sexta-feira, 9 de agosto de 2013

♥ Inauguração da Vinícola Guatambu: até onde a vista alcança ♥ RS ♥


Guatambu Estância do Vinho, por Robispierre Giuliani

"A Guatambu Estância do Vinho se impõe sobre a imensidão do pampa gaúcho com elegância e eficiência" – assim inicia a reportagem da Revista Adega, escrita por Silvia Mascella Rosa, sobre a inauguração da Vinícola Guatambu, ocorrida dia 6 de junho, em Dom Pedrito. Com a presença dos secretários estaduais da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do Trabalho e do Desenvolvimento, Luís Augusto Lara, o evento reuniu mais de 300 convidados, entre imprensa e autoridades, no salão de festas do empreendimento, um projeto do arquiteto Celestino Rossi.


O ator Thiago Lacerda participou do lançamento dos novos rótulos da Guatambu, durante a inauguração da vinícola (por Eduardo Vieiro).

O ator Thiago Lacerda foi convidado para marcar lançamento do espumante Guatambu Rosé Brut
e do vinho Rastros do Pampa Tannat. O mestre de cerimônias foi o jornalista Irineu Guarnier Filho.
O coquetel, que fez sucesso entre os convidados, distribuídos em ilhas com sugestão de harmonizações com os vinhos da Guatambu,  ficou por conta de Eliana Pires de Pires, do Restaurante Cumbuca e Maria Helena Gil Neto, do Restaurante Casa Nostra, ambos de Dom Pedrito.

O coquetel de inauguração contou com ilhas, assinadas por Eliana Pires de Pires e Maria Helena Gil Neto
(por Eduardo Vieiro).
As irmãs Isadora, Mariana, Gabriela e Raquel foram as anfitriãs, juntamente com seus pais, Valter José e Nara Pötter
(por Eduardo Vieiro).

Thiago Lacerda: “Tenho admiração por esta terra”

Na sua vinda para a inauguração da Vinícola Guatambu, o ator Thiago Lacerda se declarou encantado e impressionado com a estrutura da Vinícola Guatambu: Eu sou do Rio de Janeiro e as pessoas conhecem pouco a fronteira do Rio Grande do Sul, então eu acho que tudo isto deve ser mais divulgado, mais pensado, mais estruturado, mais comentado, por que é exatamente uma  possibilidade lindíssima, faço votos que tudo caminhe bem neste sentido”. Lacerda disse estar muito orgulhoso de presenciar a inauguração da vinícola e fazer parte um pouquinho desta história. “Isto só aumenta a admiração que eu tenho por esta terra, por esta gente” – comentou o ator global. O ator ainda brincou com a coincidência do lançamento do espumante rosé, já que afirmou que a bebida fez parte do primeiro encontro com sua esposa, a atriz Vanessa Lóes.

Thiago Lacerda na boutique da vinícola Guatambu (por Eduardo Vieiro).

Energia limpa

Buscando a sustentabilidade, a Guatambu cultiva as videiras em uma propriedade preservada,
e utiliza energia solar na vinícola.

Reportamos aqui o texto de Oscar Daudt publicado no site Enoeventos: “Além de cultivar a história,
a Guatambu fez a escolha estratégica de também preservar o futuro, com cuidados extremos para com o meio-ambiente. A energia é obtida através de painéis solares e, em breve, a vinícola atingirá a autonomia. O tratamento das videiras é feito com a limpíssima tecnologia do TPC (Thermal Pest Control) que utiliza apenas jatos de ar quente para o combate às pragas. O consumo de água também foi motivo de preocupação, com a captação da água das chuvas e o tratamento e reutilização da água consumida.”


Enoturismo a cavalo

O Salão Rastros do Pampa, da vinícola Guatambu, tem capacidade para 200 pessoas (por Daniel Vieiro).

A Guatambu Estância do Vinho abriu suas portas para o enoturismo. Veja a descrição de Oscar Daudt, do site Enoeventos: “As instalações foram projetadas de olho na recepção aos visitantes, tanto para os enoturistas quanto para os eventos corporativos. Há um pequeno museu com itens que contam a história da Campanha, um auditório, uma boutique para venda de vinhos e cosméticos elaborados com as uvas, uma parrilla e um grandioso salão de eventos para 200 pessoas. Atualmente, existem à disposição 4 programas enoturísticos: o Venha conhecer, o Venha degustar, o Venha harmonizar e - o mais interessante de todos - o Venha camperear, que inclui uma visita a cavalo aos vinhedos, com acompanhamento de um legítimo gaúcho pilchado. Para visitar, basta agendar pelo e-mail visita@guatambuvinhos.com.br.


A vinícola é localizada na beira da BR 293, entre as cidades de Dom Pedrito e Santana do Livramento
(por de Robispierre Giuliani)
Boutique da vinícola Guatambu, que conta com os rótulos Guatambu, artigos da região, e cosméticos a base de uva
(por Daniel Vieiro).
Grupo realizando o tour Venha conhecer, na vinícola Guatambu, que inclui degustação de três vinhos
(por Vânia Carballo).
Turistas conhecendo a cave de garrafas da vinícola Guatambu (por Vânia Carballo).


Guatambu recebe medalhas no 10º Concurso Mundial de Bruxelas Brasil


A Guatambu Estância do Vinho recebeu duas medalhas do 10º Concurso Mundial de Bruxelas Brasil, chancelado pelo Councours Mondial Bruxelles, considerada a maior premiação da caregoria no mundo. O evento ocorreu entre os dias 02 a 06 de julho em Florianópolis e é considerado a Copa do Mundo da degustação de vinhos, julgados por especialistas de diversos países. Os vinhos Rastros do Pampa Tannat 2012 e Cabernet Sauvignon 2011 receberam as medalhas de ouro e prata, respectivamente. O Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon já é conhecido das listas de premiações de vinhos. O rótulo 2011 foi selecionado para o Projeto Ibravin “Para saber o sabor dos vinhos do Brasil”; recebeu Medalha de Prata no VI Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2012 e Menção Honrosa no International Wine Challenge, London 2013.


                                               FÉLICITATIONS !!!

Novos rótulos: Rastros do Pampa Tannat e espumante Guatambu Rosé


Vinho tinto Rastros do Pampa Tannat, lançado durante a inauguração da vinícola Guatambu.

RASTROS DO PAMPA TANNAT: O Rastros do Pampa Tannat foi lançado durante a programação de inauguração da vinícola em junho e é o primeiro varietal desta categoria. Recebeu recetntemente Medalha de Ouro no Concurso Mundial Bruxelas Brasil. Fruto de uma excelente vendima da safra 2012, este vinho bem estruturado e taninos bem maduros é o resultado de um manejo rigoroso dos vinhedos que limitam a produção a 7.000 kg por hectare de fruta colhida em seu momento ótimo de maturação. Foi armazenado por três meses em barris de carvalho francês e produzido em uma partida limitada de 5.100 garrafas.

Espumante Guatambu Rosé, lançado em junho (por Vânia Carballo).

GUATAMBU ROSÉ BRUT: Destaca-se por ser o primeiro do Brasil a ser elaborado com uvas Gewüztraminer e Pinot Noir, da safra 2012, colhidas manualmente dos vinhedos próprios da Estância pelo método Champenoise, onde a segunda fermentação acontece na própria garrafa, permanecendo por 12 meses sob contato com as leveduras. Exibe uma delicada cor rosa claro com tons salmão, aromas florais como rosas e jasmim, e, em segundo plano, aromas de morango e cereja. Com perlage fino e abundante, apresenta-se cremoso, com amplo volume e grande frescor. Conforme Valter José Pötter, diretor da vinícola, a procura pelo novo rótulo, que tem edição limitada de 2.500 garrafas numeradas, está bastante intensa. “Elaboramos um espumante frutado e com muito frescor, que reflete a cara do Brasil, um país alegre e jovem” – comenta Alejandro Cardozo, enólogo uruguaio consultor da vinícola.

Novo site e loja virtual

A Vinícola Guatambu conta agora com o novo site, no endereço www.guatambuvinhos.com.br, onde é possível conferir depoimentos e avaliações sobre os vinhos, sugestões de harmonizações, os Informativos Rastros do Pampa, bem como informações sobre os tours. Outra novidade é que os interessados já podem comprar os rótulos Guatambu pelo site, na loja virtual, confira em www.vinhosevinhos.com/guatambu.


"Uma barrica de vinho produz mais milagres que uma igreja cheia de Santos." 

Provérbio Italiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário