaneidade aos pratos da cozinha de raiz.
No dia 5, quem abre a programação é uma Chef da Costa do Cacau, de Ilhéus. Daniela Façanha apresenta o tema “Sabores da Costa do Cacau”. Criatividade é a marca forte dessa Chef, que surpreende com pratos elaborados com produtos da Costa do Cacau e que são uma explosão de cores, sabores e aromas. O dia segue com o Chef Charles Silva. “Do Mar ao Sertão” é o tema que o baiano apresentará utilizando a culinária regional (do mar e do sertão). Ingredientes, cheiros, temperos e a diversidade cultural nordestina possibilitam a criação de pratos com sabores incríveis.
Um pernambucano encerra a Cozinha Show no Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. Chef revelação de Pernambuco/2013, Chef revelação do Brasil/2013, cozinheiro do Restaurante Cozinhando Escondidinho, atualmente apresentador de programa de TV, o Chef Rivandro França segue seu sonho de infância acreditando que a gastronomia mudará o mundo. No Festival realiza aula-show com os produtos da Costa da Cacau, com os quais irá criar pratos em homenagem a Itacaré, com o tema “Cozinhando Escondidinho”.
O segundo Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e ABRASEL, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves e a Produção da ONG RODA BAIANA, e conta com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. O evento é patrocinado pelo Governo do estado através das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural.
Festival Gastronômico Sabores de Itacaré – Com o Cacau como tema principal o evento acontece em dez dias. Na data, 36 restaurantes participantes apresentarão pratos com os produtos tradicionais da região cacaueira, principalmente aqueles cultivados pela agricultura familiar. O evento contará com atrações artísticas e culturais envolvidos nos principais pontos da cidade como Orla, Pituba, praça das mangueiras e passarela da Vila.
Com essa diversidade, a proposta é envolver os restaurantes e ambientes turísticos da cidade no projeto. O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré ainda contará com feira de produção associada ao turismo, de agricultura familiar e de artesanato. Participam da iniciativa chefes locais, regionais e nacionais para desenvolver o que mais reinará no evento: a culinária. Para capacitar o trade local, o Festival contará com Cozinha Show, rodas de conversas, visitas técnicas, e, este ano, uma novidade as Festas do Chef.
Itacaré - Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, a pequena cidade abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios e manguezais. Muitos consideram como o lugar que tem as melhores ondas da Bahia. Itacaré, com formação geológica única no Nordeste Brasileiro, é muito visitada por praticantes de esportes radicais e de aventura.
A cidade conta com mais de oito mil leitos de hospedagem e 174 bares e restaurantes, divididos entre quatro hotéis, 84 pousadas, 52 casas de temporadas, 27 flats, nove campings, seis hostels e duas hospedagens rurais. O destino turístico tem opções para todos os gostos. Isso sem falar nas 14 encantadoras praias, seis delas urbanas que muitas vezes podem ser vistas da janela do quarto.
Para chegar à cidade, que fica na Costa do Cacau, saindo de Salvador, há a opção de pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, e seguir até Itacaré pela rodovia BA-001. Para sair de Ilhéus, o acesso é direto pela BA-001, seguindo o litoral.
O Cacau - Derivado do termo kakaw, de origem Maia, não se sabe ao certo quais os primeiros povos que cultivaram o fruto. Antes mesmo dos colonizadores espanhóis chegarem à América, já era plantado pelos índios. O fruto foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate. Em meados do século XVIII, tinha atingido o sul da Bahia, onde se adaptou ao clima e solo. A região alcançou produção de até 95% do cacau brasileiro. O Brasil é 5° produtor do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.
Serviços
2ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré
De 3 a 13 de dezembro
Participam 36 estabelecimentos
Mais informações www.festivalsaboresdeitacare.com.br
Chef Daniela Façanha |
Chef Eber Leão |
Chef Rivandro França |
Chef Rodrigo Castro |
Chef Rosa Golçalves FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!! BON APPÉTIT !!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário