Mercado Halal no Brasil não sente a crise e crescerá 15% em 2016. De olho na alta cambial, mais indústrias querem se tornar exportadoras para os países muçulmanos
FAMBRAS Halal, segmento da FAMBRAS destinado à certificação Halal, já atua com 134 indústrias, sendo 60% delas fornecedoras de matéria-prima e 40% de produtos prontos para consumo. A perspectiva da certificadora também é de ampliar em 25% o número de indústrias certificadas, que, de olho na alta do dólar, desejam tornar-se aptas a fornecer produtos prontos e matéria-prima aos países islâmicos
O mercado brasileiro de matéria-prima e produtos industrializados Halal crescerá cerca de 15% em 2016, segundo perspectivas da FAMBRAS Halal – órgão certificador da FAMBRAS, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. “O Brasil exporta principalmente carne bovina e de frango para países muçulmanos ou com grande presença muçulmana, como Egito, Irã, Emirados Árabes, Argélia, Líbano, Palestina, Marrocos e muitos outros. Mas, também cresce exponencialmente o volume de produtos industrializados no Brasil com selo Halal para exportação. O consumo interno é outro destaque, já que a comunidade islâmica já soma em torno de 1 milhão de pessoas no Brasil e elas são grandes consumidoras de produtos Halal”, explica Mohamed El Zoghbi, Presidente da FAMBRAS e Diretor Executivo da FAMBRAS Halal.
Quando se pensa em produto Halal, logo se imagina alimento. No entanto, o Halal é tudo o que é produzido dentro de preceitos islâmicos e engloba desde alimentos até cosméticos, medicamentos, roupas, suplementos alimentares, escovas para usos variados (de uso pessoal, como cabelos e pinceis para barbear; para uso doméstico e quaisquer outras que possam utilizar pelos animais), brinquedos, entre muitos outros produtos.
Para Zoghbi, o consumo dos produtos Halal será ainda maior no mercado interno, pois os brasileiros já se deram conta de que se tratam de alimentos seguros, mais saudáveis e com os mais rigorosos processos de qualidade envolvidos em seu preparo e manipulação. “O alimento Halal ultrapassa a questão religiosa. Em todo o mundo, ele é considerado modelo em segurança alimentar e é procurado por quem leva um estilo de vida mais saudável. A carne, por exemplo, é livre de muitas toxinas, já que o sangue é eliminado em seu processamento. E esse é apenas um dos itens que é consumido de maneira muito mais sadia”, exemplifica.
Os números do mercado Halal
O grande destaque do mercado brasileiro Halal é a exportação de carne bovina e de frango. Segundo a ABIEC – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, foram exportadas 377.871 toneladas de carne bovina Halal para países do MENA - Oriente Médio e Norte da África, um acréscimo de 20,83% em relação ao ano anterior. Em se tratando de faturamento, esse valor ficou 10,71% maior, alcançando impressionantes US$ 1.407.180,00.
Quanto à carne de frango, dados da ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal indicam que foram exportadas, em 2015, 2,07 milhões de toneladas de carne de frango Halal, um crescimento de 12,6% em relação a 2014. Além do setor frigorífico brasileiro ser um grande fornecedor Halal, outros produtores de matéria-prima também aproveitam os bons ventos do setor, conforme mostram dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (veja em tabela abaixo).
Em relação aos produtos industrializados, a tendência de crescimento é exponencial. A FAMBRAS Halal, por exemplo, hoje certifica 134 indústrias, sendo 60% delas fornecedoras de matéria-prima destinada a empresas exportadoras nacionais e internacionais e 40% de produtos prontos para consumo. A ideia é ampliar em 25% o número de empresas certificadas em 2016. “No ano passado, apenas no setor industrial, tivemos o crescimento de 16,52% na habilitação dessas indústrias. Elas buscam o mercado externo devido à alta da taxa cambial. Acabamos de desenvolver a plataforma de fármacos e cosméticos e iniciamos as operações no segundo semestre de 2015, abrindo uma nova oportunidade para indústrias que desejam operar com medicamentos e cosméticos Halal”, finaliza Dib Ahmad El Tarrass, Diretor de Desenvolvimento da FAMBRAS Halal.
Dados das exportações mundiais aos países árabes, segundo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira:
- Importações Árabes de Alimentos e Bebidas (2014): U$S 113,9 bilhões
- Principais produtos importados pelos países árabes (2014):
- US$ 25,9 bi em Cereais (Trigo, milho, arroz etc.)
- US$ 12 bi em Laticínios (creme de leite, queijos, manteiga)
- US$ 9,4 bi em Carnes (de frango, bovina etc.)
- US$ 7,3 bi em Gorduras Vegetais (óleo de palma, de girassol/algodão, de soja etc.)
- US$ 6,9 bi em Açúcares (açúcar refinado, confeitos, etc.)
- US$ 6,9 bi em Frutas (nozes/castanhas, maçãs, cítricos, bananas etc.)
- Além de US$ 45,5 bi em outros alimentos e bebidas
Principais países árabes compradores de alimentos e bebidas (2014):
- Arábia Saudita comprou US$ 17,4 bi
- EAU compraram US$ 16,4 bi
- Egito comprou US$ 15 bi
- Argélia comprou US$ 11,5 bi
- Iraque comprou US$ 9,2 bi
- Outros países árabes compraram US$ 44,4 bi em alimentos e bebidas
Estima-se que os países árabes comprem cerca de US$ 10 bilhões do Brasil anualmente.
Sobre a FAMBRAS
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS foi fundada em 1979 pelo Hajj Hussein Mohamed El Zoghbi. A entidade atua nos âmbitos religioso, social, econômico e diplomático, com projetos que visam a divulgação do Islam. A Federação também foi pioneira na implantação do conceito Halal no Brasil, se configurando como a mais importante certificadora do país.
A entidade foi criada com o intuito de fortalecer e unificar as associações muçulmanas atuantes no país para que elas se mantivessem comprometidas com as causas ligadas à comunidade islâmica, como a acolhida aos irmãos necessitados e a manutenção das práticas do Islam.
Nas áreas educacional e assistencial, a FAMBRAS atua de maneira exemplar, tanto em benefício da comunidade muçulmana quanto das comunidades carentes brasileiras, com projetos que propiciam o conhecimento do Islamismo como uma religião de paz e solidariedade.
Sobre a FAMBRAS Halal
A FAMBRAS Halal é a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979. Líder de mercado, atua com auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos.
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