quinta-feira, 28 de julho de 2016

♥ Projeto Arrastão inovando sempre na comemoração de 48 anos‏ ♥



Jovens da periferia criam propostas de startups

Projeto Arrastart - Empreendedorismo e Inovação


Em diversos espaços ouve-se falar sobre a forma em que as startups estão mudando o cenário do empreendedorismo no mundo. Mas o quanto realmente se entende do que se trata uma startup? Jovens da periferia de São Paulo estão se inserindo nesse cenário de inovação por meio de formação nas oficinas gratuitas do Programa ArraStart. Os jovens criam propostas de startups e descobrem os caminhos para novos negócios de impacto social. São oficinas gratuitas que levam empreendedorismo, startups, cultura maker, inovação, impacto social, aplicativos e muitas outras tecnologias para o cotidiano do jovem da periferia. A iniciativa é resultado da parceria do Projeto Arrastão com a Fundação Telefônica Vivo. O programa, voltado para jovens com idade de 14 a 29 anos da Grande São Paulo, é desenvolvido em três fases.

Os jovens formados na Fase 1 desenvolvem as capacidades do Séc. XXI (resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional, autonomia, flexibilidade), estimulando-os assumir atitude protagonista, empoderados e articulados neste novo cenário social e profissional. Nessa fase, ainda, conhecem o que são negócios de impacto social, tecnologias e startups.

Na segunda fase do Arrastart, para aqueles jovens que se sentirem aptos a empreender um negócio, os participantes serão assessorados para desenvolver a proposta de startup. No final do processo, na Fase 3, essas propostas poderão ser inscritas em processo de seleção para incubação, ou seja, as melhores propostas são selecionadas para receber mentoria e recursos financeiros para o desenvolvimento do negócio.

O Projeto Arrastão está com turmas da Fase 1 em andamento na sede do Projeto Arrastão (Campo Limpo) e no Centro de Assistência e Motivação de Pessoas (CAMP) para jovens de 14 a 17 anos. Em agosto novas turmas da Fase 1 serão abertas no SESC Campo Limpo, nos dias nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto (encontros sequenciais), das 18h30 às 21h45. As inscrições estão abertas a jovens de 18 a 29 anos pelo link http://bit.do/sesc16.

Em 2015, passaram pela formação do Programa 1.101 jovens na Fase. Destes, 282 ingressaram na Fase 2, desenvolvendo, em equipes, 32 propostas de startups. As equipes interessadas inscreveram suas propostas no edital de incubação da Fase 3. Este ano, o programa irá formar 2.000 jovens da Fase 1 com o objetivo de gerar novas 50 propostas de startups na segunda fase.


Serviço: 

PROGRAMA ARRASTART

O que: Oficinas de empreendedorismo, tecnologia e inovação social
Quando: 2, 9, 16, 23, 30 de agosto (encontros sequenciais). Terças, das 18h30 às 21h45.
Onde SESC Campo Limpo
Quem: jovens 18 a 29 anos.
Quanto: Gratuito Inscrições http://bit.do/sesc16






Projeto Arrastão


Desenvolvimento para famílias e comunidades

Fundado em 1968, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento social e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Esse trabalho de promoção humana e de desenvolvimento das comunidades é feito em conjunto com estas famílias e dão origem aos programas que oferecemos nas áreas de educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida.

Localizado na periferia de São Paulo, o bairro do Campo Limpo é reconhecido há décadas pelos altos níveis de violência urbana e pela degradação social e ambiental de uma região com cerca de 240 favelas e mais de 700 mil habitantes composta em sua maioria por migrantes e filhos de migrantes de outras regiões do país como nordeste e centro-oeste.


Educação Infantil - Alimentação saudável

Para o desenvolvimento e formação destas pessoas em alto nível de vulnerabilidade social, o Projeto Arrastão trabalha com diferentes estratégias destinadas ao perfil do atendido: Educação Infantil para crianças de 1 a 4 anos, Educação Complementar à Escola para crianças e jovens entre 6 e 18 anos, Empreendedorismo & Geração de Renda para formação profissional de adultos e Desenvolvimento Comunitário que faz o acolhimento, suporte e acompanhamento social, mobiliza a comunidade para ações coletivas e restabelece de forma saudável e autônoma as relações entre alunos, pais, organização e comunidade usando de suas redes de relações para contribuir no combate à violência.

Há mais de 4 décadas na região, o Projeto Arrastão é reconhecido pela comunidade e por entidades governamentais, não governamentais e privadas como um centro de formação e desenvolvimento sociocultural para crianças, adolescentes, jovens e adultos, atuando de forma a acompanhar as necessidades e mudanças sociais e da localidade. Contribuir para que boas práticas se tornem políticas públicas é um dos principais pilares para a organização e por esta razão se mantêm conectada a 21 escolas e organizações sociais compartilhando iniciativas como o Programa de Incentivo à Leitura, Infoteca Sala Futura e Brinquedoteca.


Mobilização Social - Sábado da Saúde

Números de impacto

* Cerca de 40 mil famílias beneficiadas em sua história.
* Mais de 700 casas que receberam melhorias habitacionais.
* Polo Regional de combate à violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes.


Números 2015

* 9.572 atendidos nos programas educacionais e sociais
* 1.426 atendidos internamente
* 8.146 nas comunidades do entorno e organizações parceiras
* Mais de 430 mil refeições servidas ao ano
* 12 organizações beneficiadas pelos programas sociais e educacionais


Vera Masagão - Presidente do Projeto Arrastão


Resumo

Fundado em 1968, o Projeto Arrastão é uma organização sem fins lucrativos que faz o acolhimento social e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condição de pobreza. Com cerca de 1.300 pessoas atendidas diariamente, esse trabalho de promoção humana e de desenvolvimento das comunidades é feito em conjunto com estas famílias e dão origem aos programas que oferecemos nas áreas de educação, cultura, geração de renda, habitação e qualidade de vida.


Serviço

Projeto Arrastão

Rua Doutor Joviano Pacheco de Aguirre, 255
 Campo Limpo - São Paulo
SP - CEP 05788-290
Telefone: 11 5843-3366 
Facebook: \ProjetoArrastao
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h às 19h 
e sábados das 8h às 12h.


Vera Masagão - Presidente do Projeto Arrastão e alunos



SOLIDARIEDADE É TUDO !!!
BRAVOOOOOOOOOO pelo Belíssimo trabalho !!!




FÉLICITATIONS & SUCCÈS !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário