sexta-feira, 30 de março de 2012

♥ CURITIBA COMEMORA 319 ANOS ♥ CIDADE MODELO ♥ CURITIBA FÊTE SES 319 ANS ♥ VILLE MODÈLE






CURITIBA

Minha Cidade Natal, onde morei parte da minha infância e da adolescência, é uma cidade deliciosa !!!
A começar pelo clima frio, que adoro !!! Uma Vida Cultural plena. Restaurantes Maravilhosos, lugares Incríveis, cheios de charme sem falar nos Queridos Amigos que lá deixei !!!
Curitiba é uma cidade que eu Adoro visitar sempre e curtir tudo de Maravilhoso que essa cidade oferece !!!

        FELIZ ANIVERSÁRIO CURITIBA !!!






CURITIBA é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizada a 934 metros de altitude
no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. Em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, era a cidade com melhorqualidade de vida do Brasil.
É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes.É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3 172 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.

Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estradatropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vidacosmopolita, é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil,[24] com um polo industrial diversificado que lhe dá o posto de quinta maior economia do Brasil, sendo considerada umas das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.

Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. O Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008, criado com a intenção de avaliar e comparar o desempenho das cidades em diferentes funções que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro, indicou Curitiba na 49ª colocação entre as cidades com maior influência global. Curitiba também foi citada em uma recente pesquisa publicada pela revista Forbes, como a 3º cidade mais "esperta" do mundo, que considera esperta a cidade que se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico. Curitiba é também uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, sendo considerado um dos centros mais globalizados do planeta, recebendo a classificação de cidade global gama-, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).



Sob o slogan de “cidade qualidade de vida”, a capital apresenta uma ótima infra-estrutura para seus moradores e visitantes, bem como opções de lazer variadas para todas as épocas do ano.

Lindas paisagens e uma forte valorização cultural caracterizam os principais pontos turísticos que compõem a metrópole.
Alguns Pontos Turísticos de Curitiba :


CATEDRAL BASÍLICA
 É um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. Construída de 1876 a 1893, em estilo neogótico, segundo o projeto do arquiteto francês Alphone de Plas. 


Catedral Curitiba




JARDIM BOTÂNICO
Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.




ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI 
Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet. 



Teatro Guaira
TEATRO GUAÍRA
O Teatro Guaíra é um dos maiores da América do Sul. A Orquestra Sinfônica do Paraná é uma das principais referências de música clássica do Brasil. O Festival de Teatro de Curitiba, realizado anualmente, desde 1992, é um dos eventos artísticos mais importantes do País. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.





Museu Oscar Niemeyer,
mais conhecido como o Museu do Olho, no Centro Cívico, onde é possível conferir exposições de arte fixas e itinerantes.

Bosque Zaninelli e Universidade Livre do Meio Ambiente
Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano no Parque Tingüi.
Réplica da igreja de São Miguel Arcanjo e o campanário no Memorial Ucraniano.
Bosque do Alemão
Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.
Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

Bosque João Paulo II
PASSEIO PÚBLICO/MEMORIAL ÁRABE
O Passeio é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. É também biblioteca pública.


Passeio de trem pela Serra do Mar
A localização geográfica da cidade de Curitiba permite ainda que seus visitantes façam um passeio em meio a Serra do Mar. Com 150 km de extensão, 14 túneis e 30 pontes a viagem de trem dura cerca de três horas e leva até Morretes, onde a dica é experimentar o barreado, prato tradicional da região feito à base de farinha de mandioca e carnes cozidas.

Solar do Rosário em Curitiba Paraná
O Solar do Rosário e a Igreja do Rosário, ao fundo.
O Solar do Rosário era a residência da família Paula França, na década de 1890. Paula França foi prefeito de Curitiba, presidente da Câmara Municipal e proprietário da fábrica de Cerâmica das Mercês.
Até 1988, o Solar foi sede do Instituto Goethe do Paraná. Foi restaurado em 1992, passando a abrigar um centro de arte e cultura. Possui galeria de arte, antiquário, café colonial, restaurante, jardim de esculturas e cursos na área de artes e cultura. O nome se deve ao fato de ficar junto da igreja do Rosário.

Templo das Musas
Em estilo grego clássico, inaugurada em 22 de setembro de 1918. É sede mundial do Instituto Neo-Pitagórico fundado pelo paranaense Dario Vellozo em 26 de novembro de 1909. Destina-se ao estudo, ao desenvolvimento das faculdades superiores do Ser, ao altruísmo, inspirado nos Versos de Ouro de Pitágoras, para a Cultura, para a Verdade, para a Justiça, para a Liberdade, para a Paz, para a Fraternidade e para a Harmonia. Possui biblioteca especializada e a consulta somente é permitida mediante hora marcada. 
Parque Barigui em Curitiba Paraná
Parque Barigui

PARQUE TINGUI
Para os dias de domingo, a melhor opção de passeio pela capital paranaense é dirigir-se para um dos inúmeros parques que compõem a região. Em diferentes pontos da cidade encontram-se bosques elaborados para homenagear seus principais colonizadores oriundos de países como Alemanha, Polônia, Ucrânia, Itália e Japão. O Parque do Tingüi, por exemplo, conta com um memorial ucraniano retratado na arquitetura da igreja principal da área verde que dispõe espaços para prática de esportes e comercialização dos pêssankas, artesanato típico da cultura ucraniana.
MESQUITA MUÇULMANA
Também denominada de Mesquita de Al Imam Ali Ibn Abi Taleb, não possui detalhes tão complexos como as do Oriente, mas é considerado um prédio de grande semelhança. Construída em 1977, possui eventos expressivos, delineados pelos cinco pilares do Islam, que são as estruturas básicas da vida espiritual.


 
Rua XV DE NOVEMBRO
LARGO DA ORDEM



Visitar os parques de Curitiba faz parte do cotidiano dos curitibanos. Para os visitantes da cidade, é uma experiência inesquecível.
Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada.
A qualidade dos parques municipais, junto com os programas de educação ambiental e de reciclagem de lixo, fizeram Curitiba merecer o título de Capital Ecológica do Brasil.


Cidade Ganha Novo Roteiro Turístico "Curta Curitiba a Pé"

Em comemoração aos 319 anos da cidade, foi lançado um novo roteiro turístico, o Curta Curitiba a Pé. O mapa foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba com indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas. O texto do mapa, assinado por Maí Nascimento Mendonça, mostra aspectos de várias épocas da cidade, que nasceu em 1693.



No Roteiro Principal, o passado é o destaque. O visitante poderá explorar 39 prédios e pontos históricos concentrados na região central de Curitiba, como a Sociedade Operário, o Palácio Garibaldi, Belvedere da praça João Cândido, a Galeria Tijucas, o Edifício Garcez, a praça Tiradentes. 
A fachada da primeira farmácia de Curitiba, fundada em 1857 pelo imigrante alemão Augusto Stellfeld na praça Tiradentes, e o prédio art-nouveau da XV de Novembro, que agora abriga as lojas Marisa, também estão no Roteiro Principal.
Já o Roteiro Alternativo mostra a diversidade cultural e étnica da cidade e sugere visitas ao Memorial Árabe, Teatro Guaíra, à Mesquita Iman Ali, Rua 24 Horas. O Passeio Público, primeiro parque municipal de cidade, aberto em 1886, o Colégio Estadual, a Casa do Estudante Universitário e a Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil,em 1912 – também estão na lista.
Por fim, o Roteiro Gastronômico é obrigatório, com bares, restaurantes e confeitarias que têm mais de 50 anos de tradição. O churrasco do Bar Palácio, a rabada com polenta do São Francisco, a broa da Padaria América são lembrados.
O material também apresenta a Feira do Largo da Ordem que, aos domingos, exibe e vende o trabalho de 1.300 artesãos. Textos sobre o ônibus da Linha Turismo, o Paço da Liberdade, a rua XV de Novembro e a travessa Nestor de Castro completam o mapa.
O mapa é dividido em três tipos de roteiros e será distribuído nos dez Postos de Informações Turísticas (PITs) de Curitiba.




JOYEUX ANNIVERSAIRE CURITIBA !!!
 



2 comentários:

  1. Plus jeune!!!! ,voila une qui me plairait pour y vivre,,super !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Je suis sure que ça te plairait énormément, Mon Chéri !!!
    Il faut la connaitre !!!
    Bon Week-end, Mes Amours !!!
    Groooooooooos Bisous dans Vos Coeurs♥♥♥

    ResponderExcluir