quinta-feira, 13 de agosto de 2015

♥ Cresce Participação do Audiovisual no PIB Brasileiro




A economia que se move em torno da produção audiovisual brasileira já representa mais, na geração de riqueza nacional, do que a indústria farmacêutica ou a fabricação de equipamentos de tecnologia.

“O setor está cada vez mais forte no Brasil. Em 2012, o dado mais recente que temos, já era responsável por 0,52% do PIB nacional”, comemora Rosana Alcântara, Diretora e Presidente substituta da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que participa do 43º Festival de Cinema de Gramado.

O número não se refere exclusivamente ao mercado de cinema, esclarece, mas a tudo o que envolve a produção audiovisual brasileira – incluindo televisão aberta e publicidade gerada para este mercado, por exemplo.

Um dos caminhos para ampliar ainda mais esse volume é o Fundo Setorial Audiovisual (FSA), iniciativa da Ancine em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que já foi capaz de ampliar a distribuição de recursos e projetos consideravelmente desde que foi criado.

“Em 2008, apenas 1% dos projetos estavam fora do eixo Rio-São Paulo. O dado mais recente de 213, indica que esse número já é hoje de 25%”, revela Pedro Preussler, do BRDE.

Para 2015, a Ancine foi autorizada a abrir editais no valor de R$ 600 milhões através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Nesta quinta-feira, 13, a partir das 14h, produtores poderão conhecer projetos bem sucedidos realizados através do FSA. Serão apresentados cases de Pernambuco, Brasília, Rio Grande do Sul e Porto Alegre.

O encontro acontece na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense e contará ainda com a presença do secretário estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Vitor Hugo.



43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV e Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.

Festival de Cinema de Gramado
www.festivaldegramado.net
facebook.com/festivaldecinemadegramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado

Assessoria de Imprensa / TV Festival
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 3333 5756 | 9396 0633  www.pautaassessoria.com.br
facebook.com/pautaassessoriaecomunicacao.com.br | Twitter:@pautaassessoria

Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br
Atendimento: Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br
Bárbara Moreira - barbara@pautaassessoria.com.br
Naira Hofmeister - naira@pautaassessoria.com.br
Bianca Carneiro - bianca@pautaassessoria.com.br
América Latina: Daniela Cardarello – dcardare@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário