domingo, 7 de outubro de 2018

❤ Theatro Municipal de São Paulo recebe Orquestra Sinfônica Heliópolis ❤ SP/BR ❤




No dia 7 de outubro, Grupo do Instituto Baccarelli sobe ao palco para interpretar obras de Vivaldi e Beethoven


A Orquestra Sinfônica Heliópolis promete trazer mais alegria e emoção para o domingo de eleição dos paulistanos. No dia 7 de outubro, a partir das 12h, o grupo do Instituto Baccarelli se apresenta no Theatro Municipal de São Paulo, sob regência de um dos principais maestros do Brasil, Isaac Karabtchevsky.

O concerto terá início com a execução de As Quatro Estações, Op.8, nº 1 – 4, de Antonio Vivaldi. Com solo do violinista Justo Gutierrez, a obra é formada por um conjunto de quatro concertos para violino escritos por volta de 1720. Uma das composições mais famosas do artista italiano, ainda é muito executada nos dias de hoje.

O repertório contará também com a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, OP.36, de Ludwig Van Beethoven, segunda sinfonia composta pelo renomado compositor alemão com dedicatória ao príncipe da Prússia, Karl Lichnowsky, lembrado como patrono da música.  Bastante inspiradora, a obra marca o início de um período conturbado na vida do artista, época em que começou a perder a audição.



SERVIÇO 

Orquestra Sinfônica Heliópolis
Regente: Isaac Karabtchevsky
Solista: Justo Gutierrez | Violino

Programa:
As Quatro Estações, Op.8, nº 1 – 4, de Antonio Vivaldi
Sinfonia nº 2 em Ré Maior, OP.36, de Ludwig Van Beethoven

Data: 07 de outubro de 2018, domingo, às 12h00
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo – SP
Telefone: 11 3506.4602
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), 
pela Eventim (www.eventim.com.br)
Capacidade: 1.500 pessoas
Duração: 69 minutos
Classificação etária: livre


SOBRE ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove a prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artístico e regente titular e com ZubinMehta como patrono.

A versatilidade do grupo permite à sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros ZubinMehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém e Ivans Lins, entre outros.

O grupo tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.




SOBRE O MAESTRO ISAAC KARABTCHEVSKY

Diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis desde 2011, Isaac Karabtchevsky tem sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa Orquestra. Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac nasceu em São Paulo e estudou regência e composição na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter.

Atuou como regente titular e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996).

Recebeu a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês, além de condecorações de praticamente todos os estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, encontrando na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceira perfeita.


SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI

O Instituto Baccarelli, organização sem fins lucrativos voltada para ensino musical, com intuito de transformar a realidade sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, atende anualmente mais de 1.000 crianças e jovens por meio de programas que estimulam a formação artística, cuja premissa é a excelência pedagógica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento pessoal e servindo como agente de transformação social por meio da música.

Com sede própria na comunidade de Heliópolis, o projeto dispõe de ampla estrutura, distribuída em dois prédios, onde ocorrem práticas de conjunto de 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 78 profissionais de música.

Resultado de um amplo trabalho educacional, o Instituto Baccarelli transcende a possibilidade de profissionalização musical, suscitando autodisciplina, respeito, criatividade, convivência e senso colaborativo em grupo – essenciais tanto para as relações intersubjetivas quanto para a consolidação da noção de cidadania.

Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Ouro: Volkswagen; Prata: Cielo, Vivo, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e BNDES; Bronze: Bradesco, Banco Volkswagen, Banco Votorantim, Instituto Votorantim, BTG Pactual e Magazine Luiza.


À NE PAS MANQUER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário