domingo, 31 de julho de 2016

♥ Viviane Senna e médicos brasileiros iniciam ação para reduzir o número de mortes por eventos cardíacos nas mulheres ♥




Campanha "Mulher Coração", da Sociedade Brasileira 
de Clínica Médica, lançada oficialmente



As doenças cardiovasculares na mulher já ocorrem em número superior ao câncer ginecológico. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

Diante desse preocupante problema, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) lança a campanha permanente “Mulher Coração”, a fim de orientar e alertar as mulheres de todo o Brasil sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, é a madrinha da iniciativa, que tem como mentor o professor Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e professor titular de Clínica Médica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.

“A mulher muitas vezes não sente a dor no peito pode ser o primeiro sinal de alerta de problema cardíaco grave. Por vezes, elas não valorizam as palpitações e a hipertensão arterial lábil, o que acaba por retardar o diagnóstico, fazendo com que o problema cardiovascular passe facilmente despercebido” atesta Antonio Carlos Lopes. “Daí a relevância de esclarecer a sociedade sobre as várias manifestações das doenças cardiovasculares que, nos dias de hoje, acabam acometendo a mulher cada vez mais cedo. O trabalho a ser desenvolvido neste contexto, com a importante participação da Vivianne Senna, certamente cumprirá com os objetivos propostos”.


Fatores de risco

Chegada da menopausa

A menopausa é o período no qual a mulher para de fabricar o estrogênio, hormônio responsável pela manutenção do revestimento dos vasos sanguíneos.


Uso de pílulas anticoncepcionais

Sua ingestão, que em geral acontece desde a adolescência, pode aumentar os riscos de trombose, ou seja, entupimento de veias ou artérias.


Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal pode ajudar na prevenção dos principais sintomas da menopausa, como falta de desejo sexual e alteração de humor. Mas se tornam fatores importantes de risco para a saúde cardíaca.


Doenças pré-existentes

Mulheres com diabetes, hipertensão e alteração nas taxas de colesterol têm maior predisposição para o desenvolvimento das cardiopatias.


Maus hábitos

A má alimentação, a falta de atividade física regular e o uso do cigarro também são condutas que ameaçam a saúde do coração


Falta de sintomas

O infarto está entre os principais problemas cardíacos e, devido à falta de sintomas típicos do organismo feminino, pode causar o dobro de mortes em comparação com os homens.


Como cuidar

Pequenas mudanças na rotina feminina são capazes de evitar oito em cada dez casos de doenças cardíacas.


Alimentação

Busque uma dieta equilibrada e saudável. Prefira alimentos ricos em fibras e gorduras mono e poli-insaturadas que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL). São eles: Soja, feijão, lentilha, grão de bico, tomate, peixes, azeite, alho aveia, banana, castanhas. Evite sempre que possível sanduiches fast-food, frituras, embutidos, alimentos industrializados e carnes gordas.


Peso

Mantenha o peso ideal


Atividade física

Pratique exercícios físicos regularmente


Acompanhamento médico

Faça acompanhamento periódico dos índices de colesterol e da pressão arterial.


Saiba mais nas mídias online
Instagram: @mulhercoracao


FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário