O longa-metragem “Ausência”, de Chico Teixeira, será exibido com audiodescrição ao vivo no
43º Festival de Cinema de Gramado, na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros.
A sessão ocorre na noite da terça-feira, 11 de agosto, no Palácio dos Festivais.
“Ausência”, é um drama familiar centrado na figura de Serginho, que precisa lidar com o recém-adquirido papel de homem da casa cuidando de sua mãe e seu irmão mais novo e trabalhando na feira, ao mesmo tempo em que mantém uma amizade com Mudinho e Silvinha e uma relação afetivamente confusa com o Professor Ney.
A audiodescrição amplia o entendimento de pessoas cegas ou com baixa visão e torna mais acessíveis filmes ou peças de teatro, por exemplo, ao proporcionar informações sobre personagens, cenários, figurinos e ações relevantes para a compreensão da obra.
Em “Ausência”, o roteiro e a narração da audiodescrição são obras de Letícia Schwartz, que contou com a consultoria de Marilena Assis e André Campelo. A produção é da OVNI Acessibilidade Universal, com apoio da A2 Sistemas Audiovisuais e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders).
Entradas e transporte gratuito para público-alvo
Para a sessão com audiodescrição de “Ausência”, serão disponibilizados 50 aparelhos de tradução simultânea e um número limitado de ingressos gratuitos destinados exclusivamente a cegos ou pessoas com baixa visão.
Também haverá traslado gratuito para esse público entre Porto Alegre e Gramado no dia da exibição. A partida está marcada para as 16h, em frente à sede da Faders (Rua Duque de Caxias, 418, Centro Histórico), com retorno previsto para as 23h.
As reservas de ingressos e vagas no transporte podem ser solicitadas até a sexta-feira, 07,
pelo e-mail ovniacessibilidade@gmail.com ou pelos fones (51) 3414 4690, (51) 8451 2115 ou
(51) 9208 1176. Ingressos adicionais para a sessão podem ser adquiridos pelo site Ingresso
Rápido ou na bilheteria do teatro, a partir da quarta-feira, 05.
Conflito de agenda retira "Que Horas Ela Volta" da competição
Uma sessão de pré-estreia, marcada para o dia 11 de agosto, em São Paulo, vai impedir o longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, de participar da competição de longas-metragens brasileiros no 43º Festival de Cinema de Gramado. A produção do filme comunicou
sua desistência em função da exibição, que infringe o regulamento do Festival.
A projeção de "Que Horas Ela Volta", entretanto, está confirmada em caráter não competitivo,
para a sessão da sexta-feira, 07, às 19h, no Palácio dos Festivais.
“Lamentamos a ausência do filme em competição, mas temos que respeitar nosso regulamento e não podemos frustrar o público. Entendemos que exibir o filme mesmo fora de concurso foi a melhor alternativa no momento”, avalia o curador Marcos Santuário.
Seguem em competição os longas brasileiros “Ausência”, de Chico Teixeira; “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda; “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles; “O Outro Lado do Paraíso” de André Ristum; “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho; “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart; e “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin.
Longas da Globo Filmes participam da mostra Cinema nos bairros
A mostra itinerante de cinema do 43º Festival de Gramado, que circula por cinco bairros da cidade com exibições públicas e gratuitas, recebe, nesta edição 2015, o apoio da Globo Filmes.
A produtora enviou cinco longas-metragem para projeção nas sessões noturnas do projeto Educavídeo, cujo objetivo é aproximar os gramadenses das práticas do cinema e da produção audiovisual.
As obras da Globo Filmes serão projetadas em escolas municipais sempre às 18h, entre a segunda e a sexta-feira (10 a 14 de agosto). Antes de cada longa, a comunidade vai conferir dois curtas ou curtíssima metragem que levam a assinatura dos alunos do Educavídeo - que frequentam aulas de técnica e criatividade durante todo o ano.
Além da sessão aberta, o Educavídeo promove encontros diariamente com estudantes das escolas municipais em dois horários: às 9h e às 14. Nestas ocasiões, além de dos audiovisuais realizados pelos estudantes, será também exibido um curta-metragem gaúcho.
Agenda Educavídeo/Globo Filmes
Segunda-feira, 10
“O Auto da Compadecida”
Escola Municipal Maximiliano Hahn - Bairro Carniel
Terça-feira, 11
“Amazônia”
Escola Municipal Presidente Vargas - Bairro Avenida Central
Quarta-feira, 12
“Dois Filhos de Francisco”
Escola Municipal Moses Bezzi - Bairro Várzea Grande
Quinta-feira, 13
“O Ano em que meus pais saíram de férias”
Escola Municipal Dr. Carlos Nelz (CAIC) - Bairro Moura
Sexta-feira, 14
“Tainá 2”
Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima - Bairro Vila do Sol
Vinte especialistas compõem júri do Festival
Personalidades com reconhecida trajetória nas áreas da música, cinema, jornalismo e literatura compõem o time de especialistas encarregados da árdua tarefa de julgar os melhores trabalhos do
43º Festival de Cinema de Gramado.
São quatro equipes de jurados – cada uma com cinco componentes – dedicadas a escolher os merecedores do Kikito entre longas brasileiros, longas latino-americanos, curtas brasileiros e curtas gaúchos, que recebem um prêmio especial da Assembleia Legislativa do Estado.
A lista completa dos jurados pode ser acessada no site do evento: http://www.festivaldegramado.net/novo/noticias.php?id=86
Programação – 6 à 9 de agosto
43º Festival de Cinema de Gramado
O 43º Festival de Cinema de Gramado já começa com intensa programação. Na quinta-feira, a população gramadense tem uma pré-estreia especial com a exibição dos filmes do projeto Educavídeo realizado na cidade. Já na sexta-feira, acontece a abertura oficial com concerto na rua Coberta e exibição dos primeiros filmes em competição. No sábado e no domingo as sessões vespertinas trazem os curtas do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, cuja premiação acontece na noite do domingo. Confira a programação completa do primeiro fim de semana:
6 de agosto – quinta-feira
19h – Sessão Projeto Educavídeo – Palácio dos Festivais
Filmes:
- 10 Maneiras de Virar um Zumbi (2013)
- Capitão Atrapalhado (2014)
- Um próximo Amanhecer (2014)
- Cindy Pop (2015)
- Canções de um Sonhadora (2015)
- O Tabuleiro (2015)
- Quem é o Lobo (2015)
- Revelações de Família (2015)
- Troféu: a enrascada (2015)
7 de agosto – sexta-feira
17h – Cerimônia de abertura - Rua Coberta
19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
BÁ (curta-SP); Que Horas ela Volta? (longa-SP); Como são cruéis os pássaros da alvorada (curta-MG); En la Estancia (longa-MEX)
8 de agosto - sábado
10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais
Que Horas ela Volta? (SP); En la Estancia (MEX)
14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais
O Corpo; Entre nós; De que lado me olhas; Rito sumário; Arte da loucura; Kaali; Da vida só espero a morte; Plano; Bruxa de fábrica; Madrepérola
19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Herói (curta-SP); Zanahoria (longa-UY); Muro (curta-SP); Introdução à Música do Sangue (longa-RJ)
HOMENAGEM: Daniel Filho recebe Troféu Cidade de Gramado
9 de agosto - domingo
10h – Reprise de longas em competição – Palácio dos Festivais
Zanahoria (UY); Introdução à Música do Sangue (RJ)
14h – Mostra competitiva curtas gaúchos – Palácio dos Festivais
O sonho, o limiar e a passagem que metamorfoseia; Ne pas projeter; Quanto mais suicidas, menos suicidas; Ferro; Pele de concreto; Atrás da sombra; Consertam-se gaitas; Liga pontos; O movimento do escuro;
Fora de concurso: Por entre as frestas (Homenagem à Luini Nerva)
19h – Mostra competitiva principal – Palácio dos Festivais
Miss &Grubs (curta-SP); O Fim e os Meios (longa-RJ);
PREMIAÇÃO: Troféu Assembleia Legislativa para produções em curta-metragem gaúchas
O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV E Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.
Festival de Cinema de Gramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
Assessoria de Imprensa / TV Festival
Pauta – Conexão e Conteúdo | +55 51 3333 5756 | 9396 0633 www.pautaassessoria.com.br
facebook.com/pautaassessoriaecomunicacao.com.br | Twitter:@pautaassessoria
Equipe
Coordenação Geral: Vera Carneiro – vera@pautaassessoria.com.br
Atendimento: Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br
Bárbara Moreira - barbara@pautaassessoria.com.br
Naira Hofmeister - naira@pautaassessoria.com.br
Bianca Carneiro - bianca@pautaassessoria.com.br
América Latina: Daniela Cardarello – dcardare@gmail.com
À NE PAS MANQUER !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário