quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

♥ Gramado in Concert escolhe o vencedor do seu primeiro Concurso de Composição Erudita ♥ RS ♥


Dimas Artur - Credito Michel de Vargas


Morador de Santa Maria, pernambucano Dimas Artur da Silva terá sua obra contemplada com premiação em dinheiro e apresentação pela Orquestra Sinfônica do Gramado in Concert



Vem de Santa Maria o vencedor do primeiro Concurso de Composição Erudita do Gramado in Concert. O evento, que estreou na cidade serrana em 2015 e realizou este ano a primeira edição de seu concurso, dará ao trombonista Dimas Artur da Silva premiação em dinheiro e a oportunidade de ver a sua obra apresentada pela Orquestra Sinfônica do Gramado in Concert no dia 20 de fevereiro. Ao todo, foram dezessete obras sinfônicas especialmente compostas para o concurso. Representantes de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram suas obras avaliadas pela comissão composta pelos maestros e compositores Linus Lerner, Alfredo Jacinto de Barros, Fernando Lewis de Mattos, Arthur Barbosa Neto, Richard White e Michael Kiefer.

Nascido em Recife, mas hoje estabelecido em Santa Maria, Dimas estuda música desde os 15 anos de idade. Músico militar da força aérea, veio para o Rio Grande do Sul a trabalho e, em 2010, entrou no curso de música da Universidade Federal de Santa Maria. Na estreia do Gramado in Concert em 2015, Dimas prestigiou várias atrações da programação, e, agora, participa do evento como convidado de honra com "Nhanderuvuçu", a obra vencedora do primeiro Concurso de Composição Erudita. "Sempre quero seguir a linha nacionalista no meu trabalho, falando sobre tudo o que se relaciona a lendas folclóricas e ao sul do Brasil. Nhanderuvuçu é considerado o deus supremo na mitologia tupi-guarani, e o meu poema sinfônico retrata o temor dos indígenas frente ao poder desse deus, assim como as suas várias faces, quanto à ira, benevolência e amor.”, conta o músico.

Para Dimas, é de suma importância a existência de um Festival como o Gramado in Concert, tanto para quem participa como músico quanto para a cidade. Segundo ele, o evento "abre uma oportunidade gigantesca para compositores e estudantes de composição que vivem um mercado de oportunidades muito fechadas e restritas”. Uma prova da necessidade de espaços como esse está na própria lista de inscritos do Concurso de Composição Erudita do Gramado in Concert, que, segundo o coordenador do concurso e codiretor artístico do Festival, Leandro L. Serafim, deixou a coordenação e a comissão avaliadora muito feliz com o nível técnico e artístico das obras recebidas. "Embora apenas uma tenha sido contemplada, diversas outras foram consideradas excelentes obras pelos nossos avaliadores”, conta Serafim.



FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário