sexta-feira, 23 de março de 2012

23/03 ♥♥♥ FLORIANÓPOLIS ♥♥♥ Ilha da Magia comemora 286 anos de Pura Beleza




 

Essa Ilha de tantos Encantos, cantada em prosa e verso, um dos destinos turísticos mais procurados pelas belezas de suas praias e pela calorosa recepção de seus habitantes, também foi um dos lugares que escolhi para morar por um certo tempo e onde nasceu Minha Caçulinha Victória !!!
Ilha da Magia... quantas lembranças... Saudades de Grandes Amigos que lá deixei... mas que estão sempre em meus Pensamentos... e Eternamente no meu Coração !!!


 




Em 23 de março de 1726, a capital de Santa Catarina era fundada com o nome inicial de Nossa Senhora do Desterro. Florianópolis veio muito tempo depois, com a revolução federalista comandada pelo Marechal Floriano Peixoto, em 1894. Antes disso, em 1823, de vila passou a capital do estado.

 

Como se vê, são quase 300 anos de histórias para contar sobre esta charmosa cidade, cuja metade fica numa ilha, estando a outra no continente, sendo ambas unidas por 3 pontes : Governador Hercílio Luz, Governador Colombo Salles e Governador Pedro Ivo Campos.

 

Um pouco da História...

Os índios tupi guarani foram os primeiros habitantes de Florianópolis. Eles chamavam o local de Ilha de Meiembipe, logo ocupada por portugueses que a transformaram em ponto de abastecimento de água e alimentos para navios que rumavam ao sul no início do século XVI.

Depois, passou a se chamar Ilha de Santa Catarina, batizada pelo navegante Sebastian Caboto em homenagem a sua esposa, Catarina de Medrano.

Em 1679, o bandeirante Francisco Dias Velho deu início ao povoamento da pequena Florianópolis, que na época já se chamava Nossa Senhora do Desterro. Fundou a igreja que hoje é a Catedral da cidade e construiu casas.

Foto da praia da armação, em Florianópils/SC 

Mais tarde, 58 anos depois, foi ocupada militarmente, ganhando várias fortalezas que estimularam sua ocupação. Em 1748, lá aportaram portugueses de Açores e da Ilha da Madeira que contribuíram para a formação da cultura local. Com eles, vieram a indústria manufatureira de algodão e linho, além do desenvolvimento agrícola..



Após tornar-se capital do estado de Santa Catarina, Nossa Senhora Desterro viu nascer o desenvolvimento urbano que incluiu a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos. Em 1894 mudou o nome para Florianópolis e aderiu ao progresso com a implantação das redes de energia elétrica e instalação de redes de água e esgoto.

Ligada ao Continente e ao Mundo !!!

 

O patrimônio mais famoso da ilha é a ponte Hercílio Luz, inaugurada em 13 de maio 1926. Com 819,47 metros de comprimento, a ponte tem a estrutura em aço e pesa aproximadamente 5.000 toneladas.

Considerada o cartão-postal da cidade, a ponte está com o acesso fechado desde 1991 depois de constatadas fissuras em um dos olhais de sustentação.

Antes de sua construção, a travessia da ilha para o continente era feita por balsas que não dispunham de segurança e conforto. Com a ponte, na época a única ligação com o outro lado, o tráfego médio era de cerca de 27 mil veículos por dia. Hoje, quem faz a travessia utiliza as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos.



Uma Lagoa Exuberante !!!

Barra da Lagoa
Localizada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição é uma dos locais mais freqüentados da cidade. Quem procura paisagem exuberante propícia à prática de esportes, encontra na lagoa o local certo. Tem também as praias ao lado, Mole e Joaquina, próprias para o windsurf e o surf.

 

Fundada com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição em 1750, a lagoa fazia com o distrito de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha um dos núcleos açorianos mais importantes de Florianópolis que lá se fixaram por volta de 1748.

 

FESTIVIDADES

No dia 23 de março, Florianópolis completa 286 anos de fundação e emancipação. Como a data não pode passar em branco, o pessoal do Parador 12 preparou três dias de festa, com uma programação recheada de shows sertanejos para animar a Ilha da Magia.

O Weekend Sertanejo, como foi batizado o evento, acontece nos dias 22, 23 e 24 de março, em Jurerê Internacional. Entre as atrações confirmadas estão o cantor Gusttavo Lima, dono do hit “Balada Boa”, Fábio Dunk, Israel Novaes, as duplas Humberto & Ronaldo e Jorge & Mateus, que aproveitam a grande data para gravar um novo DVD.

O passaporte válido para os três dias de festa custam R$ 150 (feminino) e R$ 300 (masculino). A previsão de inicio dos shows é 17h, mas a casa abre as portas a partir das 14h.


 

mergulho na ilha do campeche sc
Praia do Campeche


Não deixe de visitar esse site e conhecer todos os encantos da Ilha da Magia !!! Achei muito bom !!!



Litoral Santa Catarina

JOYEUX ANNIVERSAIRE FLORIPA !!!
FELIZ ANIVERSÁRIO !!!
♥ EU AMO ESSA ILHA !!! 
♥   




Nenhum comentário:

Postar um comentário