sexta-feira, 7 de agosto de 2015

♥ Tapete Vermelho recebe primeiras Estrelas na Abertura Oficial do 43º Festival de Cinema de Gramado




Gramado aguarda ansiosamente pela inauguração oficial do 43º Festival de Cinema, que ocorre nesta sexta-feira, 07, a partir das 17h. Acordes de temas de filmes conhecidos, executados pela Orquestra Sinfônica do município, serão o sinal de que a festa está aberta e de que o tapete vermelho pode, enfim, ser tomado pelas estrelas do cinema nacional e latino-americano.

Hoje chegam a Gramado os primeiros convidados. Rostos facilmente reconhecíveis pelo grande público como o do diretor Daniel Filho e da atriz Bete Mendes se misturam àqueles que despertam a atenção de cinéfilos, caso do simpático ator uruguaio Cesar Troncoso e da brasileira Karine Teles, ambos premiados em adições anteriores do festival com Kikitos - o uruguaio por "El baño del papa" (2007) e "Al Oeste del Fín del Mundo" (2013) e Karine por "Riscado" (2011).

Também desembarcam na cidade serrana o secretário nacional do audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, e o secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, que tem presença garantida entre as autoridades no lançamento desta edição do evento.

Convidados que chegam nesta sexta-feira

"Que Horas Ela Volta": Anna Muylaert (diretora) e Karine Teles (atriz)
"En La Estancia": Natalia Gatto (atriz) e Gilberto Barraza (ator)
"Zanahoria": Cesar Troncoso (ator) Natacha López (produtora)
"O Fim e os Meios": Murilo Salles (diretor), Julia Moraes (produtora)
"Introdução à Música do Sangue": Luiz Carlos Lacerda (diretor) Alisson Prodlik (diretor de fotografia), Oswaldo Eduardo Lioi (direção de arte), Bete Mendes e Greta Antoine (atrizes)
"O Último Cine Drive-In": Breno Nina (ator), Carol Barboza (produtora)
Troféu Cidade de Gramado: Daniel Filho (diretor)


Fora de competição, "Que Horas Ela Volta" faz sua estreia nacional

A sessão de abertura do 43º Festival de Cinema de Gramado, que ocorre a partir das 19 horas no Palácio dos Festivais, terá quatro atrações: duas em curta-metragem e outras duas em longa.

Abrindo os trabalhos, o curta "Bá", do diretor Leandro Tadashi, narra a história do personagem infantil Bruno, que se vê obrigado a lidar com uma nova realidade a partir da chegada da "Bá" (de Batchan, avó em japonês), que vem morar em sua casa.

Na sequência - embora fora de competição - "Que Horas Ela Volta" faz sua estreia em território nacional depois de uma aclamada carreira no exterior. O longa de Anna Muylaert, estrelado por Regina Casé, recebeu prêmios nos festivais de Berlim e Sundance e teve grande acolhida do público nos 22 países onde já foi projetado comercialmente.

"Estou muito feliz por fazer a primeira exibição pública do filme no nosso país aqui em Gramado. Tenho um laço afetivo muito grande com o festival, que lançou nacionalmente o meu primeiro trabalho, Durval Discos, em 2002", antecipa a diretora, que chega à cidade na tarde desta sexta-feira.


Produção de Iñárritu abre competição latina

A mostra competitiva de longas metragens estrangeiros inicia nesta sexta-feira com a exibição de "En La Estancia", do diretor mexicano Carlos Armella, após o intervalo das 21h.

O filme chega a Gramado causando curiosidade no público porque traz a assinatura de Alejandro González Iñárritu na produção. Iñárritu venceu as principais categorias do Oscar em 2014 (filme, direção e roteiro) com seu filme "Birdman", além de ser reconhecido por obras primas como "Biutiful" (2010), "Babel" (2006)  e "Amores Perros" (2001).

Antes de "En La Estancia", o público vai conferir o curta-metragem mineiro "Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada" – também em caráter hors concours – cuja sinopse enigmática é: “Ele não estava lá. Tampouco conseguia sair do lugar”.

Os dois longas exibidos na noite de sexta-feira, 07, serão reprisados no sábado, 08, a partir das 10h no Palácio dos Festivais. Também a partir das 10h30 as quatro obras da sessão noturna de sexta serão debatidas por integrantes das equipes de produção e elenco em evento aberto a jornalistas e público em geral, na Sociedade Recreio Gramadense.


Recreio Gramadense sedia encontros de realizadores

A Sociedade Recreio Gramadense sedia, neste final de semana, três encontros de realizadores cujo objetivo é debater o mercado e qualificar a produção nacional audiovisual.

O primeiro, às 9h30 deste sábado, 08, reunirá 12 integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Gramado e membros da empresa pública de turismo e cultura da cidade, a Gramadotur, com o presidente do Conselho Estadual de Cultura,  Neidmar Roger Charão Alves. Eles discutirão políticas de apoio à produção cultural.

Os outros dois são resultado de uma parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e o Frapa - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre: tanto no sábado, como no domingo, o cineasta Pablo Stoll (que compõe o júri de curtas-metragem gaúchos) promove uma consultoria de roteiro para três trabalhos em desenvolvimento selecionados pelo festival. Participam os roteiristas Ismael Caneppele, Mariana Morgon e Alana Rodrigues.


Oficina de interpretação tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para participar da oficina de interpretação que será ministrada pelo diretor de teatro Zé Adão Barbosa, dentro da programação paralela do 43º Festival de Cinema de Gramado. O curso é gratuito e ocorre no dia 9, na sala Topázio do Hotel Serra Azul. O e-mail para solicitar uma vaga é leopeixotoproducaofestival@gramadotur.net.br.

Grande público acompanha mostra de curtas estudantis no Palácio dos Festivais
Pelo segundo ano consecutivo, a véspera da abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado ficou marcada pela exibição de curtas-metragem estudantis. Produzidos por alunos do Educavídeo - projeto da secretaria municipal de Educação que oferece oficinas de técnica audiovisual e criatividade a 50 jovens da rede pública - os filmes levaram grande público ao Palácio dos Festivais, que ficou praticamente lotado.

Nove obras, produzidas entre 2013 e 2015, foram exibidas - todas idealizadas e executadas por alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Este ano uma novidade do projeto é a permanência de alguns estudantes que já passaram para o Ensino Médio, mas puderam continuar frequentando as aulas.

Os temas eram variados. Houve quem optasse por contar histórias fantásticas, caso de "10 Maneiras de Virar um Zumbi" ou "O Tabuleiro", e suspense, como "Quem é o Lobo" e "Revelações de Família". "Um próximo amanhecer" trazia um enredo de crítica social, onde a presidenta do Brasil sofria um sequestro que a obrigava a conhecer de perto a realidade de quem necessita do Estado para sobreviver.

Claro que não faltaram vídeos abordando o universo típico dos adolescentes como em "Canções de uma sonhadora" e "Cindy Pop", uma releitura do conto de Cinderela, nem comédia pastelão como "O Capitão Atrapalhado" - e teve até filme inspirado em Bollywood, a fábrica de cinema indiana, da qual bebeu em estilo "Troféu: a enrascada". Cada um dos nove filmes teve seu cartaz exibido no saguão do teatro e um catálogo foi editado para registrar a mostra. Os alunos subiram ao palco, fizeram breves discursos e receberam réplicas do troféu Kikito feitas de chocolate.

"Gramado é o único Festival que conheço com essa característica", saudou o crítico de cinema e curador do 43º Festival de Cinema de Gramado Rubens Ewald Filho, que nesta sexta-feira terá um encontro privado com os estudantes.


Programação

7 de agosto - tarde/noite
17h – Cerimônia de abertura - Rua Coberta

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Curta brasileiro: BÁ (SP)
Longa brasileiro (fora de competição): Que Horas ela Volta? (SP)

INTERVALO
Curta brasileiro (fora de competição): Como são cruéis os pássaros da alvorada (MG)
Longa latino: En la Estancia (MEX)

8 de agosto
10h – Reprise longas – Palácio dos Festivais
Que Horas ela Volta? (SP); En la Estancia (MEX)

14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais
O Corpo; Entre nós; De que lado me olhas; Rito sumário; Arte da loucura; Kaali; Da vida só espero a morte; Plano; Bruxa de fábrica; Madrepérola

19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Herói (curta-SP); Zanahoria (longa-UY); Muro (curta-SP); Introdução à Música do Sangue (longa-RJ)

HOMENAGEM: Daniel Filho recebe Troféu Cidade de Gramado



O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV e Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.



Festival de Cinema de Gramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado


Assessoria de Imprensa / TV Festival
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 3333 5756 | 9396 0633  www.pautaassessoria.com.br

Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br
Atendimento: Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br
Bárbara Moreira - barbara@pautaassessoria.com.br
Naira Hofmeister - naira@pautaassessoria.com.br
Bianca Carneiro - bianca@pautaassessoria.com.br
América Latina: Daniela Cardarello – dcardare@gmail.com




À NE PAS RATER !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário