segunda-feira, 3 de agosto de 2015

♥ 43º Festival de Cinema de Gramado tem 66 filmes em cartaz ♥ RS ♥





A menos de 100 horas da abertura da grande festa do cinema no Rio Grande do Sul, Gramado se prepara para receber atores, diretores e produtores da sétima arte brasileira e latino-americana.

A partir da sexta-feira, 07, quando as grandes estrelas pisarem no tapete vermelho, será dada a largada dessa intensa jornada, que, durante 10 dias, apresenta 66 produções em longa e curta-metragem nas mostras competitivas e paralelas.

Esse amplo panorama da indústria cinematográfica regional será acompanhado por debates e entrevistas coletivas diárias, onde realizadores, jornalistas e público em geral poderão trocar ideias e aproximar eixos da cadeia produtiva.


Educavídeo antecipa clima de Festa na cidade


Embora a abertura oficial do 43º Festival de Cinema de Gramado ocorra na sexta-feira, 07, a comunidade gramadense já começa a curtir o evento na noite anterior, quando o Palácio dos Festivais recebe os convidados para a mostra Educavídeo, que apresenta produções de estudantes da rede municipal.

Na ocasião, nove produções audiovisuais assinadas pelos alunos serão exibidas com entrada franca para o público. “Será uma noite especial, pois poderemos ver a evolução técnica e de narrativas nos filmes”, comemora o professor do Educavídeo Leonardo Peixoto.

Ele chama atenção para o fato de que a mostra inaugural trará obras finalizadas em 2015, 2014 e 2013, e portanto, será possível perceber a diferença que cada ano do trabalho faz no resultado final.


Projeto está crescendo


O Educavídeo é um projeto criado em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação de Gramado. Nos dois primeiros anos, os próprios professores da rede municipal eram responsáveis por orientar a produção dos filmes estudantis, mas já em 2013 se percebeu a necessidade de levar uma formação mais completa aos alunos.

É quando Leonardo entra em cena, iniciando os jovens realizadores em matérias como roteiro, edição e direção de atores. “Antes os filmes eram mais estáticos e hoje eles já sabem usar diferentes planos na hora de contar uma história”, compara.

Como o projeto vem ganhando importância na cidade, este ano um novo professor foi contratado e Leonardo sonha com a ampliação do número de alunos em 2016 – atualmente, 50 jovens do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.


Palácio abriga mostras competitivas e paralelas


Todos os filmes em competição no Festival de Cinema de Gramado serão projetados no afamado Palácio dos Festivais. A principal mostra competitiva desta 43º edição, que ocorre sempre a partir das 19 horas, apresenta oito longas-metragens brasileiros e sete latino-americanos. As produções tem reprise sempre na manhã seguinte.

Um curta brasileiro precede a exibição de cada longa nas sessões noturnas, que serão também marcadas pelas homenagens aos diretores Daniel Filho e Zelito Viana, à atriz Marília Pêra e ao realizador argentino Fernando "Pino" Solanas.

As tardes do primeiro final de semana do festival serão dedicadas à apreciação dos curtas-metragens gaúchos, cuja premiação ocorre na noite de domingo, 09.

Filmes que participaram de festivais importantes como o de Havana, em Cuba, ou o Festin-Lisboa, em Portugal, integram a mostra exibida diariamente – entre a terça-feira, 11, e a sexta-feira, 14, às 14 horas.

E entre a segunda, 10, e a sexta, 14, às 16 horas, é a vez de o público conhecer em profundidade a produção recente do Rio Grande do Sul, com a Mostra Gaúcha de Longas, que apresenta seis filmes.

Sessões vespertinas tem entrada franca


Tanto a mostra de festivais internacionais como a de longas gaúchos possuem entrada franca. As exibições dos curta-metragens gaúchos, nas tardes de sábado, 08, e domingo, 09, também terão as portas abertas para o público.
Apenas para as projeções noturnas – e para as reprises dos longas em competição – é necessário comprar entradas, que podem ser adquiridas através do site Ingresso Rápido (http://bit.ly/1OLum0w), ou na bilheteria do Palácio dos Festivais a partir da quarta-feira, 05, segundo a disponibilidade de lugares. A capacidade do teatro é de 950 pessoas.


Programação completa do primeiro fim de semana do 43º Festival de Cinema de Gramado

O 43º Festival de Cinema de Gramado já começa com intensa programação. Na quinta-feira, a população gramadense tem uma pré-estreia especial com a exibição dos filmes do projeto Educavídeo realizado na cidade. Já na sexta-feira, acontece a abertura oficial com concerto na rua Coberta e exibição dos primeiros filmes em competição. No sábado e no domingo as sessões vespertinas trazem os curtas do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, cuja premiação acontece na noite do domingo. Confira a programação completa do primeiro fim de semana:


6 de agosto – quinta-feira

19h – Sessão Projeto Educavídeo – Palácio dos Festivais
Filmes:
- 10 Maneiras de Virar um Zumbi (2013)
- Capitão Atrapalhado (2014)
- Um próximo Amanhecer (2014)
- Cindy Pop (2015)
- Canções de um Sonhadora (2015)
- O Tabuleiro (2015)
- Quem é o Lobo (2015)
- Revelações de Família (2015)
- Troféu: a enrascada (2015)


7 de agosto – sexta-feira

17h – Cerimônia de abertura - Rua Coberta


19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
BÁ (curta-SP); Que Horas ela Volta? (longa-SP); Como são cruéis os pássaros da alvorada (curta-MG); En la Estancia (longa-MEX)


8 de agosto - sábado

10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais
Que Horas ela Volta? (SP); En la Estancia (MEX)


14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais
O Corpo; Entre nós; De que lado me olhas; Rito sumário; Arte da loucura; Kaali; Da vida só espero a morte; Plano; Bruxa de fábrica; Madrepérola


19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Herói (curta-SP); Zanahoria (longa-UY); Muro (curta-SP); Introdução à Música do Sangue (longa-RJ)


HOMENAGEM: Daniel Filho recebe Troféu Cidade de Gramado


9 de agosto - domingo

10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais
Zanahoria (UY); Introdução à Música do Sangue (RJ)


14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais
O sonho, o limiar e a passagem que metamorfoseia; Ne pas projeter; Quanto mais suicidas, menos suicidas; Ferro; Pele de concreto; Atrás da sombra; Consertam-se gaitas; Liga pontos; O movimento do escuro;
Fora de concurso: Por entre as frestas (Homenagem à Luini Nerva)


19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Miss &Grubs (curta-SP); O Fim e os Meios (longa-RJ);


PREMIAÇÃO: Troféu Assembleia Legislativa para produções em curta-metragem gaúchas





O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV e Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Promoções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo
do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Minisério da Cultura, Governo Feral, Brasil Pátria Educadora.




Festival de Cinema de Gramado www.festivaldegramado.net
facebook.com/festivaldecinemadegramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado

Assessoria de Imprensa / TV Festival
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 3333 5756 | 9396 0633
www.pautaassessoria.com.br
https://www.facebook.com/pautaassessoriaecomunicacao?fref=ts | Twitter:@pautaassessoria

Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br
Atendimento: Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br
Bárbara Moreira - barbara@pautaassessoria.com.br
Naíra Hoffmeister - naira@pautaassessoria.com.br
Bianca Carneiro - bianca@pautaassessoria.com.br
América Latina: Daniela Cardarello – dcardare@gmail.com



UN ÉVÉNEMENT À NE PAS MANQUER !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário