sábado, 10 de agosto de 2019

14/08 - SAVE THE DATE - Coquetel de Abertura - Exposição "VIRTU VIRIDI" no Espaço Uruguay



Estimados Amigos das Artes,

A Sra. Irene González Pino, Diretora, no Brasil, do Banco de la República Oriental del Uruguay e do Espacio Uruguay São Paulo, têm a satisfação de convidar para a abertura da Mostra de fotografia de Natalício Brito “VIRTU VIRIDI” que lançou um olhar distinto, a um dos Ícones dessa cidade - O Parque do Ibirapuera.

Contamos com a presença de todos,

Carla Mourão



SOBRE O PARQUE

Com mais de 1, 5 milhão de m², o Parque do Ibirapuera é um pulmão Verde pulsante dentro da Cidade de São Paulo, daí o nome VIRTU VIRIDI, “Energia Verde” em latim, para essa exposição que mostrará detalhes do parque, que nosso olhos comuns ainda não enxergaram!

Inaugurado em 21 de agosto de 1954, completa agora 65 anos de vida de muito movimento. O parque recebe mais de 14 milhões de visitantes por ano, o que o faz ocupar o 1º lugar, e ser o mais visitado da América Latina.

Além de todas as características de parque, como Árvores centenárias, plantas nativas e exóticas, campos de esportes, pistas de corrida, bicicleta, e outros modais, equipamentos de ginástica, etc., o parque desenvolve, em 48 mil. m², o Viveiro Manequinho Lopes, de onde saem as mudas para a arborização urbana da cidade.  

Também na parte Cultural o Ibirapuera sai disparado e abriga o MAM (Museu de Arte Moderna), Fundação Bienal, OCA, Museu Afro, e Planetário, além do Auditório Ibirapuera.


SOBRE O FOTOGRAFO E ESSA EXPOSIÇÃO

Natalício Brito descreve a experiência que deu início a esse Projeto que se transformou na exposição que será aberta no próximo dia 14 de agosto. 

"No princípio, tudo em troca de apenas “likes”, uma curtida nas redes sociais, até o dia em que eu vi uma foto do fotografo Armando Vernaglia Jr.

Inspirado pela beleza de sua fotografia, fui até o Parque do Ibirapuera e fiz uma foto parecida. Foi nesse momento, que eu percebi que ali existia mais beleza e detalhes, que nunca antes meus olhos tinham

capturado, pois clicava as fotos, apenas pra postar nas redes sociais e ganhar uma curtida!!! 

Comecei então uma viagem pelo Parque do Ibirapuera retratando detalhes de obras e locais pelos quais passamos, e mesmo de locais praticamente desconhecidos, como é o caso do labirinto que ali existe.

E foi essa fagulha, que deu início ao que viria a se tornar essa exposição.

Essa experiência de fotografar o parque e descobrir toda a beleza e detalhes foi também, uma incrível viagem de descoberta de mim mesmo. “VIRTU VIRIDI” (do latim Energia Verde), tenta trazer, com imagens, tudo que vivenciei quando me desconectei.

Quando um se desconecta da correria do dia a dia, dos “likes” e “deslikes”, é possível conectar-se em outra dimensão, e absorver a essência da natureza e esta sim, transmitindo energia a todo momento de
forma muito intensa.

Parafraseando Sebastião Salgado, “... todas as fotografias que aqui estão, levaram menos de 1 segundo para serem clicadas...

E como tudo na vida, o tempo é relativo!!! Então, só nos resta como recurso, que nos permite eternizar uma vida inteira em menos de um segundo - a fotografia!!!.

Bem-Vindos a Exposição VIRTU VIRIDI -  Carpe Dien!”



ESPACIO URUGUAY – SÃO PAULO - PROPÓSITO

O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e talentos novos!!!

Como incentivador da produção artística atual, o Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, para suas atividades de negócios, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de Arte do Brasil. Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido.

Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro entre o que há de mais interessante na arte contemporânea, aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo que aqui desenvolve suas atividades com todas as facilidades necessárias, desfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.

Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à Arte. No Espacio Uruguay os dados sobre os artistas e suas obras estão sempre à vista. Assim o público que nos visita, ou vem desenvolver aqui alguma atividade, sente-se à vontade para perguntar, entender, comparar e decidir. O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida.

Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente.


SERVIÇO

Exposição: “VIRTU VIRIDI”

Local: “Espacio Uruguay - São Paulo” - Banco de la República Oriental del Uruguay
Visitação - Dias e Horários: 2ª a 6ª das 14 às 18h
Estações de Metrô: Consolação & Trianon MASP
Estacionamento: Com manobrista (terceirizado CARPARK) – no Edifício
Endereço: Av. Paulista, 1.776, 9º andar ​ – Edifício Parque Avenida – Elev. 3 e 4 – São Paulo – Brasil



À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário