Vários nomes serão Homenageados pelo Olodum,
a entrega dos Troféus será neste domingo
Neste domingo, dia 10, várias personalidades receberão do Olodum o Troféu Ujaama 2016. A homenagem faz parte da programação do Festival de Música e Artes Olodum – FEMADUM. A ideia do grupo é reconhecer e homenagear pessoas e instituições empenhados para o fortalecimento do trabalho desenvolvido em prol de ações sociais, políticas e culturais que valorizam a elevação da autoestima da população negra. O Troféu Ujamaa foi concebido no Olodum nos anos 80, através do conceito usado por Julius Nyerere – Primeiro Presidente e ativista social tanzaniano e presidente do Tanganyika e da Tanzânia. Julius promoveu o desenvolvimento social e econômico da Tanzânia, país que se tornou independente do colonialismo Britânico em 1961.
Ujamaa provém do idioma swahili e significa algo como "comunidade". Através da Ujamaa, a Tanzânia conseguiria estabelecer um caminho para o crescimento econômico e social. A Tanzânia foi tema do Olodum em 1984. Os primeiros homenageados foram, Mãe Stella de Oxossi, Abdias Nascimento, Mestre Didi, Pierre Verger, Dadá a mulher de Corisco, Caetano Veloso, Gilberto Gil.
Serão Homenageados com o Troféu Ujaama 2016 :
Zebrinha - Dançarino, coreógrafo, ator, diretor artístico e diretor do Bando de Teatro Olodum
Fabíola Maunsur - Oftalmologista e Deputada Estadual – PSB - BAHIA
Célia Sacramento - Vice Prefeita de Salvador - Advogada - Contadora
Marcos Terena - Presidente do Comitê dos Jogos Indígenas Internacionais
Jorge Portugal - Professor, poeta, compositor, secretário de cultura – Secut - BA
Juvenal Payayá - Cacique da Aldeia Payayá - Ba
Débora Regina - Presidente da Banda Didá.
FEMADUM 2016 – Sou Olodum, quem tu és? - Um dos eventos mais populares da Bahia acontece nos dias 9 e 10 de janeiro. Este ano, as canções vencedoras, que se basearam no tema do Carnaval foram Tambor Varonil (Jucka Maneiro/Sandoval/ Roberto Cruz) e Dores e Glórias (Elll Costa/Graziela Ayres / Uéslei Lopes)
O FEMADUM é o principal evento cultural do Olodum, antes do carnaval. Criado pelo Bloco Afro Olodum nos anos 80, o festival divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura Afro uma fonte de inspiração. O evento tem como apoiadores a Secretaria De Cultura Governo Do Estado Da Bahia e parceria com a empresa aérea Air Europa Líneas Aéreas.
Serviços
FEMADUM
Festival de Música e Artes Olodum
Dias: 09 e 10 de Janeiro 2016 (sábado e domingo)
Onde: Largo do Pelourinho
Horário 13h às 17h
Aberto ao público
À NE PAS RATER !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário