segunda-feira, 10 de agosto de 2015

♥ O Grande Diretor Daniel Filho se deixa levar pela emoção ao receber Troféu Cidade de Gramado ♥ RS ♥

Foto by Cleiton Thiele/Pressphoto


A Primeira, das quatro Homenagens que fará este 43º festival de Cinema de Gramado, foi a Daniel Filho, que na noite de sábado, 08, recebeu o Troféu Cidade de Gramado.

Emocionado, improvisou um agradecimento aos companheiros de trabalho com os quais conviveu ao longo de sua trajetória: "Não preparei discurso para esta noite, porque prefiro deixar me levar pela emoção. O que penso agora é que devo agradecer muito aos meus colegas, com quem aprendi muito. Nesse momento, lembro de todos os que passaram pelos meus 62 anos de profissão".

Aos 77 anos de idade, o carioca ostenta um currículo invejável como ator, diretor, produtor e roteirista. Mais de 40 filmes levam sua assinatura de alguma forma, seja na frente ou atrás das câmeras.

No palco - e também nas diversas entrevistas que concedeu ao longo do dia, o Homenageado reconheceu a importância do Festival de Gramado, que chega à sua 43ª edição de forma ininterrupta.

"É difícil uma iniciativa durar muito nessa área (do cinema) e nisso incluo o Festival de Gramado. Não lembro de nada do gênero que tenha durado tanto tempo. É nos 43 anos desse evento que está a minha emoção. Ter meu nome nessa galeria de colegas fantásticos que já foram Homenageados é uma honra", comemorou.

A próxima Homenagem acontece na terça-feira (11), com o Troféu Oscarito para Marília Pêra.


Noite cheia na mostra competitiva

Além da emotiva Homenagem a Daniel Filho, a segunda noite de exibições deste 43º Festival de Cinema de Gramado apresentou quatro obras em competição. “É uma noite cheia essa”, brincou o ator Leonardo Machado, um dos apresentadores do festival, referindo-se ao fato de que, na sexta-feira, 08, das quatro películas exibidas, duas não concorriam aos Kikitos.

O uruguaio “Zanahoria”, de Enrique Buchichio, abriu a noite com uma história inspirada em fatos reais. Os jornalistas Alfredo e Jorge investigam pistas sobre uma operação da ditadura militar a partir de informações de um ex-colaborador dos serviços de inteligência, às vésperas da primeira eleição da esquerda para a presidência do País, em 2004.

“Soube desse fato através de uma crônica jornalística que me despertou curiosidade e questionamentos sobre quantas coisas que ainda estão pendentes de serem reveladas sobre a ditadura”, justificou o diretor.

Já o brasileiro “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda, se desenvolve a partir de um argumento do escritor Lucio Cardoso, um dos expoentes, ao lado de Clarice Lispector, do romance psicológico brasileiro: a rotina de uma família do interior do país, na qual os desejos são reprimidos e a transgressão, uma necessidade.

Entre os curta-metragem, “Herói”, produzido por estudantes da USP, com direção de João Pedone e Pedro Figueiredo, e “Muro”, um documentário curto de Eliane Scardovelli, trouxeram olhares sobre as diferenças – o primeiro, enfocava a relação entre uma cuidadora e um jovem doente mental, enquanto o segundo registrava a segregação social representada por um muro entre um condomínio rico e os vizinhos pobres.


Melhores curtas gaúchos serão conhecidos esta noite

Os primeiros premiados do 43º Festival de Cinema de Gramado serão revelados neste domingo, 09, a partir das 21h. O troféu Assembleia Legislativa vai destacar os melhores trabalhos entre os curta-metragem gaúchos, que receberão R$ 30 mil em dinheiro, além da estatueta.

Os vencedores na categoria de melhor fotografia recebem, além do prêmio em dinheiro e do troféu, uma câmera DSLR D7200 e uma lente profissional AF NIKKOR 35mm f/1.8, oferecidos pela Nikon.

A mostra de curtas gaúchos iniciou no sábado e segue neste domingo, a partir das 14h, no Palácio dos Festivais. O debate com realizadores dos filmes ocorre na segunda-feira, às 13h, na Sociedade Recreio Gramadense.

Em razão da premiação, a sessão de cinema deste domingo terá apenas duas exibições na mostra competitiva principal: o curta ‘Miss & Grubs” e o longa “O Fim e os Meios”.


Mostra itinerante gratuita inicia na segunda-feira

Na segunda-feira, 10, inicia a mostra Cinema nos bairros, que vai levar às comunidades afastadas do centro de Gramado obras em longa, curta-metragem e filmes produzidos pelos alunos do Educavídeo, da rede pública municipal.

As sessões ocorrem sempre três vezes por dia, até a sexta-feira. As projeções das 9h e das 15h, nas quais se exibe produções do Educavídeo e curtas da RBS, são restritas aos alunos das escolas participantes. Já a sessão das 18h é aberta à comunidade e contará também com a exibição de um longa-metragem da Globo Filmes, parceira do projeto.


Programação paralela é espaço para reflexão sobre cinema

Linguagem, desenvolvimento de projeto, financiamento e articulação setorial são alguns dos temas que pautam os debates da programação paralela deste 43º Festival de Cinema de Gramado, que acontecem diariamente nos espaços alternativos do evento – a Sociedade Recreio Gramadense e o Hotel Serra Azul.

As atividades iniciaram neste sábado, 08, e prosseguem até o próximo final de semana. A programação completa está no site (http://www.festivaldegramado.net/novo/noticias.php?id=102) e será reproduzida no boletim, diariamente, mesclada com a programação principal.

E atenção jornalistas: na quinta-feira, 13, a companhia oferece o tradicional almoço para imprensa no Restaurante Mamma Pasta.


Programação

9 de agosto - tarde/noite

14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais

O sonho, o limiar e a passagem que metamorfoseia; Ne pas projeter; Quanto mais suicidas, menos suicidas; Ferro; Pele de concreto; Atrás da sombra; Consertam-se gaitas; Liga pontos; O movimento do escuro;

- Fora de concurso: Por entre as frestas (Homenagem à Luini Nerva)


14h - Oficina de Interpretação, com Zé Adão Barbosa (inscrições antecipadas)
Sala Topázio Hotel Serra Azul

15h - Cinema acessível: exibição de "O tempo e o vento"
Sala Diamante Hotel Serra Azul

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais

Curta brasileiro: Miss &Grubs (SP)

Longa brasileiro: O Fim e os Meios (RJ)

21h - Prêmio Assembleia Legislativa para produções em curta-metragem gaúchas – Palácio dos Festivais


10 de agosto

09h – Cinema nos bairros - Escola Maximiliano Hahn (bairro Carniel)
Filmes Educavídeo + curta RBS

10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais

O Fim e os Meios (RJ)

10h - 13h - Workshop de roteiros premiados no FAC/SEDAC-RS com Pablo Stoll (evento fechado)
Sala Diamante Hotel Serra Azul

10h30 - Debate dos filmes concorrentes apresentados em 09/08
Sala de debates Sociedade Recreio Gramadense

13h - Debate dos filmes da Mostra de Curtas Gaúchos - Prêmio Assembleia Legislativa
Sala de debates Sociedade Recreio Gramadense

14h – Cinema infantil – Palácio dos Festivais
As Aventuras do Avião Vermelho (RS)

14h30 – Mesa linguagens de cinema e televisão, núcleo de Criativos/Rede Globo: com Matheus Souza, Marcelo Saback e Luis Henrique Rios; mediação de Rodrigo Fonseca
Sala de debates Sociedade Recreio Gramadense

15h – Cinema nos bairros (Educavídeo) - Escola Maximiliano Hahn (bairro Carniel)
Filmes Educavídeo + curta RBS

16h – Mostra especial de longas gaúchos – Palácio dos Festivais
Sobre Amanhã; Tormenta

16h – Debate roteiros de coprodução, com Pablo Stoll e Leonardo Garcia; mediação de Eva Piwowarski
Sala de debates Sociedade Recreio Gramadense

18h – Cinema nos bairros (Apoio Globo Filmes) - Escola Maximiliano Hahn (bairro Carniel)
O Auto da Compadecida (longa)

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Enquanto o Sangue Coloria a Noite, eu Olhava as Estrelas (curta-SP); Ella (longa-COL); S2 (curta-MT); O Último Cine Drive In (longa-DF)



O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV e Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.


Festival de Cinema de Gramado

www.festivaldegramado.net
facebook.com/festivaldecinemadegramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado

Assessoria de Imprensa / TV Festival

Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 3333 5756 | 51 9396 0633 | 54 3286.2158  www.pautaassessoria.com.br
facebook.com/pautaassessoriaecomunicacao.com.br | Twitter:@pautaassessoria

Equipe

Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br
Atendimento: Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br
Bárbara Moreira - barbara@pautaassessoria.com.br
Naira Hofmeister - naira@pautaassessoria.com.br
Bianca Carneiro - bianca@pautaassessoria.com.br
América Latina: Daniela Cardarello – dcardare@gmail.com





FÉLICITATIONS DANIEL FILHO !!!

BIEN MÉRITÉ !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário