sábado, 6 de junho de 2020

No dia Nacional do Teste do Pezinho, Danone Nutricia reforça a importância dos cuidados desde o início da vida do bebê



Dia 6 de junho é o dia do exame, que é feito logo após o nascimento e pode detectar uma série de doenças


Danone Nutricia sabe que cuidado, estímulo e uma boa nutrição são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças e, em 6 de junho, dia de conscientização do Teste do Pezinho, reforça outro cuidado muito importante logo no início da vida do bebê: a chamada triagem neonatal.

O exame é popularmente conhecido como teste do pezinho e é tão importante que, desde 1992, tornou-se obrigatório em todo o território nacional. Normalmente realizado logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido, basta uma picadinha no calcanhar para coletar gotas de sangue que, após analisadas, podem indicar se a criança apresenta certas doenças genéticas, infecciosas ou metabólicas.

Entre as doenças que podem ser identificadas pelo teste do pezinho estão aquelas ligadas a alterações na hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio no sangue), fenilcetonúria, fibrose cística e outras que podem provocar atrasos no desenvolvimento físico e mental. A detecção precoce destas doenças, possibilitam o início do tratamento ainda na fase pré-sintomática, ajudando a minimizar os danos à criança, trazendo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.

Desde 2001, o exame é feito de forma gratuita na rede pública de saúde e deve ser realizado, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, uma média de 2,4 milhões de recém-nascidos passam por esta triagem, o que contribuiu para que em cinco anos, mais de 17 mil bebês fossem diagnosticados com alguma das doenças detectáveis pelo Teste do Pezinho e pudessem ser tratados precocemente.

Apesar de toda sua importância, o teste do pezinho não é o único cuidado que devemos ter no início de vida do bebê. Na verdade, o oferecimento de uma boa nutrição e dos estímulos adequados no período compreendido desde a concepção do bebê até seus dois anos de idade são fundamentais para um bom desenvolvimento tanto na infância quanto na fase adulta.

Esse período é chamado de Primeiros 1000 Dias, um intervalo que compreende os 270 dias de gestação com 365 dias do primeiro ano de vida da criança e os outros 365 dias até o segundo ano. Atualmente, os estudos médicos e científicos sugerem que a nutrição no período da gestação e nos primeiros dois anos de vida pode ter efeitos na saúde e no bem-estar no curto e no longo prazo. Também já se sabe que fatores externos, como uso de medicamentos, estresse, doenças, e a realização de exercícios físicos, influenciam em grande parte do desenvolvimento da criança, em proporção muito maior do que apenas os fatores genéticos.

Por isso, Danone Nutricia apoia a causa dos Primeiros 1000 Dias e uma alimentação adequada desde a gestação, associada ao aleitamento materno, e à manutenção de bons hábitos alimentares para o crescimento e desenvolvimento infantil.

Para realizar o teste do pezinho, basta as famílias comparecerem à Unidade de Saúde da Família mais próxima. Ao todo são mais de 22.353 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil. Além disso, todos os estados contam com Serviço de Referência em Triagem Neonatal habilitado pelo Ministério da Saúde, nos quais médicos especialistas e equipes multidisciplinares atendem as crianças diagnosticadas com as doenças detectadas pelo teste.

Fonte: https://www.saude.gov.br/


Sobre Danone Nutricia

Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, tem como missão transformar vidas pela nutrição.  

Possui um portfólio com mais de 220 marcas reconhecidas e inovadoras, resultado de mais de 100 anos de pesquisas. A ciência tem papel fundamental e está no centro do compromisso da Danone Nutricia com a nutrição e a saúde em todos os momentos chaves da vida.   

www.danonenutricia.com.br
Danone Nutricia, Mais que Nutrir, Transformar 


Sobre os Primeiros 1000 Dias  

Danone Nutricia  apoia a causa dos Primeiros 1000 Dias, que defende a importância de uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias de vida para o crescimento e desenvolvimento infantil. Tem como pilares nutrir, cuidar e estimular. 

A iniciativa tem como objetivo mostrar que uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares contribui para que as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimulem a saúde e o potencial máximo do adulto.  

Para saber mais, acesse http://primeiros1000dias.com.br/




FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!

Preserve a Vida, fique em casa ! 
Préservez la Vie, restez à la maison !
Preserve Life, stay at home !




Nenhum comentário:

Postar um comentário