quarta-feira, 12 de agosto de 2015

♥ Madalena Feliciano fala sobre a "Tecnologia a seu favor" no Programa Melhor Pra Você ♥




No Programa "Melhor Pra Você", Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coach, fala sobre a Tecnologia a seu favor



A tecnologia a favor

Nas últimas décadas a tecnologia invadiu nossas vidas. Seja no trabalho, na rua ou em casa, estamos constantemente em contato com aparelhos como televisões, tablets, celulares, computadores etc. Todos esses recursos trouxeram bastante agilidade na execução de nossas tarefas: das mais simples, às mais complexas.

A grande maioria das pessoas absorveu rapidamente todas essas inovações, especialmente os mais jovens, que crescem na era da informática. Fazem pesquisas, compras, ouvem música, trocam mensagens, namoram, tudo pela internet. Porém, muitos se tornam excessivamente dependentes de toda essa tecnologia. Eles se habituaram tanto a essa realidade virtual que se esqueceram como é viver no mundo real.

Poupar Tempo

A tecnologia estará cada vez mais presente em nosso cotidiano com o objetivo nos poupar tempo. “Portanto, é necessário que tenhamos a chance de aprender a lidar com ela, de forma responsável e consciente,” analisa Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching. 

A preocupação com o uso exagerado da tecnologia nos adolescentes parece ter aumentado ao longo dos últimos anos. Devido aos equipamentos mais baratos e o acesso facilitado nas pelas Lans Houses, as crianças, e principalmente os adolescentes, têm aumentado suas horas desse uso, algumas vezes acarretando perdas significativas em seu desenvolvimento como falta de traquejo social.

Esse hábito das crianças e jovens vem preocupando as famílias, gerando situações delicadas e algumas vezes até angustiantes, pelo fato dos adultos se sentirem impotentes frente a esse novo aspecto da educação de seus filhos.

Muitas vezes, como pais, vivemos envolvidos com nosso trabalho e acabamos não percebendo alguns excessos de nossos filhos. Até pouco tempo, a TV era considerada uma vilã, pelo fato das crianças ficarem muito tempo à sua frente. Depois, isso aconteceu com os videogames. Agora os vilões da vez parecem ser o computador e os smartphones, especialmente por conta dos possíveis, frequentes e diários acessos a Internet.

A adolescência

A adolescência é uma fase marcada por confusões, ainda que passageiras. Os adolescentes experimentam ser adultos com frequência, e vivem querendo se impor, querendo tomar o controle da situação. Só que algumas vezes os adolescentes não conseguem assimilar sozinhos todas as ocorrências cotidianas, de uma forma mais natural, sem que isso os atrapalhe. Podem vir a criar zonas de conforto, onde acreditam estar conseguindo fazer todas as coisas que querem. E parece ser nesse momento que a internet e seus prazeres instantâneos têm terreno fértil. Mas não se esqueçam que crianças e adolescentes precisam de limites, pois não sabem muito bem até onde podem ir e estão sempre testando esses limites, tanto na internet quanto fora dela. Cabe então, aos pais, colocar esses parâmetros, para que eles possam ir formando seus próprios conceitos de comportamentos morais e éticos.

Os limites quando acordados com as crianças e adolescentes sejam cumpridos para que não percam seu valor: ("isso não pode, mas se ele insistir acaba podendo"). Por isso, precisa(m) sentar com ele (a), definir esses limites – de preferência usando uma linguagem que ele entenda – e, principalmente, persistir neles. É bom também que se defina nesse momento o que ocorrerá, caso, quando e se, essas regras forem quebradas. Tal como acontece na vida com os adultos: se quebramos alguma regra, acabamos sofrendo algum tipo de perda ou restrição. 

A dor que seu filho talvez sinta hoje, ao se ver limitado pelas regras, é a base formadora dos recursos que poderão ajudá-lo amanhã. Se ele está precisando tanto dessas ferramentas tecnológicas, e com tanta frequência, vale observar se existe algum sofrimento muito grande, na fase que vive, com o qual tem tido dificuldades de se sair bem sozinho. Sentir e perceber essas dificuldades é fundamental para poder sair do lugar onde comumente adolescentes estacionam.


Os Relacionamentos

Os pesquisadores afirmam que usar o smartphone enquanto está acompanhado desencadeia uma série de eventos negativos: mais conflitos sobre a tecnologia, menor a qualidade do relacionamento, menor satisfação com a vida e maior risco de depressão. Deste modo, as pessoas podem começar a usar a tecnologia para escapar de seus sentimentos ruins e, por consequência, também magoam seu parceiro. 
Este ciclo faz com que as pessoas fiquem presas, permitindo que a tecnologia interfira, mesmo em pequenas formas, na relação. Isso pode começar a desgastar lentamente a qualidade do relacionamento — portanto saber se comunicar com seu parceiro e usar o celular somente em momentos de fato necessário, fará uma grande diferença em sua relação.


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Um comentário:

  1. Maravilhosa exposição sobre uma realidade que, como disse a própria Madalena, nós os pais devemos estar atentos a estes tipos de atitudes nossas e dos nossos próprios filhos, atenção ao perigo eminente que é a busca exagerada da tecnologia pra fugir do mundo real! Muito bom Mada, sou sua fã!

    ResponderExcluir