sábado, 7 de outubro de 2017

♥ "Ensina-me a Ser Chef" reúne estudantes da rede pública de Gramado na final de sua 6ª edição ♥ BR ♥

Equipe et participantes do 6º "Ensina-me a Ser Chef"

Realizado pelo restaurante Nonno Mio, projeto escolheu 
os destaques entre as escolas participantes 
em evento no SENAC Gramado


Jurados Leonardo Schreiner, Arika Messa, Patrícia Roggerone et Pedro Andreis


Levando novamente a arte de cozinhar para as escolas públicas de Gramado, o restaurante Nonno Mio realizou, nesta quarta-feira (04/10), a final da sexta edição do "Ensina-me a Ser Chef", projeto que vem apresentando o mundo da gastronomia para as novas gerações da comunidade local. Os times, cada um representando as oito escolas participantes, prepararam suas receitas durante o cronometrado limite de uma hora, onde os pratos traziam criações que levavam obrigatoriamente itens da merenda escolar, despertando a curiosidade e a criatividade para tornar a refeição diária em um prato de restaurante, digno de Chef.

Ao longo das seis edições do "Ensina-me a Ser Chef", Pedro Andreis, um dos idealizadores do projeto e jurado da edição deste ano, percebe a adesão crescente das escolas, mas também já espera resultados que vão muito além do ambiente escolar: “Acredito que, daqui dois ou três anos, já veremos as conquistas do projeto dentro das próprias cozinhas, com alunos ingressando no mercado gastronômico. Aqui os jovens descobrem talentos e vocações, e o fato da região ser turística incentiva a ideia de que existe a realidade de realmente trabalhar na área”.

E os restaurantes da região já podem mesmo se preparar para receber pequenos grandes cozinheiros. Afinal, o nível e a variedade dos pratos impressionaram o qualificado grupo de jurados formado por Arika Messa, Leonardo Schreiner, Patrícia Roggerone e Pedro Andreis. A decisão foi tão acirrada que a diferença entre as colocações do primeiro e do último prato foi menos de um ponto. Sem revelar a colocação das escolas, o "Ensina-me a Ser Chef" apresentou os três pratos que se destacaram no paladar dos jurados: 


EMEF Maximiliano Hahn

Raviolli de gema com espuma de beterraba

EMEF Padre Scholl

Risoto de legumes com crispie de alho-poró, acompanhado de filé e molho de nêspera

Presidente Vargas

Tortelone tricolor recheado


PALAVRA DOS JURADOS

Presença internacional entre os jurados, a Chef argentina Patricia Roggerone diz que o nível de todos os pratos em competição supera as expectativas para crianças tão novas. “É bom ver que, com esse projeto, elas já começam a acumular experiência na cozinha, o que se reflete nos pratos, onde se percebe a preocupação com o ponto da carne, o sabor, as combinações de texturas e a criatividade na hora de fazer o empratamento”, avalia.  Do ponto de vista da emoção, a Chef Arika Messa diz que a experiência é recompensadora: “A palavra para definir essa experiência é emocionante. Fiquei encantada com cada um deles e com a ideia de ver um futuro sendo construído aqui, já que estamos falando de uma profissão muito árdua. Eles estão de parabéns”. Por fim, para o jurado Leonardo Schreiner, a avaliação dos pratos foi desafiadora. “É difícil pelo nível dos pratos e pela idade das crianças. Vimos muita invenção nas receitas, o que não parecia fazer parte de um repertório de crianças dessa idade. Foi difícil escolher, até porque estamos falando de um projeto que busca o incentivo de uma geração”, comenta.


TRABALHO PARA A COMUNIDADE

A Secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva, elogiou a iniciativa do Nonno Mio de desenvolver, por iniciativa própria, um trabalho dedicado à comunidade e aos alunos da rede pública. “É importante ressaltar que são pessoas da comunidade que querem fazer algo pelos gramadenses, pelos alunos, pela educação. Temos a certeza de que contaremos com ainda mais participantes nos próximos anos”, projeta Gilça. Em 2017, 40 alunos foram à cozinha para participar do "Ensina-me a Ser Chef", mas as panelas vão ficar guardadas por pouquíssimo tempo: no próximo sábado (10/10), as três escolas destacadas pelos jurados nesta edição apresentam seus pratos na Cozinha Experimental do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, montada na Rua Coberta, com entrada franca.


Alunos da Maximiliano Hahn

Alunos da Padre Scholl

Alunos da Presidente Vargas

Fotos by Cleiton Thiele

SERVIÇO

"Ensina-me a Ser Chef"
9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Sábado, 10 de outubro, a partir das 10h
Na Cozinha Experimental da Rua Coberta
Gramado - RS
Entrada franca


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário