segunda-feira, 16 de setembro de 2019

19/09 - O Inverno e a Primavera da Alma faz única apresentação no Teatro das Artes - SP



O INVERNO E A PRIMAVERA DA ALMA


Um musical. Um concerto de Vivaldi. Uma peça de teatro. O INVERNO E A PRIMAVERA DA ALMA é isso tudo. O espetáculo faz apresentação única no próximo dia 19 de setembro, quinta-feira, às 21 horas, no Teatro das Artes - Shopping Eldorado. A atriz e terapeuta Andrea Fray interpreta Bella, uma mulher que acaba de terminar um relacionamento. Todos os estágios que envolvem sua transformação, a partir desse momento, são vividos no palco junto à Camerata Magistral do Maestro Celso Franchini e do músico Tito Bello, que orienta a personagem rumo à sua consciência a partir de canções que executa ao vivo. Completa o elenco a atriz Vitória Ferreira, exercendo o papel angelical de elo entre individuo e natureza.

Andrea é casada com Tito e filha do Maestro Celso. O embrião do espetáculo surgiu quando o maestro convidou o genro para narrar os poemas que o compositor italiano Antonio Vivaldi fez para complementar As Quatro Estações. Andrea então idealizou um trabalho de integração, há tempos imaginado pela família,  se utilizando de sua formação teatral e terapêutica. 

Quando Celso, a filha e o genro escolheram se apresentar juntos, Andréa e Tito já sabiam que queriam fazer algo diferente. Não queriam uma simples apresentação de música clássica entrecortada com poemas ou pequenos sketches, nem um musical com o suporte das composições de Vivaldi. Queriam que tudo harmonizasse em cena em um espetáculo diferenciado, multimídia, com linguagens artísticas se complementando. Assim, O INVERNO E A PRIMAVERA DA ALMA nasceu e estreou nesse ano, numa pequena temporada no Teatro J. Safra, em São Paulo. 




Andréa explica: “Eu e o Tito somos terapeutas, sócios da Synaptyco Gestão Emocional e montamos o espetáculo para trazer rico conteúdo por meio de nossas formaçãoes artísticas. Sempre unimos estes dois lados em prol do desenvolvimento humano. E agora, temos por meio desse projeto, uma possibilidade de expansão de nosso propósito. A ideia foi criar um espetáculo único, algo que não existe e que acontece baseado em uma soma de experiências pessoais e profissionais. Queremos que o público possa entrar em contato com uma trajetória arquetípica de individuação. Tem muitos conceitos de terapia e o público sai com a sensação de que é possível mudar, pois a mudança é intrínseca à natureza e, portanto, maior do que o próprio indivíduo. Acontece, invariavelmente”.

Cada uma das linguagens utilizadas em cena funciona como um reforço para a história e, em alguns momentos, ganham o papel de um personagem. “Quando conversamos sobre o que queríamos fazer,  buscamos canções que já estavam prontas e que dialogavam muito bem com a história. Mas é importante frisar que elas não são um trilha sonora. Elas entram como um complementação do que Bella fala. Assim como as projeções, que não exercem somente um papel de ambientação: elas potencializam as sensações e sentimentos que queremos gerar na platéia em momentos específicos do espetáculo”, explica Tito. 


Relações com Vivaldi e As Quatro Estações 

Com o texto já escrito, Andréa e Tito ficaram surpresos ao descobriram mais sobre Vivaldi, sua vida e sua obra. O compositor italiano, inspirado por pinturas da época, escreveu um de seus concertos mais conhecidos, As Quatro Estações, e vislumbrava sua apresentação junto aos sonetos que compõe o espetáculo e os tais quadros. “Ele já tinha a ideia de criar, como nós, uma integração entre artes em um espetáculo multimídia. Achamos essa coincidência muito feliz!”, conta a dupla Tito e Andrea. 





O INVERNO E A PRIMAVERA DA ALMA 

Única apresentação no dia 19 de setembro, quinta-feira, às 21 horas
Ingressos - R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia entrada)
Vendas pelo site Sampa Ingressos
Duração - 60 minutos
Classificação - livre
Texto e direção - Andrea Fray e Tito Bello
Elenco - Andrea Fray, Tito Bello e Vitória Ferreira
Maestro - Celso Franchini
Músicos da Camerata Magistral - Ellen Matos, Leonardo Marchiolli, Lucas Silva, 
Geovana Silva, Guilherme Araújo, Fabio Menezes, Marcos Nogueira, Sarah Ferreira, 
Erick Vilela e Lucas Magalhaes
Cenografia - Carla Brandão. 

Teatro das Artes
Shopping Eldorado
Avenida Rebouças, 3970
Sao Paulo
Capacidade - 750 lugares
Telefone - 3034-0075
Horário da bilheteria - Terça e quarta das 14h até às 20h
Quinta a domingo das 14h até o início do espetáculo. 


À NE PAS RATER !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário