sexta-feira, 1 de julho de 2016

♥ Fisesp realiza terceira edição do "Papo de Redação" com os jornalistas Caio Blinder e Guga Chacra ♥ SP ♥

Ricardo Berkiensztat, Avi Gelberg, Guga Chacra, Bruno Laskowsky et Caio Blinder



Com ingressos esgotados vários dias antes de sua realização, a  Federação Israelita do Estado de São Paulo, a  A Hebraica  e o Fundo Comunitário comemoraram o sucesso do evento “Papo de Redação”, que reuniu mais de 700 pessoas no Salão Adolpho Bloch para um bate-papo com os renomados jornalistas Caio Blinder, correspondente da Globonews e da Tribuna Judaica  e Guga Chacra do jornal O Estado de S. Paulo e da Globonews.  

Na pauta do encontro, que contou com a participação do público, foram discutidos temas como: ataques terroristas, eleições americanas e seus reflexos para Israel e para o Oriente Médio, o problema dos refugiados, na Europa, Olimpíadas e a situação político-econômica no Brasil. 

Assim como nas edições anteriores, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, e que também é jornalista, foi o mediador do debate.

“Os ataques terroristas feitos pelos chamados “lobos solitários”, como na Maratona de Boston, em San Bernardino e recentemente em Tel Aviv,  começaram a crescer a partir de 2015,  e são utilizados como efeito propaganda por  grupos terroristas como o Estado  Islâmico”, destacou Guga. “Mas este não é o maior risco às vésperas das Olimpíadas no Brasil.  O zika vírus, a falta de infraestrutura e de saneamento básico tem merecido destaque na imprensa internacional e são a grande preocupação de quem pretende vir ao Brasil. Mas assim como na Copa do Mundo, acredito que quando os jogos começarem, os problemas perderão o foco e o que vai valer serão os resultados das competições”, complementou Caio, em tom de bom humor, lembrando o placar de 7 a 1 entre Alemanha e Brasil.

As eleições americanas também estiveram na pauta do encontro. Os dois jornalistas fizeram uma análise dos candidatos e  concordam que Hillary é a favorita e a que terá melhor relacionamento com Israel. “Hillary conhece bem Israel e os palestinos e deve ter uma postura madura na busca de uma solução negociada de dois Estados. Já Trump, não conhece nada sobre o Oriente Médio e é uma pessoa incerta”, disse  Guga.

A situação política e econômica do Brasil também gerou muita discussão. “Existe uma falta de realismo para aceitar que o Brasil é um país imperfeito. O mais importante no momento, é a restauração da confiança”, afirmou Caio.

Ao final do debate, os dois jornalistas agradeceram o convite para o evento e foram ovacionados pelo público.

“É fundamental debatermos temas como os que foram discutidos hoje, principalmente quando cada vez mais jovens utilizam as redes sociais para se atualizar”, finalizou Berkiensztat.



Caio Blinder et Guga Chacra


George Hochheimer et Jayme Blay

Marcelo Schapo et GH

Sergio Rosemberg, Jayme Blay et Nelson Milner


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário