quinta-feira, 8 de agosto de 2013

♥ 41º Festival de Cinema de Gramado lança nova trilha oficial composta por Carlos Badia ♥




O Festival de Cinema de Gramado lança, nesta 41ª edição, sua nova trilha oficial, criada pelo violonista, compositor, arranjador e produtor Carlos Badia. A trilha tem como inspiração o diálogo cada vez maior do Festival com a América Latina. “Busquei essa aproximação, criando uma música que fizesse essa ponte e ainda tivesse certa modernidade”, afirma Badia. Sua referência foi o projeto Pampa Beat, de sua autoria, que mistura os ritmos gauchos (sem acento no "u") com um toque de eletrônica.

A trilha tema do Festival de Cinema é, conforme Badia, um “Chamamé”, ritmo muito conhecido na parte sul da América Latina. Ele compôs uma música que, ao simbolizar um festival cada vez mais sul-americano, tem, além do ritmo característico, diversas matizes internas em sua estrutura, várias partes diferenciadas numa mesma composição, e que pode ser utilizada de várias maneiras pelo evento. “Ao mesmo tempo, havia o desafio de que ela servisse adequadamente para a apresentação dos indicados e anúncios das premiações durante o Festival”, ressalta.

A gravação da trilha, nos estúdios da Fly Áudio Produtora, contou com os músicos que fazem parte do quarteto de Badia nesta nova fase da carreira - depois de sua saída do Delicatessen, grupo que produziu junto com Beto Callage desde 2006. Além de Carlos Badia (vozes, violões, guitarras, eletrônicos, piano e percussões), Everson Vargas (baixo), Matheus Kleber (acordeom) e Marquinhos Fê (bateria). Engenheiro de Som, Mixagem e Masterização: Rafael Rhoden.


Privilégio

Para Carlos Badia, fazer uma trilha que substituísse a de Geraldo Flach, que durante muitos anos marcou a realização do Festival, foi uma honra e um privilégio. “Geraldo Flach foi um músico extraordinário, um instrumentista e compositor maravilhoso e um importante criador de trilhas para cinema. Estou muito contente com isto e com o resultado”. Lembra que trabalhou durante muitos anos fazendo trilhas e jingles para publicidade, e também trilhas para animação e cinema, como Flach. Observa ainda que a trilha surge no momento em que ele deu uma guinada em seu trabalho com a música. Desde 2012, Badia passou a focar mais na sua carreira e agora, em 2013, já está pré-produzindo o seu primeiro disco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário